18 de março - 2020

3 atividades pré escola para introduzir a criança no mundo letrado

Introduzir a criança no mundo letrado por meio de atividades pré escola é muito importante. Mundo letrado é o termo usado para caracterizar o processo pedagógico em que os adultos introduzem a criança no letramento, sem necessariamente alfabetizá-la. A criança precisa ser familiarizada com as letras, palavras e expressões e estar acostumada com um ambiente que estimule o interesse pela leitura e escrita. 

É necessário iniciar a criança no mundo letrado para que ela compreenda como funciona o sistema alfabético antes mesmo de ir para a escola. Isso fará com que o desenvolvimento escolar da criança seja muito mais rápido e promissor. Este processo de inserção no mundo letrado dura em média dois anos e ele funciona em algumas etapas:

  1. A criança começa a diferenciar cada letra a partir de seus formatos 
  2. Ela passa a entender o funcionamento do alfabeto e da escrita
  3. Passa a reconhecer e diferenciar os sons que cada letra produz
  4. Depois ela começa a elaborar hipóteses sobre a combinação e a distribuição das letras

A alfabetização vem por último neste processo e, à partir dos 5 anos de idade, a criança desenvolve um repertório e uma curiosidade para começar a efetivamente ler e escrever. Tudo isso pode ser potencializado com a ajuda dos pais, quando eles transmitem à criança a importância da leitura e da escrita. 

Por isso, ter o hábito da leitura é tão importante, principalmente para dar o exemplo às crianças. Quando os adultos são interessados pela leitura, a criança percebe a importância deste hábito e passa a valorizá-lo. Isso porque a criança está sempre em busca de referências e se espelha muito nos adultos ao seu redor.

A tendência de usar jogos para ensinar é cada vez mais utilizada nas escolas. Os resultados dessa experiência são muito positivos e trazem inúmeros benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. A dica é ser criativo e ter a mente aberta para experimentar novidades e brincadeiras que estimulem os alunos a querer aprender cada vez mais!

Como usar os jogos nas atividades para pré escola? 

  • Crie desafios
  • Divida em equipes
  • Crie gincanas
  • Busque incentivar com premiações
  • Faça rankings

Explorar rótulos de embalagens

As embalagens de produtos que usamos no dia a dia podem ser um campo riquíssimo de possibilidades para a criança explorar. Este é um hábito muito importante de ser incentivado, pois a maioria das pessoas não leem direito sobre os produtos que consomem e acabam ficando sem informações básicas como modo de usar, componentes da formulação, melhor forma de conservar etc. 

Além disso, as crianças poderão ter um contato maior com palavras e expressões que não fazem parte do meio em que vivem. Essa é uma boa oportunidade para elas pesquisarem e terem acesso à informações novas e interessantes. O professor pode criar uma atividade que envolva a pesquisa de palavras científicas que estão presentes nas embalagens, por exemplo, e criar uma aula muito dinâmica e rica. 

Fazer listas de compras de mercado

Outra atividade corriqueira da vida adulta, que pode ser muito enriquecedora e divertida para a criança é montar a lista de compras do supermercado. Os adultos já fazem a lista de compras de forma automática e por vezes não se atentam à infinidade de produtos e palavras que a criança ainda não conhece e que estão sempre presentes  nas listas.

Por isso, os professores podem explorar esta atividade em sala de aula pedindo que as crianças tentem lembrar os componentes de cada cômodo da casa. Assim, elas poderão ditar as palavras para que o professor escreva no quadro, para todos os alunos visualizarem,  promovendo uma memória visual e associação das palavras com os objetos. 

Atividades para pré escola: Projeto SuperAutor

Você já ouviu falar sobre o projeto SuperAutor? Ele é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

E aí, gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com alguém apaixonado pela educação!