Suporte para pais - (21) 99722-3393 Suporte para escolas - (21) 99694-5751
5 de abril - 2021

Teorias da Educação: Conheça e entenda as 6 principais

O processo educacional envolve muitos conceitos, práticas e teorias diferentes. Essas teorias baseiam estudos e regem algumas linhas de pensamento e conduta de muitos educadores. No meio educacional, algumas teorias da educação podem ser muito diferentes umas das outras, levando professores a caminhos diversos. Isso é super interessante, afinal, a educação deve ser refletida e reavaliada a todo momento, sem padronizações muito engessadas.

Educação infantil: Saiba o que abrange esta área de ensino!

De todo modo, a maioria das teorias da educação pensam aspectos individuais e sociais do aluno no processo de ensino. Todo indivíduo, apesar de suas particularidades, desenvolve uma natureza social que move sua forma de viver. Por isso, as teorias da educação se dividem em dois pontos de vista: 

  1. Psicológico: visa potencializar as capacidades do indivíduo;
  2. Sociológico: busca desenvolver habilidades sociais e socioemocionais.

Explorar esses aspectos na educação em sala de aula é essencial para o crescimento e desenvolvimento do aluno como cidadão. Além disso, este processo ajuda a formar habilidades biológicas, psicológicas, sociais e culturais do indivíduo.

Quais são as tendências em teorias da educação?

O educador e escritor brasileiro, José Carlos Libâneo, classificou as tendências pedagógicas em dois grupos, que seriam os liberais e os progressistas. A análise feita por Libâneo relaciona a educação à estrutura social e conecta a prática pedagógica do professor. Ou seja, essas tendências em teorias da educação influenciam a posição dos professores na prática docente em relação à sociedade. 

Mas o que são exatamente esses dois grupos de tendências das teorias da educação?

  • Pedagogias liberais: Teorias não críticas, ou seja, a escola prepara os alunos para o desempenho de papéis pré definidos socialmente;
  • Pedagogias progressistas: Teorias críticas, ou seja, entendem a educação como um processo sócio-político.

Ou seja, cada vez mais a escola tem desempenhado um papel com fim social. Tudo isso tem influência de grandes nomes das teorias da educação. Alguns especialistas contribuíram para o desenvolvimento da pedagogia que temos hoje em dia, como por exemplo:

  • Burrhus Frederic Skinner;
  • Célestin Freinet;
  • Jerome Bruner;
  • Lev Vygotsky;
  • Jean Piaget;
  • Paulo Freire.

Os 4 Ps da Aprendizagem criativa: como colocá-los em prática?

Cada um desses pensadores contribuiu na formação das teorias da educação e seus estudos são reconhecidos até hoje. Pensando nisso, separamos as 6 principais teorias de educação para você conhecer e entender um pouco mais sobre cada uma delas.

1- Teoria da aprendizagem de Skinner

Em seu livro “Are theories of learning necessary? Psychological Review” (Teorias de aprendizado são necessárias? Revisão Psicológica), Skinner afirma que o ser humano resulta de uma série de combinações. Dentre elas, estão a combinação da herança genética e das experiências adquiridas ao longo da vida. Para ele, o que mais contribui para a educação não são os estímulos que são  feitos no processo de aprendizagem, mas, sim, os estímulos que reforçam este processo. Ou seja, a memorização é entendida como essencial nesta teoria da educação. 

2- Teoria do Construtivismo

Criada por Bruner em seu livro “The process of education” (O processo de educação), a teoria do construtivismo é muito ligada ao desenvolvimento da criança. Nesta teoria o autor enfatiza o processo da descoberta como foco da aprendizagem. Ou seja, neste caso, o aluno não é apenas um espectador passivo, mas sim, possui uma participação ativa. Todo este processo acontece por meio de desafios que impulsionam o interesse do aluno pela aprendizagem.

3- Teoria da aprendizagem significativa

Esta teoria, criada por David Ausubel, acredita na aquisição e retenção de conhecimentos de forma significativa para o indivíduo. Ou seja, o professor deve apresentar sentido na hora de passar o conteúdo ao aluno. Dessa forma, o processo de aprendizagem se torna mais eficaz, poupando tempo e otimizando recursos. Quando o aluno consegue ver sentido prático no que está aprendendo, a memorização é inevitável.

4- Teoria do Construcionismo

Em seu livro “Mindstorms-Children, computers and powerful ideas” (Tempestades mentais – crianças, computadores e ideias poderosas), Seymour Papert apontou a teoria do construcionismo. Esta teoria é baseada em dois sentidos de construção do conhecimento. Dessa forma, ele acredita que as pessoas aprendem enquanto constroem ativamente novos conhecimentos. Ou seja, vale mais o processo de construção do que a aprendizagem pré definida.

5- Pedagogia da autonomia

Paulo Freire, em seu livro “Pedagogy of the Opressed” (Pedagogia do Oprimido), explica a pedagogia da liberdade e critica o ensino tradicional. Nesta teoria, o foco principal é que os conhecimentos sejam compartilhados de forma mútua. Ou seja, professores e alunos aprendem uns com os outros. O professor então, deixa de ser detentor e passa a ser mediador do conhecimento, possibilitando que o aluno faça suas próprias análises e conclusões.

Muito além de uma atividade: Entenda o propósito do Projeto SuperAutor!

6- Teorias da educação Construtivista de Piaget

Jean Piaget, aborda a teoria construtivista em seu livro “The Child ‘s Conception of the world” (A concepção infantil do mundo). Esta teoria aborda bastante o conceito de estrutura cognitiva. São exploradas quatro estruturas do cognitivo primário: sensomotor, pré operações, operações concretas e operações formais. O papel do professor no desenvolvimento dessas estruturas é de facilitador do conhecimento, dessa forma, a criança deve ter todo o suporte necessário para experimentar e adquirir conhecimentos sem interferências externas.

E aí, gostou deste conteúdo? Comente aqui de que forma ele te ajudou! 

Comentários

  1. Sim, Gostei muito do texto, .. Entendi pela linha de raciocínio de que as “Teorias da Educação”, definem e auxiliam no processo de “Ensino Aprendizagem”, adequando à particularidade de cada aluno e, a melhor forma de repassar o conteúdo do ensino..

    1. Amei muito bom obrigado super esplicativo , Ótimo conteúdo para aplicar em sala de aula. As crianças se interagem umas compras as outras e começam a pensar juntas e se ajudarem entre se a convivência com outras crianças traz experiência de amizade e ajudam no comportamento coletivamente.muito bom.

    2. Amei muito bom obrigado super aplicativo
      , Ótimo conteúdo para aplicar em sala de aula. As crianças se interagem umas compras as outras e começam a pensar juntas e se ajudarem entre se a convivência com outras crianças traz experiência de amizade e ajudam no comportamento coletivamente.muito bom.

  2. A teoria personalista defende que o professor e como facilitador do PEA, acompanhando alunos por alunos, visto o mesmo e livre de se aprender

  3. De facto são teorias de grandes mestres da educação. Que estão a alimentar os processos de ensino/aprendizagem do nosso universo .

  4. Excelente, me fez lembrar dos conteúdos estudados no extinto “magistério” que cursei há mais de vinte anos, e creio que vai me ajudar na prova da SEDUC do estado do Pará.

  5. AMEI O CONTEÚDO,POIS VOU PRESTAR CONCURSO PÚBLICO HOJE,E ME DESPERTOU ALGUMAS DÚVIDAS QUE EU TINHA.MUITO OBRIGADA!

  6. Adorei o assunto abordado! Muito esclarecedor e fácil compreensão. Nós ajuda a ter maior clareza das teorias da educação, entendendo em qual ou quais delas estamos embasadas, enquanto professor!

  7. Eu me identifiquei muito com Paulo Freire, pois o professor deve dar esse espaço para o aluno fazer suas próprias analises e conclusões, e também uma sala de aula ministrada por um bom ministro é essencial que:
    O Professor e o aluno andem no mesmo ritmo e sim o Aprendizado é valido entre as duas partes em relação a conhecimentos. Pois o professor também pode aprender com seus alunos.

  8. Conteúdo resumido, porém muito bem explicado. As principais teorias da educação foram abordadas em seus principais aspectos, não deixando dúvidas ao leitor.

  9. GOSTEI,APESAR DE SER UM TEMA DIFERENCIADO DE ACORDO COM A TEORIA DE CADA AUTOR,A EDUCAÇÃO É BASTANTE AMPLA NO QUE SE REFERE AO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO.

  10. É importante ressaltar, que todo empenho atribuído nesta seleção de direcionamentos pedagógicos, é digno de louvor pelo desejo de contribuir com o desenvolvimento individual e plural, no processo de ensinoaprendizado.

  11. Gostei muito do resumo, está claro e objetivo, fazendo-me recordar do que já havia estudado! Muito obrigada.

  12. O CONTEXTO QUE DEFINE O DESIVOLVIMENTO DO APRENDIADO INFANTIL, CONSTITUI-SE DA CONCEPÇÃO DE CADA AUTOR, ONDE CADAUM COLABORA COM UM ASPECTO FUNDAMENTAL DE UM APRENDIZADO CONCRETO PARA FOMAÇÃO EDUCACIONAL DA CRIANÇA, JÁ QUE EM DIVERSOS PONTOS FUNDAMENTAIS PARA INTRODUDIR O CONHECIMENTO DIVERSAS FORMA DE APREENÇÃO DE FATORES QUE SÃO FUNDAMENTAL NA PREPARAÇÃO DE SERES HUMANOS CONSCIENTES DE SEUS DIREITOS E DEVERES OU SEJA: (CIDADÃOS LIVRES). SALIENTANDO QUE EM TO DO ESSE PROCESSO TAMBÉM FAZ-SE MUITO IMPORTANRE `INTERAÇÃO DE TODOS ALUNOS COM NEDIAÇÃO DOCENTE.

  13. A super autonomia o aluno acha que pode fazer o que ele quiser mais não é bem assim sala de aula tem limites e regras de ensino e educação tem que aver respeito pelo aluno mais também o aluno tem seus limites de aprender para isso tem que aver uma compreensão entre alunos e professores transformando ambiente saudável para todos

  14. A super autonomia o aluno acha que pode fazer o que ele quiser mais não é bem assim sala de aula tem limites e regras de ensino e educação tem que aver respeito pelo aluno mais também o aluno tem seus limites de aprender para isso tem que aver uma compreensão entre alunos e professores transformando ambiente saudável para todos gostei Dimais e aprende muito com essas teorias amei

  15. As terias de Paulo freire e vallom são estudos eficientes para que a cognitiva dos assuntos em filosofia e pensamento seja entendida de maneiras separadamente intencionadas em ajudar a compreensão dos fatores de diferenças em comportamento humano sendo assim muito eficaz na hora de analisar cada problema fim

  16. Eu gostei muito deste conteúdo os fundamentos teóricos dos autores muito bom e compreensivo para nossa jornada de estudante coisas interessantes e coisas estranhas que acontecem no nosso mundo de hoje com nossa geração de criança e adolescentes conflitos e problemas familiares graves e violentos

  17. Gostei muito do assunto e de todos os autores dos livros, aprender sobre autonomia e saber lidar com conflitos escolares e em família pra mim foi importantíssimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.