10 de março - 2021

Estimule a imaginação com atividades de artes para educação infantil

As atividades de artes para educação infantil são muito importantes para o desenvolvimento da criança na primeira infância. Principalmente na pré-escola, estas atividades são muito comuns por apresentarem ludicidade e espontaneidade. A criança aprende brincando e cria uma relação muito especial com o aprendizado. 

Além disso, as atividades de artes para educação infantil são ótimas para aumentar a imaginação dos alunos. Por meio da curiosidade, as crianças podem descobrir e imaginar diversas novas coisas enquanto elaboram as atividades em sala de aula. É importante que as atividades escolares possibilitem a expressão de linguagens, ideias e pensamentos por meio da arte, para que a criança entenda que seus sentimentos importam. 

Estimular a imaginação por meio de atividades de artes para educação infantil não é uma tarefa tão difícil. Em pequenas atitudes podemos proporcionar isso às crianças:

  • Contando histórias e incluindo a criança na criação de enredos;
  • Oferecendo materiais para que elas criem peças artísticas livres;
  • Criando ambientes livres para debates de ideias e pensamentos;
  • Usando simbologias para as coisas que fazem parte do mundo da criança.

Um ponto importante a ser ressaltado é que para que a criança tenha momentos de estímulo à imaginação, é necessário que ela tenha momentos ociosos também. Não adianta estimular a todo momento, é preciso oferecer tempo para que a criança absorva todos os estímulos e possa imaginar ainda mais. 

Como funciona a formação da imaginação?

Os mesmos neurônios ativados para lembrarmos do passado são os que formam imagens do futuro. Ou seja, é necessário que se tenha repertório para a imaginação. A criança vai imaginar a partir dos estímulos que elas recebem, por isso, é importante que ela receba estímulos adequados para que a imaginação flua de uma forma saudável. 

Quanto mais a criança recebe estímulos para a imaginação, mais detalhadamente ela consegue imaginar. O hipocampo, uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano, é o responsável por armazenar cenas do passado e promover a imaginação do futuro. 

Esta parte do nosso cérebro é bastante sensível e é uma das primeiras a mostrar sinais de esgotamento em doenças neurológicas. Por isso, estimular isso desde a infância é muito importante.

Atividades de artes para educação infantil: Saiba como potencializar a imaginação!

As atividades de artes para educação infantil devem ser focadas no ato de brincar. É assim que a criança terá mais liberdade para estimular a imaginação. Brincar é tão importante na construção da imaginação infantil, que se foi instaurado o Dia Internacional do Brincar. 

Ele é comemorado todo 28 de maio e surgiu em 1999, criado pela associação internacional de brinquedotecas, Internacional Toy Library. Por isso, separamos 3 formas de trazer a brincadeira para as atividades de artes para educação infantil e estimular ainda mais a imaginação dos seus alunos em sala de aula!

1- Massa de modelar

As massas de modelar são ótimas não só para o estímulo à imaginação, mas também para a coordenação motora fina e grossa da criança. Com esta atividade, os alunos poderão criar formas diferentes e usar a criatividade para imaginar histórias com suas peças criadas também. 

Ou seja, além de ser uma atividade manual, as peças ainda podem se transformar em brinquedos para a criança. Para deixar essa atividade ainda mais divertida, você pode criar a massinha do zero, misturando os ingredientes naturais e adicionando corantes de diversas cores, sem oferecer apenas materiais prontos para a criança. 

2- Roda de dança livre

A dança é essencial para o estímulo à liberdade e criatividade da criança. Quando a dança é livre, se torna uma das atividades de arte para educação infantil mais poderosas para formação da imaginação. A criança que dança trabalha: 

  • Musculatura;
  • Coordenação motora;
  • Flexibilidade;
  • Postura;
  • Consciência corporal;
  • Criatividade.

3- Criação de histórias

Toda criança adora ouvir histórias e imaginar os cenários e situações a partir do que estão ouvindo. Por isso, é importante que os pais promovam a literacia familiar em casa desde os primeiros meses de vida da criança. 

Atitudes como estas contribuem para um interesse maior pela leitura e escrita já na fase escolar, promovendo um aumento da imaginação infantil. Antes mesmo da fase de letramento, a criança pode ser incentivada a criar suas próprias histórias e viajar com a imaginação.

Projeto SuperAutor

Uma ótima forma de incentivar a imaginação dos alunos é encaixando o projeto de letramento no seu plano de aula. Existem projetos que incentivam o interesse pela leitura e ajudam os alunos a ter experiências próprias de uma só vez. Um deles é o projeto SuperAutor, um projeto de letramento que transforma os alunos em autores de suas histórias. Neste projeto, cada aluno escreve e ilustra seu próprio livro autoral. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Além disso, este projeto promove total interação entre pais, alunos e escola, afinal, todos participam do processo de criação dos livros. 

O resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

Compartilhe este conteúdo com sua equipe escolar e aproveite!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.