9 de junho - 2021

Coordenador pedagógico: saiba qual é seu papel estratégico na escola!

O dia a dia na escola demanda muito dos educadores, principalmente, do coordenador pedagógico. É muito comum que se crie uma imagem deste profissional resolvendo conflitos, ajustando calendários e programando projetos pedagógicos. Mas o papel do coordenador pedagógico, apesar de contar com essas demandas, vai muito além disso.

Faz parte do papel estratégico do coordenador pedagógico manter- se sempre atualizado. A formação continuada auxilia na atuação do coordenador de diversas maneiras. Um bom profissional busca conhecer cada vez mais, não só assuntos relacionados à educação, mas também:

  • Gestão de pessoas;
  • Educação socioemocional;
  • Comunicação estratégica;
  • Tecnologias da educação.

Por isso, é necessário que o coordenador pedagógico saia da caixinha e pense além da sala de aula, de forma estratégica. Estudar sobre como se comunicar melhor, como desenvolver pessoas e como ajudar os alunos a expressar sentimentos e ideias, ajuda a desenvolver o processo de ensino da escola como um todo.

Leia também: Escrita: Saiba como melhorar a habilidade de comunicação das crianças.

De forma estratégica, o papel do coordenador pedagógico é:

  1. Acompanhar o desempenho dos alunos;
  2. Selecionar quais métodos e materiais melhor se encaixam no contexto da escola;
  3. Auxiliar no desempenho dos professores;
  4. Fazer a ponte de comunicação entre todos os envolvidos no processo educacional;
  5. Estruturar o projeto político-pedagógico da escola.

Saiba como realizar a gestão de projetos pedagógicos no ensino remoto!

Além disso, trazer inovação para a escola é fundamental, afinal, os professores muitas vezes estão tão atarefados, que não percebem a monotonia das aulas. E é aí que entra o papel estratégico do coordenador pedagógico. O coordenador precisa se atualizar para encontrar novas maneiras de ensinar. 

Leia também: Os 4 Ps da Aprendizagem criativa: como colocá-los em prática?

Desafios do coordenador pedagógico 

Diante de tantas responsabilidades, o coordenador enfrenta alguns desafios durante sua atuação na instituição de ensino. Isso é muito comum e quase inevitável, então, uma forte característica de um bom coordenador pedagógico é saber contornar esses desafios e usá-los à seu favor. 

Separamos 3 desafios principais do coordenador pedagógico e, junto de cada um deles, uma solução estratégica para que seu trabalho vá mais além!

1- Acúmulo de funções

Um dos maiores desafios do coordenador pedagógico é balancear o acúmulo de funções. Quando o coordenador quer abraçar o mundo, inevitavelmente, muita coisa importante fica de lado. Isso pode acontecer quando a equipe pedagógica está reduzida e o coordenador precisa atuar em várias frentes. Mas também pode acontecer quando o perfil comportamental do coordenador é muito proativo. 

Na boa intenção de ajudar a resolver muitas demandas na escola, o coordenador acaba esquecendo de investir tempo justamente no seu papel estratégico e, isso pode ser muito prejudicial para a instituição de ensino. Nesses casos, é preciso desenvolver nos professores competências de gestão para que pequenos problemas sejam resolvidos rapidamente, de forma que eles não se acumulem, prejudicando o ambiente de aprendizado.

2- Falta de autonomia para o coordenador pedagógico atuar

Uma das funções do coordenador pedagógico é a de introduzir no ambiente escolar novas práticas, projetos e atividades inovadoras. Mas em algumas instituições o papel do coordenador pedagógico pode ser limitado à execução de tarefas. Apoiar o livre desenvolvimento das atividades do coordenador é fundamental e muito saudável para instituição de ensino.

Uma boa maneira de lidar com este desafio é estruturar ideias e planos, trazendo provas sociais, exemplos de sucesso, aplicações práticas e números de indicadores para as reuniões com a direção escolar. Assim, o coordenador pedagógico conseguirá ser mais ouvido e provar a eficiência de suas propostas, ganhando mais espaço de atuação na escola. 

3- Lidar com diferentes contextos

O coordenador pedagógico lida com diferentes realidades o tempo inteiro enquanto organiza e propõe atividades que possam atender a todos os alunos e professores. Além disso, é muito comum que o coordenador se torne um amigo, confidente e conselheiro dentro da comunidade escolar. Isso gera grandes expectativas na figura deste profissional e, nem sempre é fácil lidar com os diversos contextos e atender a essas demandas. 

Por isso, não carregue esta responsabilidade sozinho. Conte com a ajuda de um psicopedagogo em sua equipe. Este profissional poderá auxiliar o trabalho do coordenador de forma geral e, também, promover uma rede de apoio especializada para pais, alunos e professores.

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com sua equipe pedagógica!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.