8 de outubro - 2020

Literacia familiar: Conheça 3 formas práticas de promovê-la em casa!

A literacia familiar é a promoção do desenvolvimento da linguagem e do interesse da criança pela leitura, feita pelos pais. Ela ocorre principalmente em casa, no ambiente familiar, ou seja, no primeiro ambiente social da criança. A literacia familiar firma a ideia de que os pais são os primeiros educadores e, por isso, o trabalho de desenvolvimento escolar deve ser feito em parceria com as famílias. 

Saiba o que é Literacia Familiar e como desenvolvê-la!

O desafio da literacia familiar é promover uma maior interação entre escola e família, para que a criança tenha uma educação continuada em casa e otimize ainda mais seu processo de aprendizado. Por isso, é necessário que os pais entendam que a escola não é a única responsável pelo bom desenvolvimento de seus filhos, mas sim, um dos pilares promotores deste desenvolvimento.

Mas muitas vezes os pais não se sentem prontos para promover a literacia familiar em casa. Por isso, é importante que a escola busque formas de capacitá-los, para que eles possam saber como ajudar os filhos a aprender cada vez mais. O primeiro passo para capacitar as famílias a praticar a literacia é desmistificar o termo. Literacia familiar nada mais é do que promover interação verbal com a criança, leitura dialogada, narração de histórias e contato com a escrita. Ou seja, não é preciso muito para colocá-la em prática.

Como capacitar os pais dos alunos para a literacia familiar?

Quais são os benefícios da Literacia familiar?

A literacia familiar, além de promover benefícios para a capacidade cognitiva da criança, melhora o desenvolvimento da oralidade, promovendo maior habilidade para a escrita. Crianças que têm um estímulo à literacia em casa, percebem um aumento na capacidade criativa e na interpretação de texto. 

Os benefícios físicos também são muito relevantes, afinal, as atividades que envolvem a literacia familiar geram ganhos motores à criança, aumentando a motricidade fina e grosseira e, também, a coordenação motora. Isso acontece porque, durante este processo, as crianças têm um contato maior com livros e revistas e, com isso, desenvolvem estes benefícios durante o manuseio destas ferramentas.

Ou seja, o contato precoce da criança com a literacia ajuda a:

  • Prepará-la para o convívio social
  • Aproximar os pais dos filhos
  • Envolver os pais na vida escolar dos filhos
  • Aumentar a potencialidade da criança

O programa “Conta pra Mim”, faz parte da Política Nacional de Alfabetização, criada pelo Ministério da Educação (MEC). Nele, o governo se dedicou a trazer um rico material com dicas e informações sobre a literacia familiar. Leia o material completo aqui!

Para que você possa promover a literacia familiar em casa, separamos 3 formas práticas que te ajudarão nesta missão!

1- Explore músicas infantis com a criança

Já reparou que a maioria das músicas infantis são compostas por elementos parecidos? Muitas delas são repetições silábicas, que promovem o reconhecimento dos sons das letras. Além disso, a musicalidade ajuda na memorização de palavras e sons. Por isso, é muito importante que a música seja introduzida na rotina da criança desde os primeiros meses de vida. Assim, ela poderá se divertir, aprender, ter contato com arte e ainda aumentar sua capacidade linguística.

2- Use elementos do cotidiano para letrar

Pode não parecer, mas a literacia está por toda parte no ambiente familiar. Não é necessário fazer nada de tão mirabolante para atrair a atenção da criança e conseguir desenvolver pontos essenciais para a literacia. Por isso, esteja atento e aproveite as oportunidades a sua volta. Você pode: 

  • Aproveitar o momento das refeições para falar sobre o nome de cada alimento
  • Fazer lista de compra de mercado com a criança
  • Ler rótulos de embalagens ou encartes de supermercado

3- Projeto SuperAutor

Você já ouviu falar sobre o projeto que transforma alunos em autores? O SuperAutor é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita nas crianças. Para as crianças que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para as que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Além disso, ele pode ser realizado de duas formas:

1- Na escola, ainda que de forma remota, com a ajuda dos professores

2- Em casa, com a ajuda dos pais e responsáveis

Na escola, o projeto pode ser utilizá-lo como complemento para as disciplinas escolares. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo? E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

Em casa, o Projeto SuperAutor ajuda as famílias que querem promover a literacia familiar de forma independente da escola.

E aí, gostou da ideia? Se você é pai ou responsável e quer ter um projeto de letramento em casa, sem o intermédio da escola, clique aqui!

Mas se você é professor ou coordenador e quer levar o projeto para sua escola, clique em experimente na sua escola e saiba mais sobre o SuperAutor!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.