16 de agosto - 2021

3 passos essenciais para melhorar a participação dos pais na escola!

A participação dos pais na escola é essencial para a saúde da comunidade escolar. Uma pesquisa do Movimento Todos pela Educação, realizada em 2014, revelou que apenas 12% dos pais estavam comprometidos com a educação dos filhos. Esse dado mostra os grandes desafios da escola neste sentido e, principalmente, a importância de buscar formas de ajudar a melhorar este quadro. 

Os pais precisam entender a importância do engajamento escolar e, este entendimento pode e deve ser promovido pela escola. Uma instituição de ensino preocupada com os alunos precisa incluir ações educativas que ajudem a promover a participação dos pais na escola. 

Saiba o que é Literacia Familiar e como desenvolvê-la

A escola conta com a parceria dos pais para desenvolver os alunos em diversos aspectos sociais, não apenas educacionais. É primeiro por meio da relação familiar que o aluno aprende sobre respeito, disciplina, responsabilidade, demonstração de sentimentos etc. Além disso, é importante que os pais ajudem a continuar o processo de ensino e aprendizagem em casa, reforçando conteúdos aprendidos na escola e ajudando nas tarefas escolares.

A participação dos pais na escola garante muitos benefícios, como:

  • Melhora no relacionamento entre pais e filhos;
  • Aumento do rendimento escolar dos alunos;
  • Maior alinhamento de expectativas dos pais em relação à escola;
  • Mídia espontânea e marketing boca a boca.

Leia também: Literacia familiar: Como capacitar os pais dos alunos?

Como o incentivo à participação dos pais na escola promove retenção de matrículas?

Quando os pais são estimulados a participar da educação dos filhos, os resultados no rendimento escolar são notórios. Os filhos ficam empolgados em ver as pessoas que eles mais admiram, participando ativamente do processo educacional. Isso promove interesse, engajamento e, consequentemente, maior aprendizado. As ações de engajamento familiar somadas a um bom ensino oferecido pela instituição, promovem satisfação e participação dos pais na escola. 

Uma família envolvida e participativa na escola, tem muito menos probabilidade de trocar o filho de instituição. Além disso, pais engajados e orgulhosos do processo de aprendizagem dos filhos, falam sobre isso com satisfação para família e amigos. O marketing boca a boca é fundamental não só para a retenção, mas também para a atração de novas matrículas. 

Projeto pedagógico: Saiba como promover mídia espontânea na sua escola!

Isso pode acontecer de forma presencial ou de forma online. A cada post positivo que os pais dos alunos fazem nas redes sociais a respeito do trabalho desenvolvido pela escola, a instituição ganha credibilidade, reconhecimento e se torna referência na região em que está inserida. Por isso, aposte em ações para melhorar, educar e incentivar a participação dos pais na escola.

Literacia familiar: Conheça 3 formas práticas de promovê-la em casa!

Separamos 3 passos para melhorar a participação dos pais na escola, de forma prática!

1- Promova informação e instrução aos pais

A escuta ativa da escola e a disposição a ajudar aos pais, faz toda a diferença no processo de melhora da participação dos pais na escola. Na maioria das vezes, estreitar o relacionamento e promover atividades estratégicas com os pais, já resolve boa parte dos problemas relacionados ao engajamento familiar. Mas em alguns casos, os responsáveis precisam ser instruídos sobre a importância da participação dos pais na escola e precisam ser guiados nesse processo.

Não dá para ignorar as diferenças, é preciso tratar as individualidades e buscar ajudar cada pai nas suas dificuldades, para que eles possam se tornar mais participativos na escola. Por isso:

  • Faça pesquisas para identificar padrões nos perfis de pais da sua escola;
  • Converse constantemente com os pais de forma individualizada;
  • Entenda suas dificuldades e, na medida do possível, traga ajuda especializada para atendê-las;
  • Prepare cartilhas educativas sobre literacia familiar e sua importância;
  • Promova palestras sobre o tema e convide os pais a debater;
  • Mostre de forma prática como eles podem participar da vida escolar dos filhos;
  • Sempre inclua atividades para casa que contem com a participação dos pais.

2- Invista em comunicação de qualidade

Uma boa comunicação promove qualidade em qualquer relacionamento, principalmente quando diz respeito ao relacionamento entre pais e escola. A educação deve ser uma tarefa conjunta entre esses dois atuantes, afinal, pais e escola são os primeiros exemplos e maiores pilares sociais da vida de uma criança. Por isso, para que a participação dos pais na escola seja ativa, o alinhamento comunicacional é essencial.

Para melhorar a participação dos pais na escola, estabeleça uma comunicação com:

  • Pontos de contato periódicos;
  • Mais de 1 canal de comunicação, como e-mail, whatsapp, sms, aplicativos ou a tradicional agenda de papel;
  • Banco de dados onde pais e escola possam consultar informações;
  • Clareza e transparência.

3- Promova atividades escolares em parceria com os pais

Criar atividades em parceria com os pais, que sejam atrativas e que despertem realmente o interesse familiar é um desafio para as escolas. Por isso, mais do que encher um calendário de atividades, é importante entender o que é importante para os pais dos seus alunos e quais são os benefícios educacionais que eles mais valorizam. 

O processo de letramento é sempre muito importante para os pais, afinal, é nesta fase que os alunos começam a dar os primeiros passos rumo ao processo de ensino e aprendizagem. Você já conhece o projeto de letramento que transforma alunos em autores de livros de verdade? Neste projeto, os alunos escrevem e ilustram suas próprias histórias, que são transformadas em livros profissionais e impressos. 

Os pais ficam encantados e participam de todo o processo, escrevendo a biografia do autor e registrando a foto da família no livro. Super legal, né? Saiba mais sobre este projeto incrível! 

E aí, o que você achou deste tema? Comente aqui!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.