14 de junho - 2021

Gestão escolar: Principais conceitos e como aplicá-los

A gestão escolar é muito importante para qualquer instituição de ensino. Quando a gestão da escola vai bem, fica muito mais fácil alinhar todas as demais áreas. Ou seja, é por meio da gestão escolar que tudo na escola funciona, tanto na parte pedagógica, quanto na parte administrativa. 

Por isso, é importante conhecer o que a gestão engloba, para buscar formas de organizar as demandas e realizar um trabalho assertivo. Neste artigo, vamos conhecer a fundo quais são os principais conceitos de gestão que envolvem a gestão escolar e entender como aplicá-los no dia a dia.

Faz parte do papel da gestão escolar:

  • Promover projetos e atividades inovadoras na escola;
  • Aprimorar o processo de ensino da instituição;
  • Atingir indicadores de sucesso perante outras instituições;
  • Impulsionar e coordenar as equipes;
  • Contratar colaboradores e conduzir planos de carreira dentro da escola;
  • Organizar o fluxo financeiro da escola e pensar formas de evitar inadimplência;
  • Estabelecer um fluxo de comunicação com pais, alunos e comunidade geral.

Cada uma dessas funções faz parte de áreas de gestão diferentes dentro da escola. Mas antes de entender quais são essas áreas de gestão, é preciso saber de quais formas a gestão pode ser exercida. 

Existem 3 formas de aplicar a gestão escolar:

  1. Gestão participativa: Este tipo de gestão conta com uma participação mais engajada de toda a comunidade escolar. Assim, professores, alunos e pais podem participar do processo de planejamento e execução de diversas atividades. Isso, é claro, dentro das competências de cada um.
  2. Gestão democrática: Essa gestão escolar não conta com a participação tão ativa da comunidade escolar no planejamento e execução das atividades, mas está sempre aberta a sugestões e feedbacks. Assim, neste tipo de gestão, existe um espaço reservado para essa troca acontecer, de tempos em tempos.
  3. Gestão online: Quando a gestão precisa ser feita de forma online, é muito importante contar com o máximo de ferramentas possíveis para tornar os processos mais descomplicados e promover uma comunicação mais eficaz, mesmo a distância. Por isso, aposte em softwares, aplicativos gratuitos, planilhas etc.

Definir como será sua gestão escolar é um grande passo para a organização das demandas do gestor. Por isso, estude e analise cada uma dessas possibilidades e entenda qual é a que mais se encaixa no seu modelo de gestão.

Saiba tudo o que envolve a gestão escolar!

Dentro da gestão escolar, existem muitas outras sub gestões que precisam ser levadas em conta, como por exemplo, a gestão de equipe, a gestão financeira e a gestão comunicacional. O gestor é um profissional com muitas responsabilidades e, é importante que ele conte com a ajuda de toda a comunidade escolar para desenvolver um bom trabalho. 

Veja quais são as 5 principais áreas que fazem parte da gestão escolar!

1- Gestão Administrativa

Toda gestão escolar precisa de um foco especial na parte administrativa. Quando se trata desta área da escola, o gestor deve se programar para lidar com demandas que estão para além das 4 paredes da instituição. A gestão administrativa da escola lida diariamente com documentos, alvarás, contratos, termos, cartórios, leis, etc. Todas as questões que envolvem a instituição enquanto negócio e, principalmente, enquanto estrutura física, são geridas pela parte administrativa da escola. 

Por isso, busque ter uma visão macro da organização e fique sempre atento a:

  • Manutenção do estoque e almoxarifado da escola;
  • Necessidade de reformas e adaptações físicas no espaço;
  • Gestão e controle dos equipamentos;
  • Licenças e notificações dos órgãos superiores.

2- Gestão Pedagógica

A gestão pedagógica é essencial para que sua escola possa se tornar referência na região em que está inserida. A boa gestão desta área afeta diretamente a qualidade do ensino oferecido pela instituição. Por isso, sempre reúna professores e coordenadores para traçar estratégias e planos que potencializam o trabalho em sala de aula e, consequentemente, melhoram o desempenho escolar dos alunos. Além disso, faça avaliações periódicas do rendimento escolar dos alunos e busque formas de ajudá-los em suas dificuldades.

Saiba como montar uma reunião pedagógica com sua equipe!

3- Gestão de Recursos Humanos

A gestão de recursos humanos, também conhecida como gestão de pessoas, demanda um trabalho constante da escola. Motivar, alinhar e engajar grupos de pessoas requer uma dedicação que não pode ser apenas pontual. A gestão escolar precisa criar uma cadência de ações que, juntas, possam resultar numa equipe escolar de sucesso. 

Para isso, a gestão escolar precisa:

  • Contornar as dificuldades de convivência das relações;
  • Manter o diálogo aberto, sem cerimônias;
  • Promover um bom relacionamento com a equipe escolar.

Quer 5 dicas de sucesso para sua gestão de equipe? Clique aqui e leia este artigo!

4- Gestão Financeira

Uma boa gestão financeira promove condições para que a escola possa melhorar seus processos, qualificar seu trabalho e tirar planos e metas do papel. Por isso, é necessário muito profissionalismo na gestão dos recursos financeiros da instituição e, principalmente, organização e transparência. Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como o gestor deve promover a gestão financeira da escola! 

5. Gestão da comunicação da escola

A comunicação é essencial para uma boa gestão, seja ela online ou presencial. Quando o gestor prioriza a melhoria dos canais de comunicação da escola, investindo em ferramentas de contato com pais e alunos e, também, na manutenção adequada das redes sociais, a escola tem muitos benefícios. 

Leia também: Saiba como promover mídia espontânea na sua escola!

Ou seja, a comunicação da escola é seu principal cartão de visita e, é por meio dela que acontece retenção de matrículas, marketing espontâneo e atração de novos alunos. 

Quer saber mais sobre como a gestão comunicacional pode te ajudar? Baixe nosso E-book gratuito sobre “Como captar novos alunos e ampliar a comunidade escolar usando mídia espontânea!”. Clique aqui e faça seu download!

E aí, o que achou deste tema? Foi relevante pra você? Então compartilhe com mais alguém!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.