12 de novembro - 2020

Literacia familiar: Como capacitar os pais dos alunos?

A literacia familiar é um conjunto de práticas que, juntas, ajudam a criança no processo educacional em casa, com o estímulo e apoio dos pais. Este termo tem sido muito debatido nos últimos tempos, mas será que todos os pais e famílias estão capacitados o suficiente para desempenhar esta tarefa?

Na escola, o aluno conta com uma equipe especializada, que está preparada para ajudá-lo e ensiná-lo da melhor maneira, mas muitas vezes esquecemos que os pais dos alunos não possuem formação para isso. Isso não quer dizer que, por este motivo, a literacia não tenha que ser desenvolvida em casa. 

Pelo contrário, o objetivo da escola deve ser muito além de incentivar estas práticas e promover a conscientização. É necessário desenvolver ações para que os pais possam ter um mínimo de instrução adequada para que as crianças possam ser beneficiadas. 

O MEC considera muito importante estas práticas familiares em casa. Ele incentiva que seja feito principalmente até os 6 anos, que é a fase de alfabetização e letramento do aluno. Mas este processo deve se estender por toda vida escolar

Como os pais e familiares podem promover a Literacia Familiar?

  • Fazendo leitura em voz alta
  • Contando histórias
  • Incentivando o manuseio de lápis e giz
  • Promovendo o contato com livros ilustrados
  • Criando gamificação com letras e palavras
  • Fazendo brincadeiras sonoras com rimas e cantigas

Como estimular a parceria entre família e escola?

Sabemos que a parceria entre família e escola é essencial para o bom desenvolvimento acadêmico do aluno. Isso porque a educação precisa ser continuada em casa, através de práticas e estímulos que proporcionem ao aluno um ambiente acolhedor que o impulsione a aprender mais. 

É importante que a escola crie formas de aproximar os pais do ambiente escolar, para que eles fiquem cada vez mais por dentro do que a escola tem proposto para a educação acadêmica e social dos seus filhos. Só assim eles poderão colaborar coerentemente com este processo. 

A escola pode promover literacia familiar e trazer os pais para perto:

  • Fazendo ações em conjunto 
  • Criando eventos que contem com a presença dos pais
  • Promovendo reuniões periódicas de alinhamento 
  • Pedindo sugestões e ouvindo cada um
  • Criando atividades escolares que necessitem da participação deles

Além disso, sua escola precisa ter uma boa comunicação com os pais. Isso envolve principalmente sensibilizá-los e educá-los sobre a importância da participação deles no processo de aprendizagem dos filhos. Assim, o desempenho escolar dos alunos será cada vez melhor e, eles serão os maiores beneficiados dessa rica troca.

Capacite os pais para que a literacia familiar seja potencializada

Como já vimos, na maioria dos casos, os pais não têm capacidade técnica e profissional para promover práticas de Educação Infantil em casa. Por isso, não basta só conscientizá-los sobre a importância da literacia familiar. É necessário que a escola mostre, na prática, como eles podem incluir este processo em suas rotinas. 

Além disso, escola precisa deixar claro que a parceria é exclusivamente para gerar benefícios aos alunos e não para isentar a instituição de responsabilidades. 

Separamos 3 formas de capacitar os pais para a literacia familiar!

1- Crie aulões para as famílias e toda a comunidade escolar

Uma boa dica é criar palestras e workshops que possam trazer conteúdos e experiências práticas para as famílias dos alunos a respeito da literacia familiar. A escola pode pedir sugestões para os pais sobre temas e fazer um levantamento das principais dúvidas que eles têm. Assim, será mais fácil de acertar na hora de montar um cronograma de conteúdos para ajudá-los nesta missão. 

2- Convide os pais para assistir aulas esporádicas dos alunos

Muitas vezes os pais não têm nenhum repertório relacionado a Educação Infantil, mesmo tendo uma criança em casa. Por isso, é importante que eles tenham a experiência de presenciar uma aula feita pelo professor, na escola. Assim eles poderão analisar padrões, técnicas, formas de comunicação usadas pelo educador e buscar trazer o que for necessário para sua atuação em casa. 

3- Crie planos de aula para ajudar os pais em casa a promover literacia familiar

Ter um cronograma de atividades para casa é essencial para um pai que não possui experiência com a Educação Infantil. O plano de aula vai ajudar muito no sentido de dar um norte para que ele inicie as atividades. O pai não precisa se prender ao cronograma, mas poderá usá-lo como base para criar atividades que se encaixem melhor no seu contexto. 

Gostou destas dicas? Ajude a promover a literacia familiar usando estas técnicas de capacitação!