24 de março - 2021

5 Atividades para educação infantil que podem ser feitas em casa e na escola!

O modelo híbrido de ensino se tornou prioridade em 2020 e segue em 2021. Na educação infantil, esta é uma novidade que gerou muitos desafios aos professores, que precisaram adaptar as atividades para educação infantil a esta nova realidade. Mas não é de agora que as atividades para casa ajudam muito no desenvolvimento infantil. 

Elas demandam um esforço a mais dos professores, mas quando são de qualidade, trazem um ótimo retorno para o processo de aprendizagem na escola. De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica, crianças que fazem atividades escolares em casa têm um desempenho escolar maior. Ou seja, esse é um dos principais fatores que influenciam no rendimento do aluno.

Além disso, neste novo cenário, é importante que as atividades possam ser adaptadas, afinal, os alunos estão começando a permear estes dois ambientes de forma híbrida. Assim, as atividades para educação infantil que podem ser desenvolvidas em casa ou na escola, são uma ótima opção.

Saiba como o ensino remoto influencia no desenvolvimento infantil!

Pensar em atividades para o modelo híbrido de ensino:

  • Ajuda o professor a desenvolver novas técnicas de ensino;
  • Otimiza o tempo do profissional da educação;
  • Promove engajamento familiar no processo educacional;
  • Incentiva as crianças a aprenderem mais;
  • Traz inovação e quebram a monotonia do plano de aula;
  • Gera o hábito de estudar diariamente.

Para isso, as atividades precisam ser dinâmicas, criativas, desafiadoras e envolventes. As atividades para educação infantil precisam promover a reflexão do que foi aprendido anteriormente na escola. Não adianta fazer apenas repetições do que foi visto na aula presencial. A criança precisa entender e reconhecer que aquela atividade traz algo novo para seu processo de aprendizagem.

A importância de envolver as famílias nas atividades para educação infantil

Neste momento, o engajamento familiar é essencial para o desenvolvimento da criança no ensino semi presencial. O modelo de ensino híbrido só funciona com eficiência desta forma. Por isso, as escolas precisam de atividades que podem ser adaptadas ao ambiente familiar. Assim, os pais poderão participar mais e as crianças potencializam o aprendizado em casa.

Saiba o que é literacia familiar e como promovê-la!

O engajamento familiar nas atividades para educação infantil promovem inúmeros benefícios aos alunos. Os pais são as primeiras referências da criança e, elas adoram quando conseguem a atenção deles nas atividades escolares. Tudo isso gera na criança sentimentos de:

  • Autoestima;
  • Protagonismo;
  • Acolhimento;
  • Incentivo;
  • Reconhecimento.

Mas para que os pais não se sintam sobrecarregados com as atividades, vale promover uma troca de ideias entre pais e professores a respeito do desenvolvimento das atividades. Por isso, é importante entender o que eles pensam sobre isso e também de que forma eles são capazes de ajudar.

Isso é essencial, pois muitas vezes os pais não se sentem aptos a ajudar a criança em determinadas atividades e, dependendo do caso, a escola pode criar capacitação especial para os pais. Assim, as atividades do modelo híbrido de ensino terão resultados ainda mais positivos e proveitosos.

1- Cinema em casa

Assistir filmes e documentários recomendados pelo professor pode ser uma ótima atividade para ser realizada em casa ou na escola. Oss alunos podem potencializar isso ainda mais, ao elaborar resenhas curtas sobre os temas retratados. Geralmente são temas relacionados ao conteúdo de aula e ajudam muito a fixar o que foi aprendido.

2- Explorar rótulos de embalagens

As embalagens de produtos que usamos no dia a dia podem ser um campo riquíssimo de possibilidades para a criança explorar. Este é um hábito muito importante a ser incentivado, pois a maioria das pessoas não leem direito sobre os produtos que consomem e acabam ficando sem informações básicas como modo de usar, componentes da formulação, melhor forma de conservar etc. 

Além disso, as crianças poderão ter um contato maior com palavras e expressões que não fazem parte do meio em que vivem. Essa é uma boa oportunidade para elas pesquisarem e terem acesso a informações novas e interessantes.

3- Leitura incompleta

As atividades com desafios são as preferidas das crianças, pois elas são muito competitivas e obstinadas quando são motivadas a superar alguma dificuldade. Uma boa forma de atrelar a leitura com o desafio é promover a experiência de completar as palavras.

Os pais e professores podem criar uma atividade de reconhecimento das palavras ao decorrer do texto, colocando espaços incompletos nas palavras para que as crianças possam completar. Assim, além de trabalhar o reconhecimento das letras, as crianças aumentam o repertório de palavras e testam seus conhecimentos sobre a gramática de cada uma delas.

4- Jogos de sequenciamento

Usar jogos que contam com sequenciamento, sejam eles de números, de tarefas, de palavras etc, é muito eficaz para desenvolver a concentração. Por isso, proponha às crianças jogos que possam cumprir determinada ordem, como:

  • Soletrar palavras ou frases;
  • Enumerar palavras relacionadas umas às outras;
  • Separar números ímpares de números pares.

5- Projeto de letramento SuperAutor

Os projetos pedagógicos são ótimas ferramentas para o desenvolvimento infantil, principalmente os projetos que envolvem o incentivo ao letramento. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor,  por exemplo, é ótimo para quem quer incentivar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso Blog para ter mais materiais como este!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.