30 de setembro - 2020

Projeto pedagógico: Saiba como promover mídia espontânea na sua escola!

A mídia espontânea hoje é uma das principais estratégias do marketing de qualquer empresa. Além de ser uma ação de marketing que não gera custos adicionais para a empresa, a mídia espontânea gera credibilidade e autoridade à marca. Quando alinhada a algum projeto pedagógico, a mídia espontânea ganha ainda mais força. Isso porque as pessoas só indicam de forma espontânea aquilo que realmente gostam, não é mesmo? 

Ou seja, por não ser um marketing feito diretamente pela empresa, as pessoas tendem a acreditar mais no que estão vendo e ouvindo. O marketing digital é uma excelente forma de divulgar a escola e promover relacionamento com o seu público: alunos, pais e responsáveis. Isso porque a internet oferece diversas possibilidades de trabalhar a marca e as ações da instituição. 

Projeto pedagógico encantador: Como agregar valor à sua escola?

Na era dos influenciadores, a mídia espontânea ganha ainda mais força, afinal, muitas pessoas recebem dinheiro para falar bem de empresas e serviços em suas redes sociais. Quando uma mídia espontânea acontece em meio a tantas ações pagas, as pessoas acabam criando mais confiança na marca divulgada espontaneamente. 

Qual é o primeiro passo para gerar mídia espontânea?

O ponto crucial neste processo é a satisfação dos clientes. Isso porque a mídia espontânea acontece quando uma marca consegue gerar tamanha satisfação, que passa a ter divulgação gratuita nas redes sociais dos seus clientes. No caso das escolas, isso é ainda mais importante, afinal, os consumidores são pais preocupados com um dos maiores pilares da sociedade: a educação dos seus filhos. 

Por este motivo, é essencial que sua escola tenha foco no atendimento e, principalmente, que invista em ações que promovam a satisfação e prestação de contas sobre os serviços prestados. Assim, é importante que a escola:

  • Busque construir uma reputação positiva
  • Invista no setor de atendimento
  • Treine seus funcionários para gerar encantamento 
  • Preste contas sobre o aprendizado dos alunos

Educação criativa: 5 formas de inovar em sala de aula

Os projetos pedagógicos são ótimos aliados nessa missão, principalmente quando são projetos pedagógicos ligados à leitura e escrita. Por isso, separamos 3 formas de gerar mídia espontânea com projetos de leitura e escrita!

1- Crie uma hashtag para o projeto

As hashtags são ferramentas das redes sociais que são usadas para juntar um grupo de postagens com o mesmo tema. Isso ajuda muito na hora de pesquisar algo na internet, pois é só pesquisar pelo nome da hashtag que publicações de diversos lugares do mundo poderão ser encontradas pelo usuário

Criando uma hashtag do seu projeto, os pais poderão visualizar todos os posts relacionados e acompanhar não só as postagens feitas pelo perfil da escola, mas também as postagens feitas pelos perfis dos outros pais de alunos. Dessa forma, eles se sentirão muito mais encorajados a fazer posts relacionados ao projeto, levando o nome da escola para suas redes sociais.

2- Pense num espaço reservado para fotos 

Ter um espaço reservado para fotos do projeto é essencial para criar uma identidade. Você pode montar um painel com plaquinhas e acessórios que tenham uma identidade visual forte e que remetem ao que o seu projeto quer passar. Esta ação ligada à estratégia das hashtags pode gerar um “boom” da sua escola na internet. Que pai que não gosta de postar as realizações do filho? Se a escola fizer um espaço bem elaborado, dedicado à isso, não tem como dar errado. 

Para criar este espaço, é importante que a escola seja: 

  • Original
  • Criativa
  • Atualizada

3- Distribua brindes do projeto pedagógico

Os brindes são muito usados para geração de marketing espontâneo, afinal, quem não gosta de ganhar presente? Além de ser uma ação bacana para gerar satisfação nos pais dos alunos, pode ser uma forma de incentivá-los a postar feedbacks positivos sobre a escola em suas redes sociais. Hoje em dia isso é cada vez mais comum! 

Como estamos falando de um projeto pedagógico de leitura e escrita, vale apostar em:

  • Canetas
  • Lápis
  • Cadernos
  • Agendas
  • Marcadores de página 

Para que a mídia espontânea seja ainda mais eficaz, é importante que a escola tenha o cuidado de fazer tudo isso de forma personalizada, com a logo da escola!

Projeto Pedagógico SuperAutor

Para aumentar a autonomia dos alunos e incentivar o interesse pela leitura, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias. Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor,  por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.