20 de janeiro - 2021

Literacia digital: Saiba mais sobre o app Grapho Game

A política nacional de alfabetização criou o programa Tempo de Aprender e, uma das iniciativas deste programa foi trazer para o Brasil um jogo chamado Grapho Game. Este jogo foi desenvolvido por pesquisadores finlandeses com o objetivo de ajudar pais e professores a tornar o processo de alfabetização mais acessível, divertido e eficiente. 

Dessa forma, o Grapho Game ajuda a promover literacia familiar e, principalmente, literacia digital. Atividades como estas são muito importantes para o desenvolvimento infantil, afinal, a criança hoje em dia recebe estímulos de aparelhos eletrônicos desde muito cedo. A familiaridade dos alunos com apps e jogos online ajuda a manter o interesse pelo letramento digital.

Entenda a importância do Grapho Game para o desenvolvimento da literacia digital neste vídeo feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

Como funciona o Grapho Game?

Este jogo é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em diversos dispositivos eletrônicos. Ele pode ser usado de forma online ou offline, ou seja, depois de baixado, não é necessário ter acesso a internet para usá-lo. O app já tem 4.5 pontos de avaliações e resenhas na Play Store e é bastante intuitivo. Depois do Dowload, o jogador precisa colocar seu nome para iniciar a aprendizagem. Logo depois ele deve escolher entre as opções “estrelas”, para uso escolar, ou “mapa de 3D”, para uso doméstico. 

Para começar a jogar, é necessário configurar o PIN. Nesta etapa, cada número é representado por uma imagem de uma fruta. Assim, os adultos podem configurar a senha e a criança pode acessar mesmo sem saber os números corretamente. O próximo passo é montar o seu avatar e começar a jogar. O jogo é pensado para crianças de 4 a 9 anos, por isso, as atividades são voltadas para estas fases do desenvolvimento infantil. 

O game da literacia digital conta com: 

  • Criação e personalização de personagens
  • Gráficos 3D durante o jogo
  • Relatórios de desempenho da criança
  • Metodologia baseada em evidências científicas
  • Adaptações às habilidades do aluno
  • Possibilidade de jogar em família

Faça o download gratuito aqui!

Grapho Game e a Literacia Digital

É importante lembrar que o jogo não alfabetiza sozinho, muito menos substitui os educadores. Ele é uma ferramenta pedagógica muito poderosa na produção da literacia digital. Com apenas 15 minutos por dia, o uso do jogo pode trazer inúmeros benefícios ao processo de letramento.

O Grapho Game promove a literacia digital desenvolvendo:

  • Consciência dos sons da língua oral
  • Relação entre som e letra
  • Melhora da ortografia
  • Habilidades de leitura

Além disso, ele pode ser usado como instrumento de letramento em várias línguas. O jogo promove a literacia digital em Inglês britânico, americano, espanhol, português brasileiro, francês e holandês. Para acompanhar o desenvolvimento da literacia digital na prática de todos esses benefícios do jogo, o Instituto do Cérebro irá realizar um estudo científico sobre o jogo. Este estudo acompanhará todo o período de contrato do aplicativo até sua renovação, durante 12 meses.

Este artigo te ajudou? Compartilhe com um amigo educador!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.