7 de junho - 2021

Gestão pedagógica: Saiba como montar uma reunião pedagógica com a equipe

Organizar, gerir, auxiliar e mentorear o corpo docente da escola ajuda a evitar problemas de percurso e maximizar as potencialidades da instituição de ensino. Essa é uma das principais funções da gestão pedagógica e, as reuniões de equipe precisam são o principal instrumento para que isso aconteça.

Neste artigo, você terá 7 dicas de sucesso para tornar estes encontros muito mais produtivos. Mas antes de mais nada, a gestão pedagógica precisa ter em mente qual é a função das reuniões pedagógicas. É necessário abordar temas relacionados ao calendário escolar, eventos que serão realizados e projetos pedagógicos escolhidos para o período letivo. 

Leia também: Gestão de equipe pedagógica: 5 dicas de sucesso!

Por isso, os principais objetivos da reunião são:

  • Criar um planejamento;
  • Promover discussão de ideias;
  • Acompanhar o progresso da equipe;
  • Fazer reajustes necessários.

Além disso, sabemos que cada reunião apresenta temas específicos a serem abordados, assim, a gestão pedagógica precisa pensar quais são os objetivos específicos de cada encontro e usá-los como base para toda a estrutura da reunião de equipe. Dessa forma, o gestor conseguirá engajar e estimular a participação de toda a coordenação, montar uma pauta focada e organizada e otimizar tempo 

Reunião pedagógica 2021: Desafios e soluções

No período semi presencial, as escolas, assim como diversos outros modelos de trabalho,  precisaram se adaptar às reuniões online. Novas ferramentas e tecnologias começaram a ser o elo central da comunicação das escolas, tanto com os alunos e pais, quanto com a equipe pedagógica. 

Com isso, a forma de comunicar precisou se adaptar também. Quer saber mais sobre gestão escolar no modelo híbrido de ensino? Clique aqui e tenha acesso a 4 dicas essenciais para sua gestão escolar no modelo híbrido de ensino. 

Para que as reuniões funcionem, é preciso que a gestão pedagógica desenvolva algumas habilidades. Separamos 7 passos para sua gestão pedagógica tornar a reunião de equipe mais assertiva!

1- Seja didático na gestão pedagógica da reunião

Todo professor precisa ter didática em sala de aula e, isso é fundamental para que as aulas funcionem da melhor forma. A didática ajuda a promover maior entendimento do que está sendo aprendido, fixação dos conteúdos e engajamento. Nas reuniões pedagógicas isso não é diferente. 

É necessário ter didática e pensar qual é a melhor maneira de conduzir a reunião. Quando se trata de uma reunião online, isso é ainda mais importante, afinal, a atenção dos participantes é um pouco mais difusa quando usamos esses meios. Assista ao vídeo abaixo e saiba como ter organização didática nas reuniões de equipe pedagógica.

2- Prepare a ata da reunião e distribua a todos os presentes

Para que a reunião não perca o foco, é importante seguir um cronograma com os tópicos a serem abordados. Isso ajuda muito a organizar os pensamentos e a alinhar a equipe. Quando a ata é preparada com antecedência e distribuída à equipe antes da reunião, o corpo docente ganha tempo para pensar em propostas e trazer sugestões relevantes de acordo com os temas.

Leia também: Como realizar a gestão de projetos pedagógicos no ensino remoto

3- Separe gestão pedagógica em assuntos práticos e assuntos pedagógicos

Existem duas demandas principais que envolvem as reuniões de equipe pedagógica: assuntos práticos, que dizem respeito ao dia a dia da escola e, assuntos pedagógicos, que dizem respeito a qualidade do ensino e progresso dos alunos. 

Para os assuntos práticos, a escola deve pensar questões relacionadas ao:

  • Suporte técnico para aulas online;
  • Materiais didáticos necessários para o professor;
  • Condições apropriadas para os alunos participarem das aulas;
  • Suporte individualizado para alunos;
  • Bem estar do professor e ações necessárias do RH da escola.

Já sobre os assuntos pedagógicos, precisamos levar em conta:

  • Como está o desenvolvimento e rendimento escolar dos alunos;
  • Quais projetos pedagógicos estão sendo desenvolvidos;
  • Quais são as estratégias de ensino-aprendizagem para o período.

4- Reavalie o Projeto Político Pedagógico a cada reunião

É muito importante reavaliar o projeto político pedagógico da escola em cada reunião. Isso ajuda a gestão pedagógica a encontrar pontos a melhorar e, com isso, promover soluções para essas demandas o quanto antes. O Projeto Político Pedagógico é a base central de todas as atividades escolares e, ele deve ser revisitado sempre que necessário. 

Leia também: Projeto Político Pedagógico: Saiba como montar em 5 passos!

5- Crie um espaço para discutir a prática em sala de aula e ouvir os professores

Ouvir os professores deve ser parte da rotina da gestão pedagógica da escola. Isso é fundamental para que o processo de ensino-aprendizagem da instituição se torne referência, pois é por meio da reflexão que se pode chegar ao aperfeiçoamento da prática pedagógica em sala de aula. Por isso, promova esta troca de feedbacks e saiba administrar as demandas dos professores, oferecendo o suporte necessário.

6- Leve propostas inovadoras 

A inovação é o ponto central para uma boa gestão pedagógica. Pensar em novos projetos, programas e atividades é um papel importante do coordenador. Então, não deixe de pesquisar e buscar soluções inovadoras para tornar sua instituição de ensino cada vez mais querida por pais e alunos e, assim, promover retenção e captação de alunos. O SuperAutor é um projeto inovador que promove mídia espontânea para sua escola. Neste projeto seus alunos escrevem e ilustram a própria história, promovendo criatividade, protagonismo e letramento. Clique aqui para saber mais!

7- Crie um plano de ação com metas a serem atingidas

Uma boa reunião pedagógica precisa fazer com que a equipe fique com vontade de realizar novos projetos e tirar as ideias do papel. Por isso, é ideal que a gestão pedagógica proponha ações, metas e prazos para cada atividade discutida em reunião. É importante designar responsáveis para cada ação, metas atingíveis e prazos coerentes com as possibilidades de execução da equipe. Assim, o plano de ação será motivador!

E aí, gostou das dicas? Coloque-as em prática na sua próxima reunião de equipe!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.