14 de dezembro - 2020

Educar em casa: 5 dicas para ajudar seu filho no desenvolvimento escolar

O desenvolvimento escolar depende de vários fatores para ser bem sucedido. Na escola, os professores apostam em técnicas de ensino e usam formas avaliativas para mensurar os avanços dos alunos. Mas em casa, é importante que este desenvolvimento seja estimulado também. 

Muitas vezes os pais não sabem exatamente de que forma ajudar o filho no desenvolvimento escolar. Isso é muito comum, afinal, eles não são profissionais da educação. Mas o que muitos não sabem é que pequenas ações feitas ao educar em casa, ainda que de forma amadora, podem fazer grandes diferenças na vida escolar da criança. 

Neste artigo, vamos ajudá-lo a potencializar o desenvolvimento escolar do seu filho em casa, de forma natural. Mas antes, vamos entender um pouco sobre a importância e os benefícios gerados por esta interação dos pais na educação escolar dos filhos.

O papel da família no incentivo ao letramento do aluno

Educar em casa: Quais são os Benefícios?

A educação escolar quando continuada em casa, gera muitos benefícios não só ao aluno, mas aos pais e professores também. A comunicação melhora, os resultados são acompanhados de forma mais satisfatória e a criança se sente importante e valorizada. Esse sentimento gera o protagonismo, que deve ser incentivado desde muito cedo. 

Quando as crianças se sentem acompanhadas de forma especial pelos pais, o desejo de surpreendê-los se aflora. Isso porque os pais são os maiores exemplos para a criança, então, eles devem ser os maiores incentivadores dos filhos. Incentivar, encorajar e ajudar a criança é um dever da família. 

Escrita criativa: saiba como crianças podem desenvolver em casa

Muitos pais não encontram tempo para dedicar ao acompanhamento da vida acadêmica dos filhos, ou quando acompanham, focam em cobranças e metas relacionadas às notas do boletim escolar. Isso gera na criança uma ansiedade que afeta muito o seu desenvolvimento. 

Quando os pais interagem da forma correta com a educação escolar de seus filhos, eles promovem: 

  • Autoestima
  • Autoconfiança
  • Criatividade
  • Liberdade de expressão
  • Perseverança
  • Autonomia

Para ajudar os pais nessa missão, separamos 5 dicas essenciais para ajudar o filho no desenvolvimento escolar!

1- Melhore a comunicação ao educar em casa

Diálogo é essencial para ajudar o aluno em qualquer situação. Muitos filhos não têm liberdade para conversar abertamente com os pais sobre assuntos referentes à escola. Nesses casos fica muito mais difícil para os pais encontrar formas de ajudar no desenvolvimento escolar dos filhos.  

Por isso, crie um ambiente acolhedor e foque em melhorias na comunicação com o seu filho: 

  • Seja transparente
  • Aceite ouvir mais do que falar
  • Tente entender o contexto do seu filho
  • Mostre que quer ajudar, sem julgamentos
  • Respeite e seja compreensivo
  • Passe segurança

Educar em casa: Saiba como a gamificação pode te ajudar

2- Observe o lado socioemocional

Muito além de focar no desenvolvimento intelectual, você deve focar no desenvolvimento socioemocional. O lado emocional do aluno pode se tornar um grande impedidor no processo de ensino/aprendizagem. Quando a criança não está encorajada, se sente fracassando ou com muita ansiedade para aprender no tempo estabelecido para a turma, o rendimento escolar cai. 

Por isso, é importante que os pais reservem um tempo todos os dias para prestar atenção em como o filho tem se sentido. Isso deve ser observado em relação à escola, aos amigos de classe, aos professores e até mesmo em relação à família. Tente entender como ele se sente dentro dessas dinâmicas relacionais, para enfim, ajudá-lo a se sentir melhor. 

3- Evite cobranças desnecessárias

O processo educacional se torna muito mais difícil quando o aluno se sente cobrado de forma excessiva. Como já falamos, muitos pais focam apenas nos resultados finais, representados pelas notas no boletim escolar. Por isso, cobram demais, até mesmo usando ameaças de castigos que, por si só, já fazem o aluno ficar com uma carga desnecessária de estresse e ansiedade. 

4- Recompense o esforço, não só as conquistas

Valorizar o esforço do aluno é fundamental. Em casa, quando os pais estão abertos a viver de forma mais intensa a vida acadêmica dos filhos, cada passo rumo ao desenvolvimento deve ser comemorado. Isso porque o aluno fica muito mais encorajado e motivado quando existe uma rede de apoio em torno dele. 

Às vezes nós, como seres humanos, temos a tendência de focar apenas nos resultados, gerando frustrações quando não conseguimos alcançá-los. Mas o importante aqui é entender os limites e respeitá-los, não deixando de curtir as pequenas vitórias do processo de ensino/aprendizagem.

5- Curta o processo de educar em casa

Lembre-se: Você é um potencializador do conhecimento que seu filho adquire na escola, mas não deve esquecer de curtir o processo como pai dele. Muitos pais ficam tão preocupados durante esse acompanhamento mais próximo da vida escolar dos filhos, que se atolam em atividades educativas em casa. Busque o equilíbrio, pois seu filho precisa brincar e ter momentos de ócio produtivo junto com você também. Então, curta o processo e tente tornar tudo isso muito mais leve!

Compartilhe este conteúdo com alguém interessado em educação!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.