21 de abril - 2021

Educação infantil: 5 dicas para melhorar o desempenho como professor

O papel do professor na sociedade é de extrema importância. Quando se trata do professor de educação infantil, esta relevância social se torna ainda mais evidente. É pela mediação deste profissional que crianças e jovens se tornam mais preparados para as demandas sociais. O professor de educação infantil é, não só um formador de conhecimento, mas também, um formador social. 

Na educação infantil a criança aprende sobre empatia, direitos, deveres, colaboração, emoções etc. Além disso, nesta fase o professor também se dedica ao desenvolvimento psicomotor da criança, ou seja, oferece a base para uma formação completa como indivíduo.

O professor de educação infantil tem um papel fundamental e muito especial na vida de cada pessoa e, as experiências e ensinamentos desta fase educacional se estendem por toda a vida. Por isso, é importante que o professor se empenhe para que esta experiência marque de forma positiva a vida de seus alunos.

O professor de educação infantil pode proporcionar uma boa experiência educacional:

  • Oferecendo um ambiente de aprendizagem acolhedor
  • Dando espaço para trocas de experiências
  • Sendo gentil e se importando com a realidade de cada aluno
  • Criando suporte e ligação para além da sala de aula

É importante lembrar que na educação infantil, a criança está desenvolvendo seus primeiros passos rumo à cidadania e, com isso, se descobrindo e formando sua própria identidade. O professor, assim como os familiares próximos, acaba se tornando um dos maiores exemplos da criança nesta fase.

Formação continuada e os benefícios no desempenho do professor de educação infantil

Os estudos, técnicas e metodologias sobre educação infantil estão em constante evolução, afinal, é necessário que a educação esteja adequada ao mundo em que vivemos. Seja a respeito da formatação em que o conhecimento será transmitido, ou até mesmo, a respeito das teorias educacionais que estão em tendência. O professor de educação infantil deve estar preparado para lidar com as demandas dos alunos, da melhor forma possível.

A formação auxilia na atuação do professor de diversas maneiras. Um bom professor busca conhecer cada vez mais, não só assuntos relacionados à educação, mas também:

  • Gestão de pessoas
  • Educação socioemocional
  • Comunicação
  • Tecnologias da educação

Por isso, é necessário que o professor saia da caixinha e pense além da sala de aula. Estudar sobre como se comunicar melhor, como desenvolver pessoas, como ajudar os alunos a expressar sentimentos e ideias, ajuda a tornar a aula mais eficiente como um todo.

Características como, empatia, entrega, entusiasmo, flexibilidade e humildade para aprender enquanto ensina, são fundamentais para que o professor melhore o desempenho na educação infantil. Os benefícios gerados vão afetar toda a comunidade escolar e, até mesmo, se estender até as casas dos alunos.

E aí, quer marcar a vida dos seus alunos positivamente? Separamos 5 dicas para que seu desempenho como professor de educação melhore! Venha conferir.

1- Se grave dando aula

Treinar a comunicação oral e gestual das aulas é uma dica muito importante para que sua aula se torne cada vez mais interessante para os alunos. Na maioria das vezes, os professores de educação infantil preparam suas aulas pensando nas atividades e no que os alunos irão desenvolver. Mas é importante que você saiba como sua comunicação está sendo passada. 

Por isso, faça pequenas gravações antes das aulas para identificar pontos de melhoria, manias e vícios de linguagem que podem interferir no processo de aprendizagem dos alunos etc. Isso fará com que você fique cada vez mais desenvolto nas aulas, gerando confiança e autoestima.

2- Escute os alunos

Sua aula pode ser cada vez mais incrível, se você escutar o que os alunos têm a dizer. Isso porque a aula deve corresponder às necessidades deles, não às nossas. É muito comum que os adultos vejam a falta de interesse e dedicação das crianças como algo negativo. Mas na realidade, se pararmos para ouví-las nesses e em outros momentos, podemos tirar grandes lições e redirecionar nossa forma de ensinar para que o processo de ensino-aprendizagem seja potencializado.   

3- Ensine de maneiras diferentes na educação infantil

Quando o professor busca formas diferentes de ensinar, os alunos tendem a absorver muito mais o conhecimento. Isso serve para conteúdos diferentes, mas também serve para um mesmo conteúdo, passado de diversas maneiras para os alunos. 

Ensinar de maneiras diferentes promove um entendimento maior do que está sendo passado e, além disso, os alunos criam uma memória afetiva com o conteúdo. Por isso, aposte em vídeos, experiências sensoriais com podcasts, dinâmicas e brincadeiras práticas.

4- Descanse, se você está bem, sua aula irá bem

De todas essas dicas, a mais difícil de cumprir é descansar. Os períodos ociosos são fundamentais para que o ser humano retome as atividades com maior desempenho. Com o professor, isso não é diferente. Não dá para ficar horas preparando aulas, estudando e criando sem recompensar corpo e mente com um momento de descanso de qualidade. 

A falta de cuidado com a saúde do sono pode afetar sua aula de maneiras muito significativas, podendo comprometer o desempenho dos alunos. Por isso, a dica é buscar momentos, dentro da sua rotina, que sejam exclusivamente dedicados a não fazer nada. 

Leia também: Educação Infantil: 5 Dicas para promover o bem-estar do professor

5- Aprenda com os alunos

No processo de ensino, é essencial que se aprenda. Um bom professor deve valorizar a troca de experiências com os alunos, afinal, eles são indivíduos com suas particularidades, vivências e visões de mundo. Por isso, se divirta e aprenda no processo, para assim, criar uma relação de parceria e confiança com seus alunos.

Gostou deste conteúdo? Comente aqui se ele te ajudou de alguma forma!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.