2 de junho - 2021

Gestão de equipe pedagógica: 5 dicas de sucesso!

A equipe escolar é muito importante para a instituição como um todo e, por isso, uma boa gestão faz toda a diferença. Ter pessoas trabalhando em um mesmo lugar não é sinônimo de ter uma equipe. Para que uma boa equipe seja formada, cada integrante do corpo de colaboradores da escola precisa estar alinhado. Para isso, confira neste artigo como tornar seus profissionais uma verdadeira equipe. 

Saber qual é a função de cada pessoa no grupo, onde estamos e onde queremos chegar é essencial para que uma gestão de equipe pedagógica alinhe sua visão e possa gerar mais resultados educacionais. Tudo isso deve estar de acordo com o projeto político pedagógico da escola, ou seja, a gestão de equipe pedagógica deve visar o alcance das metas pré estabelecidas neste projeto inicial. 

Projeto Político Pedagógico: Saiba como montar em 5 passos!

Qual é a função da equipe pedagógica?

De forma geral, a equipe pedagógica busca atender aos alunos e orientá-los no processo de ensino-aprendizagem, implementando a proposta pedagógica da instituição de ensino. Dessa forma, a equipe coordena as ações didáticas e pedagógicas e faz uma ponte muito importante entre professores, alunos, pais e direção escolar. 

Além disso, a equipe pedagógica:

  • Auxilia os professores; 
  • Oferece suporte aos alunos;
  • Promove projetos pedagógicos;
  • Busca soluções para os problemas diários;
  • Desenvolve estratégias para melhorias no processo de ensino.

Principais desafios da gestão de equipe pedagógica

Tendo em vista as funções da equipe pedagógica, fica claro que a gestão desta equipe é muito importante para a escola. Cada função desempenhada faz muita diferença e, é papel da gestão pedagógica promover um ambiente favorável ao desenvolvimento dessas tarefas. 

Leia também: Como realizar a gestão de projetos pedagógicos no ensino remoto

A gestão de equipe pedagógica deve estar preparada para lidar com pessoas, por isso, antes de mais nada, um bom gestor deve desenvolver habilidades como: empatia, paciência, persistência, organização, boa comunicação e coerência. Todas essas habilidades serão necessárias para lidar com os inúmeros desafios da gestão de equipe pedagógica, que são:

  • Estimular competências e habilidades inovadoras;
  • Incluir a tecnologia em sala de aula;
  • Motivar o corpo docente;
  • Solucionar problemas de comunicação;
  • Delegar tarefas.

Como fazer uma boa gestão de equipe pedagógica à distância

A gestão escolar à distância, por conta da Covid 19, ainda é um assunto novo no meio educacional. Apesar de muitas escolas já estarem adaptadas ao modelo híbrido de ensino, com professores sendo vacinados e alunos frequentando as aulas dentro do novo normal, a gestão de equipe escolar à distância ainda é uma opção muito usada. Mas como realizar uma gestão de pessoas sem contato pessoal com elas? Este é um dos desafios da gestão escolar pós pandemia.

Por isso, para uma boa gestão de equipes à distância, o gestor precisa:

  • Manter pontos de contato periódicos;
  • Dar retorno sobre as ações assim que elas forem executadas;
  • Não deixar a comunicação de lado;
  • Promover formação continuada;
  • Incentivar a proatividade e delegar funções;
  • Apostar em mecanismos de acompanhamento de projetos;
  • Motivar a equipe promovendo qualidade de vida.

De todas essas dicas, promover a qualidade de vida da equipe é uma das mais importantes neste momento. Por isso, evite reuniões e encontros caso não haja total necessidade, acompanhe os colaboradores que estão sendo afetados pela pandemia de perto e busque soluções, ainda que pequenas, para tornar o dia a dia da equipe pedagógica mais prazeroso.

Leia também: 4 dicas essenciais para sua gestão escolar no modelo híbrido de ensino

Preparamos 5 passos para uma gestão de equipe pedagógica de sucesso!

1- Seja um exemplo da visão e dos valores da escola

Quando somos exemplo daquilo que pregamos, fica muito mais fácil influenciar pessoas a agirem de acordo com o que precisamos. A gestão de equipe pedagógica deve ser coerente e refletir os valores e visão da escola. Se você é um gestor de equipes e sua razão principal não é a educação, você precisará rever seus valores. Um gestor apaixonado pelo que faz e amante da educação, inspira toda uma equipe pedagógica a trabalhar com amor. 

2- Prepare lideranças dentro da sua equipe pedagógica

É muito importante identificar as habilidades dos colaboradores e saber direcionar cada uma delas. Preparar lideranças é fundamental para motivar a equipe e ter mais braços dentro da gestão. Além disso, é essencial que a gestão de equipes tenha uma visão analítica e busque potencializar o trabalho desenvolvido, identificando aptidões e talentos. Isso será importante para que se tenha um maior aproveitamento dos colaboradores ao remanejá-los para áreas onde seus talentos possam ser melhor desenvolvidos.

3- Monte cronogramas com pontos de reajuste de percurso

É muito comum que a equipe pedagógica se perca ao longo do processo. Por isso, a gestão de equipes pode pensar em cronogramas e calendários escolares contando com pontos de reajustes de percurso. O trabalho agora é identificar em quais pontos do calendário tem sido mais comum o desalinhamento da equipe. 

Com essas respostas em mãos, é só deixar marcado na agenda de todos uma conversa franca sobre o andamento do trabalho desenvolvido a cada período estabelecido pelo cronograma. Assim ficará mais fácil retomar o foco no objetivo sempre que necessário.

4- Seja um promotor de soluções

Não é papel do gestor de equipes trazer mais problemas. Sempre que possível, traga soluções práticas para as demandas do dia a dia. Sabemos que numa equipe podem acontecer desajustes, conflitos entre os colaboradores, dúvidas a respeito do trabalho e problemas inesperados. Por isso, uma característica básica de um bom gestor de equipe pedagógica é saber promover soluções e apaziguar conflitos. A dica é sempre focar na solução e não dar audiência além do necessário ao problema.

5- Crie vínculos com sua equipe

Você já ouviu falar sobre o gatilho da reciprocidade e o que ele causa nas pessoas? Essa é uma das estratégias de vendas mais usadas. Mas além de ser uma estratégia comercial, também é uma dica valiosa para a vida. Toda vez que somos recíprocos, geramos um grau maior de confiabilidade e vínculo com o outro. 

Para que a gestão de equipe pedagógica alcance seus objetivos, é necessário contar com o apoio e dedicação de toda a equipe. Isso só será possível quando você gerar reciprocidade e criar laços de respeito com sua equipe. Seja um bom aliado e você terá bons aliados na sua equipe pedagógica também.

Este artigo te ajudou? Compartilhe aqui qual das dicas mais te chamou a atenção!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.