9 de abril - 2020

Como promover o letramento e alfabetização do seu filho em casa?

O processo de letramento e alfabetização é muito importante para o indivíduo. Isso porque este aprendizado não é só um conhecimento importante, mas principalmente, necessário para a vida social. É por meio do letramento que a pessoa se conecta com o mundo a sua volta e passa a estabelecer relações e comunicar. 

Incentivar o letramento e alfabetização de uma criança é algo essencial, pois, a partir do momento em que a criança se torna letrada, um mundo de possibilidades se abre e o processo de ensino-aprendizagem ganha um ponta pé inicial. 

Saiba o que é Literacia Familiar e como desenvolvê-la

Por este motivo, o foco no letramento e alfabetização deve ser redobrado e esta etapa precisa ser realizada de forma eficiente, para que o aluno tenha total capacidade de aprender os demais conteúdos. 

Isso envolve não apenas saber codificar e decodificar o sistema linguístico, mas também envolve interpretar o que a comunicação quer estabelecer e saber se expressar de maneira que o outro entenda. 

Quando se deve iniciar o letramento e alfabetização?

Cada criança é única e, por isso, passa por seu próprio processo de desenvolvimento. Mesmo assim, em cada idade é comum que os pequenos apresentem alguns marcos importantes de aprendizados relativos à leitura e à escrita. Um bebê de 0 a 3 anos, por exemplo, demonstra curiosidade por ouvir histórias, por isso é importante ler para os bebês sempre. 

Já na fase de 4 a 5 anos, elas conseguem escrever seu próprio, reconhecendo esse conjunto de letras como uma palavra. Além disso, também já gostam de ouvir histórias mais longas e contar as que conhecem. Por isso, é importante que os pais antes mesmo da criança começar a frequentar uma escola, estimulem o interesse pela leitura presenteando os filhos com livros de histórias infantis. 

Literacia familiar: Conheça 3 formas práticas de promovê-la em casa!

Pensando em te ajudar neste processo, separamos 3 dicas práticas para desenvolver o letramento e alfabetização em casa!

1- Use a ludicidade das atividades infantis

A ludicidade é fundamental para manter o interesse da criança pelo processo de letramento e alfabetização. A linguagem é algo muito natural, as crianças aprendem a falar e compreender os adultos de um jeito surpreendente, formando frases inteiras sozinhas de um dia para o outro. Por isso, ensinar a ler e escrever precisa ser lúdico e divertido, para que seja algo natural também. 

Então, crie atividades em casa para que a criança tenha um contato com as letras e sílabas de forma divertida. Vale pesquisar na internet e buscar referências que se encaixem na sua realidade e na faixa etária do seu filho. Separamos algumas atividades disponíveis no YouTube pra te direcionar na criação das atividades: 

2- Use elementos do cotidiano para letrar

Todo o ambiente familiar deve ser um ambiente letrado para que a criança possa desenvolver as habilidades de letramento e alfabetização. E a melhor parte disso é que os pais não precisam fazer nada tão mirabolante para criar este ambiente. Basta estar atento e aproveitar as oportunidades a sua volta para criar momentos riquíssimos de troca com as crianças. Para isso, você pode: 

  • Fazer lista de compra de mercado com a criança
  • Ler rótulos de embalagens ou encartes de supermercado
  • Explorar músicas infantis com a criança
  • Aproveitar o momento das refeições para falar sobre o nome de cada alimento

3- Projeto superautor em casa

Você já ouviu falar sobre o projeto que transforma alunos em autores? O SuperAutor é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita nas crianças. Para as crianças que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura.

Para as que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Por: Amanda Guimarães

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.