Suporte para pais - (21) 99722-3393 Suporte para escolas - (21) 99694-5751
11 de março - 2020

Porque promover o letramento e alfabetização usando gamificação

Obter a atenção das crianças no período de letramento e alfabetização é um desafio para todos os educadores, afinal, hoje em dia existem inúmeras distrações que competem espaço nesta disputa por um pouco de atenção e concentração. O que os professores precisam ter em mente é que interagir com essas distrações é mais eficaz do que competir com elas.

A gamificação é uma boa estratégia para vencer este desafio. Ela é uma metodologia de ensino pautada na dinâmica e no uso de jogos, sejam eles eletrônicos ou aqueles tradicionais, para aplicar os conteúdos das disciplinas escolares. Este método gera muito engajamento na hora de promover o letramento e alfabetização e propõe uma aula mais lúdica, o que atrai muito os alunos.

Saiba como usar a literacia digital para otimizar o processo de ensino!

Um bom uso da gamificação em sala de aula permite que os alunos pensem em novas formas de resolver situações, estimula o trabalho em equipe e ajuda a promover uma aplicação prática dos conteúdos do currículo escolar. Ou seja, torna o aprendizado ainda mais prazeroso, interessante e estimulante. 

Por isso, o professor pode: 

  • Separar a turma em grupos
  • Criar competições
  • Estabelecer etapas 
  • Criar pontuações 

Dessa forma, os participantes acabam superando não apenas o time adversário, mas sobretudo a si mesmos e, isso é o mais importante. Você pode criar uma gincana para estimular as crianças a superarem seus desafios. Isso ajudará a aumentar a autoestima, o senso de comunidade e trabalho em grupo e a determinação dos alunos. 

Além de servir para engajar sua turma, a gamificação pode ser usada como parte da avaliação do semestre. Para as crianças isso é excelente, pois além de trazer um objetivo à brincadeira, diminui a sobrecarga que a avaliação tem. 

Muitos alunos assimilam os conteúdos com facilidade, o que torna o processo de letramento e alfabetização mais tranquilo, mas não conseguem transmitir o que aprenderam nas provas tradicionais por conta do nervosismo e todos os sentimentos envolvidos neste tipo de avaliação. Usar a gamificação para avaliar os alunos de forma lúdica torna tudo mais leve e, por isso, proporciona um ambiente confortável para que a criança aprenda a ler e escrever sem pressão. 

Porque usar a gamificação na escola?

Geralmente as formas tradicionais de ensino tornam as aulas monótonas e pouco instigantes. Por isso, é comum conhecer alunos que não estão nada interessados nos ensinamentos da escola, muito menos sabem o porque precisam estar tanto tempo de suas vidas ali. 

A gamificação traz um novo olhar para a educação, deixa o professor mais próximo dos alunos e permite uma experiência empírica com os conteúdos. O ideal é que durante os jogos, o professor transmita a funcionalidade prática de cada aprendizado, principalmente a funcionalidade da língua, quando falamos de letramento e alfabetização. Além disso, é importante que ele estimule o interesse dos alunos mostrando como cada brincadeira pode ser útil para diferentes situações da vida.  

Literacia digital: Saiba mais sobre o app Grapho Game!

Use a gamificação para promover o letramento e alfabetização

A etapa de letramento e alfabetização é muito importante para todo indivíduo. Quando usamos metodologias diferentes para letrar, a criança rende muito mais e demonstra um interesse maior pelo que está aprendendo, principalmente quando se trata de leitura e escrita. 

As crianças na fase de letramento e alfabetização precisam de incentivos diferentes e, em muitos casos, o professor precisa pensar formas de ser multissensoriais para promover o letramento e alfabetização de forma que atenda à turma. As pessoas não aprendem todas da mesma forma. A gamificação é uma tática que permite que cada aluno seja contemplado pelo ensino, pois possibilita o uso de muitos recursos na construção dos jogos. 

Por isso, você pode promover o letramento e alfabetização usando:

  • Conteúdos em formato de áudio
  • Vídeos, filmes e documentários
  • Textos, poesias, reportagens
  • Jogos eletrônicos e vídeo games

Existem inúmeras formas de aproveitar esta metodologia em sala de aula, por isso, fique sempre atento às novidades e busque trazer inovação para sala de aula durante o processo de letramento e alfabetização. 

Gostou deste artigo? Você já usou esta metodologia em sala de aula? Compartilhe conosco suas experiências!

Por: Amanda Guimarães

Comentários

  1. Exelente, em razão “As crianças na fase de letramento e alfabetização precisam de incentivos diferentes e, em muitos casos, o professor precisa pensar formas de ser multissensoriais para promover o letramento e alfabetização de forma que atenda à turma. As pessoas não aprendem todas da mesma forma. A gamificação é uma tática que permite que cada aluno seja contemplado pelo ensino, pois possibilita o uso de muitos recursos na construção dos jogos. “

    1. Muito pertinente! Os alunos em todas as fases precisa de estímulos e incentivos diferentes mediando a construção de conhecimentos sólidos, significativo para suas vivências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.