27 de janeiro - 2021

Protagonismo infantil: 3 formas de promover no seu filho

O protagonismo infantil é um termo muito comum, porém complexo de entender em alguns pontos. Muitos adultos confundem o protagonismo com a falta de limites para uma criança. Mas, na verdade, o que o protagonismo infantil propõe é que a criança tenha espaço para desenvolver habilidades socioemocionais. Essas habilidades não são desenvolvidas quando a criança está num ambiente sem limites. 

Dar protagonismo a uma criança envolve algumas técnicas e, por isso, não é o mesmo que deixar a criança agir somente como ela quiser. Toda criança deve ser reconhecida como um ator social, ou seja, ela deve ter direitos e ser levada em consideração de forma individual.

As profissões do futuro: Saiba como preparar seu filho para elas!

Durante o desenvolvimento da aprendizagem, a criança deve ser protagonista principalmente para que ela não seja apenas participante, mas sim, ator principal do seu processo educacional. É claro que pais e professores continuam como um ponto principal de mediação entre os conhecimentos e o aluno. Mas quando o protagonismo infantil é incentivado, a criança tem mais oportunidades para desenvolver conhecimentos empíricos e trabalhar sua curiosidade.

Quais são os benefícios do Protagonismo Infantil?

Além de proporcionar momentos para que a criança expresse livremente opiniões, sentimentos e pensamentos, o protagonismo infantil vai muito além. Ele é muito importante como agente de mudanças sociais, pois isso envolve um caráter político e social pedagógico. 

A educadora Ana Alice Esteves fala sobre como ações práticas realizadas durante as atividades na escola impactaram a sua própria vida e da sua família, mostrando que uma educação baseada nesses princípios pode oferecer condições para as novas gerações serem protagonistas de mudanças sociais tão necessárias para a humanidade. Assista a palestra e entenda melhor!

Dessa forma, o protagonismo infantil colabora para a formação da:

  • Cidadania
  • Responsabilidade social
  • Empatia
  • Autoestima

Para te ajudar nessa missão, separamos 3 formas de promover o protagonismo infantil do seu filho! 

1- Dê importância aos projetos da criança

Você já deve ter notado algum adulto dando pouca atenção, ou até mesmo criticando algo que uma criança fez. As crianças adoram ser validadas pelos pais e responsáveis e, muitas vezes, isso não acontece. Alguns pais dão pouca importância aos projetos que a criança realiza, por falta de tempo, paciência, ou até mesmo entendimento. 

Mas é muito importante que os adultos não desestimulem a criança nesses momentos onde elas estão explorando novas coisas. Os pais devem buscar participar ao máximo, oferecer suporte, ajudar quando necessário e ouvir a criança com empolgação e interesse. Essas pequenas coisas proporcionam inúmeros benefícios à autoestima da criança!

2- Se disponha a entender como a criança está se sentindo

Se a gente parar um pouco para ouvir o que a criança tem a dizer, metade dos problemas da Educação Infantil poderiam ser solucionados facilmente. O grande desafio para os adultos é se dispor a entender e ouvir a criança e, principalmente, dar o tempo necessário para que ela trabalhe os próprios sentimentos. 

Por isso, seja aberto ao diálogo sem julgamentos, para que a criança se sinta à vontade para falar com você sobre as próprias emoções. Não tente apenas resolver rápido as questões, mas tente entender e ajudar a criança a resolver sozinha, com sua supervisão caso ela precise de ajuda. Isso ajudará muito a promover o protagonismo infantil.

Educar em casa: 5 dicas para ajudar seu filho no desenvolvimento escolar

3- Deixe a criança ter a própria autonomia

Promover a autonomia da criança é uma ótima maneira de exercitar o protagonismo infantil. Isso porque a criança autônoma toma decisões, faz escolhas e realiza atividades de forma independente. Isso tudo, claro, com a supervisão dos adultos à sua volta. São pequenas coisas no dia a dia que fazem toda a diferença.

Permita que a criança:

  • Decida a roupa que vai vestir
  • Escolha um filme para assistir
  • Ajude nas tarefas domésticas
  • Tenha as próprias responsabilidades

Dica extra: Projeto SuperAutor Em Casa!

O projeto SuperAutor nasceu do desejo de desenvolver a capacidade criativa das crianças através da escrita. SuperAutor é um passaporte para o mundo dos livros, do conhecimento e do futuro da criança! Neste projeto o seu filho escreve e ilustra o próprio livro autoral em casa, com a sua ajuda. Como funciona o SuperAutor em casa?

Como promover o letramento e alfabetização do seu filho em casa?

  1. Adquira o Kit de Construção do livro: Você receberá em seu e-mail: material completo para produção do livro, acesso para nossa plataforma e um cupom para receber uma versão impressa em casa.
  2. Crie seu livro na nossa plataforma: Acesse a nossa plataforma e monte o livro cumprindo as etapas: escreva a biografia, faça um upload da foto de seu filho, transcreva a história e suba os desenhos
  3. Faça seu pedido com seu cupom: Ao utilizar o cupom, você pode receber uma versão impressa em casa. Você ainda pode adquirir quantas versões impressas mais quiser!

Todo o processo de criação do livro é online, por meio da nossa plataforma. Ao comprar o Kit você recebe os livros prontos em casa e tem acesso a um guia de apoio com conteúdos gratuitos!

E aí, gostou? Saiba mais sobre o SuperAutor em casa e incentive o protagonismo do seu filho!

Comentários

  1. Sensacional!
    Como não sabemos muito bem quais serão as profissões mais procuradas no futuro, o protagonismo é uma das habilidades mais importantes de ser desenvolvida nas crianças!
    Já fazemos muitas atividades com esse propósito aqui em casa
    Adorei a idéia do livro e vou fazer com meu mais velho!
    Parabéns e obrigado

    1. Muito bacana, esperamos que seja uma experiência incrível para você e seu filho! Conte com nossa equipe para ajudá-la no processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.