12 de julho - 2021

Educação infantil: Saiba o que abrange esta área de ensino!

A educação infantil é uma etapa super importante, afinal, é nela que os alunos aprendem as bases para o processo de ensino-aprendizagem. Como a educação infantil abrange a fase em que a criança tem de zero a cinco anos de idade, esta etapa educacional acontece de forma integrada com os pais. Dessa forma, a parceria entre família e escola é fundamental para que a educação infantil aconteça da melhor forma.

Além disso, por se tratar de uma fase onde a criança ainda está se desenvolvendo fisicamente, a educação infantil busca promover o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos, não apenas educacionais, como por exemplo, aspectos:

  • Físicos
  • Motores
  • Cognitivos
  • Sociais
  • Emocionais
  • Comunicacionais

Tudo isso acontece de uma forma bastante diferente do que acontece nas etapas seguintes da educação. Na educação infantil a criança não é submetida a testes e provas. A avaliação do desenvolvimento acontece por meio da observação, diálogo e registros em fichas individuais que contam a trajetória de cada criança. Isso é essencial para que a educação infantil se mantenha lúdica e inovadora.

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Veja o que diz a LDB a respeito da educação infantil no Brasil!

BNCC: Quais são os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da educação infantil?

A Base Nacional Comum Curricular prevê os direitos de aprendizagem da educação brasileira de forma unificada. Ou seja, este documento busca pautar os fundamentos pedagógicos específicos fundamentais para uma educação de qualidade. No que diz respeito à educação infantil, a BNCC tem como determinação 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento. 

Esses direitos de aprendizagem são focados no desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas e autonomia para lidar com as demandas sociais. São eles:

  1. Conviver
  2. Brincar
  3. Participar
  4. Explorar
  5. Expressar
  6. Conhecer-se

A aplicação desses direitos deve acontecer de forma lúdica, estimulando o aprendizado por meio de brincadeiras e atividades.

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Como a educação infantil funciona na prática?

A educação infantil funciona como uma base. A partir dela, a criança consegue ter um maior desenvolvimento nas demais áreas. Por isso, ela se divide em 5 grupos, que são de acordo com a faixa etária dos alunos e, de acordo com os níveis de desenvolvimento. 

Separamos as características desses grupos para que você entenda de forma clara, como o professor desenvolve o processo de ensino-aprendizagem para cada um deles.

Grupo 1 – Educação infantil de 1 a 2 anos

Este grupo é um dos mais desafiadores para a educação infantil, afinal, nele os professores lidam com bebês em fase de desenvolvimento que demandam muito a presença dos pais. Mas apesar disso, quando a criança é inserida no ambiente escolar desde muito cedo, ela tem a chance de desenvolver melhor sua linguagem e sua relação socioafetiva. Isso acontece por meio da exploração do ambiente e da imitação. Ou seja, a criança passa a reconhecer e repetir ações dos adultos que a cercam. 

Por isso, nesta fase a educação infantil se encarrega de trabalhar na criança:

  • Foco;
  • Atenção;
  • Equilíbrio;
  • Criatividade; 
  • Imaginação;
  • Comunicação.

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Grupo 2 – Crianças com 2 anos de idade

Nesta idade, a criança precisa de foco no desenvolvimento das habilidades relacionais, físicas e motoras. Ou seja, as atividades escolares devem buscar, de forma lúdica, auxiliar a criança a se familiarizar com os movimentos do seu próprio corpo, desenvolver destreza, identificar sentimentos e reconhecer os 5 sentidos. 

Além disso, esta é uma fase onde a criança começa a se reconhecer como indivíduo, se conhecer e entender sua identidade diante do ambiente em que está inserida.

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Grupo 3 – A educação infantil anterior à pré-escola

A partir dos 3 anos de idade, a criança começa a desenvolver melhor a fala e, consequentemente, o processo de letramento já está mais avançado. Neste momento, os adultos já conseguem perceber melhor os resultados dos estímulos das etapas anteriores. Por isso, já é possível avançar no processo de letramento, proporcionando estímulos de natureza oral e escrita.

Assim, nesta fase a criança aprende a:

  • Se comunicar de diversas maneiras;
  • Reconhecer letras e números;
  • Fazer a contagem dos números iniciais;
  • Ter noção de grandezas e dimensões;
  • Manusear objetos que demandam maior coordenação motora.

Grupo 4 – Educação infantil na pré-escola 

Na pré-escola a criança já tem um processo de letramento mais avançado que permite o início da alfabetização, ou seja, a decodificação do código linguístico. Nesta fase os alunos passam a entender que podem se expressar por meio da escrita e, entender a importância disso. Por isso, os educadores desenvolvem nos alunos:

  • Vocabulário e repertório linguístico;
  • Capacidade de diferenciar letras de números;
  • Reconhecimento das famílias das letras;
  • Conhecimento das sílabas e sons das palavras.

Grupo 5 – Fechamento do primeiro ciclo educacional

Nesta etapa, o aluno conclui o primeiro ciclo da educação básica. Assim, ele já está apto a iniciar o ensino fundamental. Esta é uma fase muito importante, pois é nela que o aluno ganha mais autonomia e, se torna mais responsável pelo seu processo de aprendizagem. Por isso, é essencial que sejam estimulados o raciocínio lógico, pensamento crítico e habilidades socioemocionais.

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Comentários

  1. Muito rico estas práticas na educação infantil, pois acredito que seja a etapa da vida de uma crianca mais importante.

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