24 de fevereiro - 2021

Escrita: Saiba como melhorar a habilidade de comunicação das crianças

A escrita é uma habilidade muito importante para os seres humanos. É por meio dela que boa parte da comunicação interpessoal acontece e, por isso, ela é uma das primeiras habilidades desenvolvidas na escola. Por meio da escrita as crianças começam a expandir seus conhecimentos e podem registrar suas experiências. 

Na educação infantil, a escrita é um resultado do processo de alfabetização e letramento. Por isso, é preciso passar por algumas etapas até que a criança tenha uma boa comunicação desenvolvida e se expresse bem por meio da escrita. Além disso, é essencial que a criança esteja inserida num ambiente letrado, para que sua habilidade de comunicação através da escrita seja bem desenvolvida.

Educação socioemocional: como lidar com crianças ansiosas

Mas como podemos criar um ambiente letrado para a criança desenvolver sua escrita?

  • Deixando livros à disposição da criança no ambiente
  • Dando o exemplo e sendo um adulto interessado por leitura
  • Promovendo rituais diários de leitura com a criança
  • Incentivando a curiosidade e exploração autônoma
  • Criando espaços para questionamentos sobre coisas cotidianas 

Como a criança desenvolve sua comunicação escrita?

A criança desenvolve sua escrita primeiramente pelo contato com o mundo letrado, como já falamos antes. O desenvolvimento do letramento infantil desde os primeiros anos de vida da criança divide opiniões no meio educacional. Muitos educadores acreditam que este contato precoce seja prejudicial ao desenvolvimento da criança. Já outros, acreditam que seja essencial para o sucesso do desenvolvimento do letramento. 

Mas ainda assim, muitas instituições apostam na ideia de assegurar ao aluno a interação com o mundo letrado desde cedo. É claro que este contato deve ser pensado de acordo com as especificidades de cada idade, ou seja, a criança deve aprender brincando, de forma leve e saudável. 

As fases da construção da escrita devem ser respeitadas. São elas:

  • Hipótese pré-silábica
  • Hipótese silábica
  • Hipótese silábico-alfabética
  • Hipótese alfabética

Educação socioemocional: Aprenda a usar em sala de aula

A linguagem escrita deve ser trabalhada continuamente na educação infantil, assim como nas demais fases educacionais, para que esta habilidade seja aprimorada cada vez mais. Isso ajuda a promover uma maior facilidade de expressão da criança por meio da linguagem, o que traz inúmeros benefícios socioemocionais para ela. Por isso: 

  • Dedique tempo
  • Valorize os esforços
  • Dê feedbacks
  • Instigue a autocrítica
  • Estimule o bom uso da tecnologia e de jogos

Separamos algumas dicas para ajudar a criança a melhorar a habilidade de comunicação por meio da escrita!

1- Apresente o lado artístico da escrita para a criança

Muitas vezes a criança entende a leitura e a escrita de forma muito formal e até mesmo obrigatória. Mas apresentar o lado artístico da escrita é essencial para que ela desenvolva um maior interesse por esta habilidade. O professor, em parceria com os pais, deve promover o contato da criança com os gêneros textuais e criar um espaço livre para que ela exerça a criatividade. É só quando a criança perde o medo de errar e ser mal avaliada que ela consegue se desenvolver plenamente. 

2- Incentive a criança a registrar suas experiências cotidianas

O costume de escrever registros de experiências cotidianas não é uma super novidade. Há muitos anos a prática de escrever em diários é muito comum, principalmente entre crianças e jovens. Nesta fase, eles precisam de um lugar neutro onde possam se expressar sem medo. 

Falar sobre sentimentos e acontecimentos reais é um exercício muito legal e desafiador para o desenvolvimento. Por isso, incentivar esta prática é essencial para que as crianças aprendam cada vez mais a se comunicar melhor por meio da escrita. 

3- Apresente os textos em seus contextos reais

Um ponto importante para o desenvolvimento da escrita e da comunicação é criar contextos para a imaginação. A criança precisa ter contato com textos em contextos reais para ter inspiração e referência na hora de trabalhar sua comunicação escrita. 

Por isso, ao contar uma história ou ler um texto em sala de aula, busque trazer informações como:

  • Época em que foi escrito
  • Localização geográfica
  • Contexto social
  • Grandes marcos históricos da época

Projeto Super Autor: Saiba como melhorar a comunicação escrita das crianças!

Uma ótima forma de incentivar a comunicação escrita é encaixar o projeto de letramento no seu plano de aula. Existem projetos que incentivam o interesse pela leitura e ajudam os alunos a ter experiências próprias de uma só vez. Um deles é o projeto SuperAutor, um projeto de letramento que transforma os alunos em autores de suas histórias. Neste projeto, cada aluno escreve e ilustra seu próprio livro autoral. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Além disso, este projeto promove total interação entre pais, alunos e escola, afinal, todos participam do processo de criação dos livros. 

O resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

E aí, gostou deste artigo? Coloque estas dicas em prática e melhore a habilidade de comunicação escrita dos seus alunos!

Comentários

  1. Aqui é a Rita Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.