23 de junho - 2021

Muito além de uma atividade: Entenda o propósito do Projeto SuperAutor!

O SuperAutor é um projeto pedagógico pronto que ajuda escolas de todo o Brasil a incentivar a leitura e a escrita dos alunos. Com uma metodologia voltada para o desenvolvimento de habilidades da criança de forma autônoma, o Projeto entrega muito mais do que apenas uma atividade escolar.  

Nossa missão é transformar a vida de milhões de crianças por meio da valorização da leitura, da criatividade e da experiência de escrever e lançar o próprio livro. O SuperAutor é um passaporte para o mundo dos livros, do conhecimento e do futuro da criança!

O projeto pode ser realizado na escola, mas também pode ser feito em casa pelos pais dos alunos. Se o seu filho já participa do SuperAutor na escola dele, este é o momento de entender a importância de apoiar este projeto. Mas caso seu filho não esteja participando por meio da escola, você pode realizar em casa, de forma independente. 

Saiba mais sobre o SuperAutor em casa e incentive o protagonismo do seu filho!

Projeto SuperAutor: Benefícios que vão muito além de um projeto escolar

Como já falamos, o projeto SuperAutor busca desenvolver habilidades infantis e promover autonomia para a criança. Diferente de muitas atividades escolares, com o projeto SuperAutor a criança pode produzir algo 100% autoral. Dessa forma, a experiência vivida no projeto fica marcada na memória de forma muito positiva e, assim, o processo de letramento ganha maior eficácia.

Veja abaixo 4 benefícios que fazem parte do propósito do SuperAutor!

1- Incentivar a leitura

O incentivo à leitura é essencial para a educação infantil e para a boa formação de um indivíduo. Por isso, promover atividades, projetos de incentivo à leitura e maneiras de envolver a criança nesse universo é tão importante. 

Além de promover o desenvolvimento linguístico e o interesse pela leitura e pela escrita, o projeto incentiva os alunos a lerem e escreverem cada vez melhor. Quando os pais apoiam projetos de incentivo à leitura, promovem também: 

  • Habilidades de interpretação de texto;
  • Enriquecimento do vocabulário;
  • Pensamento crítico e capacidade de argumentação;
  • Ampliação das visões de mundo.

Leia também: Projeto SuperAutor: Saiba como estimular o desenvolvimento infantil!

2-  Promover protagonismo infantil

Durante o desenvolvimento da aprendizagem, a criança deve ser protagonista para que ela não seja apenas participante, mas sim, ator principal do seu processo educacional. É claro que pais e professores continuam como um ponto principal de mediação entre os conhecimentos e o aluno. Mas quando o protagonismo infantil é incentivado, a criança tem mais oportunidades para desenvolver conhecimentos empíricos e trabalhar sua curiosidade.

O Projeto SuperAutor promove o protagonismo infantil:

  • Desenvolvendo o autoconhecimento da criança;
  • Permitindo a realização das atividades de forma autônoma;
  • Colocando a criança no centro de seu aprendizado;
  • Transformando as crianças em autores de suas histórias.

BNCC: 10 tópicos que podem ser aplicados com o Projeto SuperAutor

3- Estimular a criatividade e imaginação

Estimular a criatividade é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por isso, o projeto SuperAutor é um ótimo aliado dos pais. Nele a criança cria sua própria história e pode dar asas à imaginação. Ou seja, além de incentivar a criatividade da criança, ainda promove o lado artístico.

4- Desenvolver habilidades manuais com o Projeto SuperAutor

O projeto pode ser usado também para promover o desenvolvimento físico e psicomotor da criança. Isso porque são elas que ilustram e colorem suas histórias e, essas atividades manuais promovem muitos benefícios à criança. Isso porque a arte de desenhar e pintar estimula a coordenação motora fina e grossa, além de propor um desafio à expressão por meio visual, além da palavra escrita.

Quer dicas incríveis para melhorar a gestão da sua escola? Baixe o Guia Prático do Coordenador Pedagógico!

Viu como o projeto SuperAutor é relevante para a educação infantil? Comente aqui o que você achou!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.