22 de janeiro - 2020

Alfabetização e letramento: Como desenvolver de forma lúdica

O período em que uma criança é alfabetizada é um marco que gera impactos em toda sua vida. Quando falamos de alfabetização e letramento, estamos falando de um processo que insere as crianças na sociedade em que vivem e as torna parte de um grupo. Ou seja, a habilidade de escrever, ler e interpretar os códigos linguísticos é muito importante e é essencial para que os indivíduos exerçam plena cidadania. 

Todas as experiências vividas pela criança nesta etapa são decisivas para a eficácia de seu aprendizado. Por isso, a alfabetização e letramento da criança precisa acontecer de forma natural, lúdica e divertida, afinal, as crianças aprendem muito mais dessa forma. Isso porque a ludicidade proporciona momentos de aprendizagens que vão além da sala de aula. 

Alfabetização e Letramento: Conheça os principais métodos e saiba como aplicá-los!

Quando usada na alfabetização e letramento, a ludicidade: 

  • Desenvolve capacidades cognitivas
  • Impulsiona a curiosidade e descobertas
  • Proporciona conhecimentos empíricos
  • Reforça e fixa o aprendizado
  • Usa elementos do cotidiano da criança
  • Gera um maior bem estar 
  • Constrói uma memória positiva
  • Cria um relacionamento maior com o que está sendo aprendido

Ou seja, quando o professor consegue usar a ludicidade para ensinar em sala de aula, ele pode obter resultados surpreendentes no processo de alfabetização e do letramento dos alunos. Saiba como melhorar o desenvolvimento da aprendizagem dos filhos e alunos!

Como inserir a criança na alfabetização de forma lúdica

A ludicidade é não só uma forma prazerosa de ensinar e aprender, como é também uma forma de ensinar alunos com dificuldades de aprendizado. Nesses e em outro casos, diversificar os métodos de ensino é uma ação muito eficaz. Não deixe de se atualizar e estar sempre trazendo novidades e atividades lúdicas para sua aula, isso é muito importante para manter seus alunos engajados

Por que é importante iniciar o letramento nas atividades pré-escola!

Por isso, separamos 3 formas práticas de inserir a ludicidade na sua aula e engajar seus alunos no processo de alfabetização e letramento!

1- Use trabalhos manuais

Os trabalhos manuais são muito usados na educação infantil. Eles são uma forma lúdica de ajudar a criança a se manter engajada e atenta na aula, sem entrar na monotonia do dia a dia. Mas quando os professores usam essas atividades não só para sair da rotina, mas também para ensinar algo relevante aos alunos, os trabalhos manuais são muito mais otimizados e bem aproveitados. 

Além disso, os trabalhos manuais ajudam a criança a desenvolver:

  • Concentração
  • Disciplina
  • Capacidade cognitiva
  • Coordenação motora
  • Imaginação
  • Criatividade

Você pode usar estas atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento dos seus alunos de diversas formas. Além disso, uma dica legal é fazer recorte de palavras e letras de revistas e jornais e montar diferentes palavras a partir destes recortes. Dessa forma, nesta atividade, o aluno não só trabalha seu raciocínio lógico, como tem diversas experiências sensoriais a partir das texturas diferentes de cada papel. 

2- Musicalidade

A música faz muito sucesso no meio infantil e as crianças adoram ouvi-las e dançar com elas. Dessa forma, é muito comum ver desenhos, filmes e jogos infantis que contam com uma grande trilha sonora. Isso não é atoa, pois a música desperta inúmeros sentidos no cérebro humano, como por exemplo:

  • Marcação temporal
  • Ritmo corporal
  • Entonação de fala
  • Noção espacial

Além disso, a música faz o tempo passar mais rápido, ela envolve a criança e  proporciona uma sensação de prazer à quem escuta e torna tudo mais leve. Por isso, envolva a musicalidade no processo de alfabetização e letramento e transforme o aprendizado em algo lúdico e prazeroso para a criança. 

3- Aposte em brincadeiras

A brincadeira é uma prática muito importante para a educação como um todo. Ou seja, não se trata apenas de deixar a criança livre sem nenhum objetivo por trás disso e sim, de conduzir o conhecimento e o aprendizado de uma forma natural para ela. Por isso, quando os educadores aproveitam as brincadeiras do dia a dia para ensinar algum conteúdo, a criança fixa muito mais o que acabou de aprender por meio deste instrumento. Isso acontece porque ela acaba aprendendo de forma lúdica, sem pressão e fora da monotonia. 

Você pode iniciar o processo de alfabetização e letramento com brincadeiras com:

  • Jogo dos 7 erros
  • Caça palavras
  • Jogo da memória com letras
  • Adivinhando a palavra

Todas essas brincadeiras têm o objetivo de fazer a criança treinar a leitura, reconhecer as letras e fazer a junção delas para a formação de palavras. 

Projeto superautor

Você já ouviu falar sobre o projeto que transforma alunos em autores? O SuperAutor é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita nas crianças. Para as crianças que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura.

Para as que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Gostou das dicas? Vamos trabalhar a alfabetização e letramento de forma lúdica e criativa?

Por: Amanda Guimarães

Comentários

  1. Bom dia !
    Sou Professora Valéria, já trabalhei com multisseriada na rede municipal . E à soito anos trabalho em uma APAE com o processo de alfabetização.
    Gosto muito do que eu faço.
    Porém as vezes fico triste por não conseguir fazer com que todos os aluno se desenvolva no mesmo ritmo, entendo que cada criança é unica e cada um tem seu tempo de aprendizagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.