Suporte para pais - (21) 99722-3393 Suporte para escolas - (21) 99694-5751
1 de setembro - 2021

Letramento e Alfabetização 2.0: Voltando ao ensino presencial!

O processo de letramento e alfabetização demanda muitos esforços e precisa ser conduzido de forma atenciosa na escola. Ele envolve um dos momentos mais decisivos da formação dos alunos e, por isso, precisa contar com a colaboração de toda a comunidade escolar. Pais, alunos, professores e coordenadores devem estar unidos neste processo, para que ele seja um sucesso. 

Durante o período de ensino remoto e semipresencial, o processo de ensino precisou se adaptar e se reinventar. Com isso, o processo de letramento e alfabetização também teve alguns impactos. Segundo o relatório da ONU, quase 300 milhões de alunos foram afetados pelo fechamento das escolas durante a quarentena obrigatória. 

Leia também: Letramento e alfabetização: Entenda as diferenças

Quando se trata de educação infantil, sabemos que este desafio é ainda maior. Isso porque os alunos em fase de alfabetização são menos autônomos e demandam mais esforços da figura do professor. Nos últimos meses as escolas começaram a se preparar para a retomada do ensino presencial e, é importante que a retomada do letramento e alfabetização seja conduzida a partir de ações estratégicas. 

Neste artigo, você vai saber:

  1. Quais são as tendências educacionais do Modelo Híbrido que vieram para f
  2. Como qualificar sua equipe para a retomada do processo de alfabetização e letramento com os alunos
  3. Dicas para retomar o processo de alfabetização e letramento presencial na sua escola

Tendências do ensino híbrido que ajudarão na retomada do letramento e alfabetização presencial

A primeira tendência educacional do ensino híbrido que veio para ficar, é a aprendizagem ativa dos alunos. O ensino remoto fez com que o aluno se tornasse ainda mais protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. Isso traz muitos benefícios ao aluno e, por isso, esta tendência deve continuar no ensino presencial. 

Outra tendência muito relevante é o atendimento individual. Durante o período remoto, as escolas começaram a apostar muito mais no atendimento individual e personalizado para os alunos, afinal, cada um deles viveu essa experiência de uma forma diferente. Mas no ensino presencial, os alunos também estão inseridos em diversos contextos, mesmo quando estão inseridos fisicamente em um mesmo espaço. Além disso, o atendimento individual ajuda o professor a identificar possíveis dificuldades de aprendizagem, o que é muito importante.

A gamificação online também foi uma tendência que fez parte do ensino híbrido e que pode ajudar muito na readaptação do processo de letramento e alfabetização dos alunos. O investimento em jogos e aplicativos online que possibilitam a potencialização do aprendizado no ensino remoto foi muito significante. No ensino presencial, podemos usá-los na educação infantil para otimizar o tempo recreativo dos alunos, engajando-os no processo de ensino-aprendizagem.

Porque promover o letramento e alfabetização usando gamificação

Qualifique sua equipe para a retomada do letramento e alfabetização com os alunos

Os professores precisam cumprir seu papel, pesquisando novas técnicas e buscando formas de inovar em sala de aula. Mas a escola, enquanto instituição, tem um papel fundamental nisso. Por isso, oferecer uma formação continuada a professores e educadores é essencial!

Você pode realizar oficinas, workshops, seminários ou até mesmo, cursos de formação continuada com os professores. Estude bastante, mantenha-se atualizado, faça um apanhado de informações e conteúdos relevantes e repasse à sua equipe, usando alguns desses formatos de ensino!

Onde encontrar material para capacitar sua equipe para o letramento e alfabetização presencial?

Além disso, é importante que você crie metas e desafios de ensino para nortear a retomada do letramento e alfabetização presencial. É essencial que essas metas sejam claras e alcançáveis, de acordo com a realidade da escola, principalmente no que diz respeito à alfabetização dos alunos. Assim, será muito mais fácil nortear as ações neste processo de qualificação dos professores. 

Letramento e Alfabetização 2.0: Retomando o processo de letramento e alfabetização na escola! 

A SuperAutor preparou um Super Webinar para te ajudar a realizar a retomada do processo de letramento e alfabetização na escola da melhor forma possível. Assista ao vídeo com a aula completa!

Leia também: Alfabetização e letramento: 3 dicas para retomar de forma presencial pós covid!

Receba seus alunos com um projeto de letramento apaixonante!

Você já ouviu falar sobre o projeto SuperAutor? Ele é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos.  Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Neste projeto seus alunos poderão escrever e ilustrar seus próprios livros. 

E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família. Saiba mais!

Gostou deste artigo? Compartilhe com sua equipe pedagógica!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.