31 de março - 2021

Plano de aula educação infantil: Saiba como aplicar o projeto SuperAutor!

Um bom plano de aula educação infantil demanda um certo esforço e dedicação por parte dos professores. Ele deve conter não apenas os conteúdos pragmáticos, mas também precisa contar com momentos de pausas e relaxamento, envolvimento dos pais, atividades extraclasse e, principalmente, muita inovação. Quando falamos de educação infantil, inovar é primordial. 

Os alunos são muito pequenos para passar horas e horas dos seus dias vidrados num só formato de conteúdo. É necessário investir em atividades, projetos, brincadeiras, jogos, experiências empíricas e tudo o que proporciona curiosidade para a criança. Quando o professor se atenta a isso, a aula se torna mais dinâmica e interessante, o que, consequentemente, contribui muito para a melhora do processo de ensino-aprendizagem.

Um bom plano de aula educação infantil pode gerar:

  • Interesse e engajamento;
  • Envolvimento familiar;
  • Autoestima e autonomia;
  • Curiosidade e criatividade.

O rendimento escolar depende diretamente de um plano de aula educação infantil com propostas inovadoras. Uma boa forma de fazer isso acontecer é incorporando projetos pedagógicos como o SuperAutor no seu plano de aula. Este projeto é focado no desenvolvimento do letramento dos alunos, mas pode ser realizado com diversas idades. 

Como funciona o Projeto Pedagógico adaptável ao plano de aula educação infantil? 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

O resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

O projeto SuperAutor movimentou o plano de aula da Luana Mayara Diniz,  Pedagoga e Neuropsicopedagoga, professora e proprietária do Centro de Apoio Pedagógico (CAPEDUCAÇÃO). Ela conseguiu trabalhar o projeto de diversas formas, adaptando para cada realidade dos seus alunos. 

“Até eu me encantei tanto com o projeto que realizei também um sonho e me realizei escrevendo o meu livro que se chama Educação: Aprender brincando com afeto. Sou muito feliz com a profissão que escolhi e poder contribuir na vida de muitos alunos. O projeto da Super Autor só engrandeceu o nosso Centro de Apoio, somos gratos por tudo.”_ Afirmou Luana.

Em momentos de pandemia, realizar o projeto demandou uma maior organização, afinal, o acompanhamento do professor foi semi presencial. Por isso, Luana seguiu alguns passos essenciais para o sucesso do seu plano de aula educação infantil.

Plano de aula educação infantil para o modelo híbrido de ensino. Saiba como fazer o seu!

As dicas da professora Luana são:

  • Monte uma agenda para atender os alunos individualmente;
  • Seja o mais pessoal possível no acompanhamento por vídeo aula;
  • Conte com a ajuda dos pais e familiares para realizar o projeto no ensino à distância;
  • Tenha calma e dedicação, entendendo que cada aluno tem seu próprio ritmo;
  • Aposte em atrações variadas para tornar o evento de autógrafos, ainda que remoto, inesquecível.

Separamos 3 dicas extras para que você possa inovar ainda mais no seu plano de aula educação infantil usando o projeto SuperAutor!

1- Aposte em autobiografias dos alunos

Alguns alunos não têm idade ainda para escrever suas próprias histórias, por conta do nível de alfabetização ou até mesmo, por conta de alguma necessidade especial. Por isso, nesses casos vale apostar em livros que contam a história do aluno como protagonista. Foi assim que a professora Luana fez o projeto acontecer para o seu aluno cadeirante chamado Ravi. 

“O Ravi não fala, para envolvê-lo no projeto decidimos, em parceria com a família, falar sobre a suas superações desde o seu nascimento até os dias atuais. Utilizamos fotos e os relatos da mãe. Quando ele pegou o seu livro, ficou radiante com o seu livro, só felicidade!”_ Luana.

2- Não se limite à realização apenas com crianças

Para escolas que contam com turmas de Ensino Fundamental para pessoas que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar, o projeto SuperAutor também pode ajudar a inovar. Ainda que estejamos falando de pessoas adultas, o plano de aula educação infantil é usado nesses casos, afinal, a alfabetização acontece do zero. No CAPE foi assim, alunos com mais de 70 anos puderam colocar em prática seus processos de letramento no projeto SuperAutor. 

“Dona Leodina possui um caderno recheado de histórias. Adaptamos a história de vida dela, já escrita por ela em seu caderno. Utilizamos seus próprios escritos como os desenhos do livro. Ficou sensacional! Na noite de autógrafos, ela deu seu depoimento e emocionou a todos os presentes naquela noite.”_ Luana.

3- Explore os interesses de cada criança

“O meu aluno Victor Emanuel é autista grau leve. Trabalhar com ele foi super fácil e divertido, ele já possui muita criatividade e aptidão para o desenho. Como ele ama animais, quer ser guarda florestal. Ele contou uma história super divertida envolvendo o contexto da floresta, índios, escola e a sua família que tanto ama”_Luana.

Assim como a professora Luana, o professor deve ficar atento aos interesses dos alunos, para, enfim, usá-los a favor do processo educacional. Descubra o que mais envolve seus alunos e ajude-os a escolher os temas dos livros. Assim, eles escreverão com muito mais entusiasmo e aptidão!

E aí, gostou desse artigo? Leve o projeto SuperAutor para sua escola também!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.