15 de março - 2021

Projeto SuperAutor: Saiba como estimular o desenvolvimento infantil!

As fases do desenvolvimento infantil são muito importantes e essenciais para uma vida saudável. Tudo o que a criança aprende até os 5 anos têm efeitos duradouros.

Por isso, os adultos devem buscar compreender e estimular cada vez mais o desenvolvimento na primeira infância. 

Mas além disso, é importante que os pais e professores estejam atentos para proporcionar as experiências adequadas à idade da criança, sem gerar sobrecarga e ansiedade e acabar atrapalhando o desenvolvimento infantil. Ter um bom tempo de qualidade com a criança é essencial para que isso aconteça. 

Seja você pai ou educador, o importante é observar a criança e buscar entendê-la. Isso te ajudará a compreender em qual etapa a criança se encontra no processo de desenvolvimento e quais são suas possíveis dificuldades. Dessa forma você poderá ajudá-la da melhor maneira possível.

Outro ponto a ser ressaltado é que aprender um pouco mais sobre as etapas e fases do desenvolvimento infantil ajuda pais e professores a promoverem momentos agregadores à criança. Assim, a criança receberá os estímulos certos para desenvolverem suas habilidades.

Durante as fases do desenvolvimento infantil, é importante:

  • Evitar comparações entre as crianças
  • Não criar culpas desnecessárias
  • Apoiar a criança e oferecer um ambiente acolhedor
  • Estimular a criança sem pressa, respeitando seu tempo

Quais são as fases do desenvolvimento infantil?

O papel do educador é tornar o processo educacional cada vez mais autônomo para a criança se desenvolver. Dessa forma, as etapas do desenvolvimento precisam ser levadas em consideração quando o professor está preparando atividades específicas para as crianças. 

O desenvolvimento infantil é formado por 4 etapas principais:

  • Desenvolvimento físico
  • Cognitivo
  • Linguístico
  • Socioafetivo

Cada uma dessas fases tem suas particularidades. Elas acontecem em idades diferentes e momentos educacionais diferentes. Por isso, é importante que sua escola tenha um plano que envolva a criança desde a pré escola, até o início da adolescência.

Projeto SuperAutor: Conheça 3 formas de promover o desenvolvimento infantil!

O projeto SuperAutor é um projeto de letramento que transforma os alunos em autores de suas histórias. Neste projeto, cada aluno escreve e ilustra seu próprio livro autoral. Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura

Além disso, este projeto promove total interação entre pais, alunos e escola, afinal, todos participam do processo de criação dos livros. O resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

Separamos 4 pontos importantes do desenvolvimento infantil que podem ser estimulados com o projeto SuperAutor!

1- Estimulando a criatividade e imaginação

Estimular a criatividade é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por isso, o projeto SuperAutor é um ótimo aliado da escola. Nele a criança cria sua própria história e pode dar asas à imaginação. Ou seja, além de incentivar a criatividade da criança, ainda promove o lado  artístico.

2- Promovendo o letramento e o interesse pela leitura

Além de promover o desenvolvimento linguístico e o interesse pela leitura e pela escrita, o projeto incentiva os alunos a lerem e escreverem cada vez melhor. Se for aplicado por anos consecutivos na escola, o projeto ajuda o aluno a entender pontos fracos e fortes de sua escrita e leitura. Ou seja, o aluno poderá criar uma coletânea de livros e perceber o desenvolvimento de sua linguagem ao longo dos anos no ensino fundamental.

3- Desenvolvendo habilidades artísticas e manuais

O projeto pode ser usado também para promover o desenvolvimento físico e psicomotor da criança. Isso porque são elas que ilustram e colorem suas histórias e essas atividades manuais promovem muitos benefícios à criança. A arte de desenhar e pintar estimula a coordenação motora fina e grossa.

4- Criando autoestima e protagonismo infantil

O lado socioafetivo da criança não poderia ficar de lado, por isso, o projeto é todo pensado para promover autoestima e protagonismo infantil. Além disso, as crianças se sentem mais seguras para expressar suas emoções e ideias umas para as outras, deixando a vergonha e timidez de lado. O Super evento de autógrafos é um momento incrível para estimular essas habilidades na criança!

E aí, o que você achou? Compartilhe este post com sua equipe pedagógica e leve o SuperAutor para sua escola!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.