11 de janeiro - 2021

BNCC: 10 tópicos que podem ser aplicados com o Projeto SuperAutor

Se você é um educador, certamente já ouviu falar sobre a BNCC. Mas você sabe exatamente o que ela representa? A Base Nacional Comum Curricular é um documento que reúne os direitos de aprendizagem dos alunos brasileiros. Ela é uma política pública focada em trazer mudanças que promovem seguranças à educação, garantindo que todos tenham acesso ao que é necessário para aprender na escola.

Desde 2015, governantes e educadores discutem a BNCC, ou seja, ela foi pensada com muito cuidado até ser firmada. Foram 3 versões do documento que receberam milhares de contribuições da sociedade civil até chegar ao que temos hoje: uma versão homologada pelo MEC que passou a valer em todo o Brasil!

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre a BNCC e descobrir como o Projeto SuperAutor pode te ajudar a colocar em prática os 10 tópicos super importantes que são previstos na base. 

Qual é a importância da BNCC para a garantia de uma educação de qualidade?

Vivemos num país muito diverso e, principalmente, desigual. No Brasil, as diferentes realidades afetam muito o exercício da educação, por isso, é importante que se tenha uma base comum curricular para reger as escolas e promover um mínimo de igualdade no sistema de ensino. Sem a BNCC regulamentada e prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação, cada escola faria seu Projeto Político Pedagógico baseado no que entende por necessidade, de acordo com a sua realidade.

A BNCC garante aos alunos:

  • O direito de aprender conhecimentos e habilidades essenciais;
  • Um núcleo comum entre escolas municipais, estaduais e privadas a respeito do currículo;
  • Garantia das diversidades, sem perder de vista a unidade do ensino brasileiro.

Quer entender mais sobre a importância da BNCC? Assista a este vídeo explicativo feito pelo site Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann!

Como o Projeto SuperAutor ajuda a aplicar os tópicos da BNCC?

O SuperAutor trabalha o exercício da alfabetização e do letramento. Para atingir esses objetivos o projeto trabalha com atividades onde o aluno escreve e ilustra seu próprio livro, garantindo seu protagonismo. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Separamos 10 tópicos da BNCC que podem ser trabalhados durante o desenvolvimento do Projeto Pedagógico SuperAutor!

  1. Os campos de experiências

Este projeto é um incentivo à autonomia da criança e ao conhecimento empírico, ou seja, ele promove a experiência. Além disso, ele promove o desenvolvimento de habilidades que as aulas expositivas não podem alcançar. 

  1. Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil 

Como este é um projeto de letramento, é o investimento perfeito para a Educação Infantil. Isso porque ele desenvolve a alfabetização dos alunos, promovendo a realização do passo mais importante do desenvolvimento escolar. 

  1. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é muito importante para os alunos e gera uma grande expectativa nos pais. Por isso, o projeto SuperAutor é perfeito para esse momento. Além de ajudar no desenvolvimento do letramento, ao final do projeto tem o Evento de Autógrafos, que marca a nova fase dos alunos rumo ao Ensino Fundamental.

  1. Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

Além de promover o interesse pela leitura e pela escrita, o projeto incentiva os alunos a lerem e escreverem cada vez melhor. Se for aplicado por anos consecutivos na escola, o projeto ajuda o aluno a entender pontos fracos e fortes de sua escrita e leitura. Ou seja, o aluno poderá criar uma coletânea de livros e perceber o desenvolvimento de sua linguagem ao longo dos anos no ensino fundamental.

  1. Educação Artística

A criação das histórias, além de incentivar a criatividade da criança, ainda promove o lado  artístico. São os alunos que ilustram a própria história e criam desenhos incríveis, liberando a imaginação.

  1. Língua Inglesa no Ensino Fundamental 

Você sabia que o SuperAutor é um projeto que funciona internacionalmente? Por esse motivo, as escolas que trabalham com ensino bilíngue podem aproveitar para promover a criação de histórias na língua inglesa também, ampliando o vocabulário da criançada. 

  1. Geografia no Ensino Fundamental

O projeto SuperAutor não determina temas para os livros dos alunos, mas a escola pode fazer a sugestão de temas relacionados aos conteúdos dados em sala de aula. Por isso, aposte em temas que valorizam a geografia e a regionalidade, para que as crianças possam fixar esses conhecimentos.

  1. História no Ensino Fundamental 

Da mesma forma, é possível que a escola sugira temas relacionados à história. Estes conteúdos são riquíssimos e podem proporcionar atividades muito interessantes. Imagine só seus alunos escrevendo releituras da história original do país, ou até mesmo, criando livros que contam com uma mistura de elementos da disciplina. Seria fantástico!

  1. A área de Ciências da Natureza

Ainda na mesma ideia de sugestão de temas para os livros, os professores podem incluir temas muito relevantes para a sociedade no que se trata de ciências da natureza. Assuntos como preservação da fauna e flora, Aquecimento Global e Hábitos saudáveis para a vida humana, podem ser explorados nos livros dos alunos promovendo ainda mais a consciência social. 

  1. A área de Ciências Humanas

Assim como as ciências naturais, as ciências humanas podem ser exploradas de forma crítica pelos alunos. Eles podem abordar temas filosóficos e sociais nos livros, criando reflexões no ambiente escolar e familiar. 

Gostou deste artigo? Compartilhe com um educador!

Gostou do Projeto
SuperAutor?

Você pode levar esse projeto gratuitamente para sua escola, transformando seus alunos em SuperAutores e encantando as famílias!

Converse com a nossa Equipe