Whatsapp (21) 99722-3393 | Telefone de contato (21) 2042-0483
6 de julho - 2022

O papel do professor na vida dos alunos: muito além da sala de aula.

O papel do professor na vida dos alunos vai além de transmitir seus conhecimentos de forma didática, clara e respeitosa para seus alunos. Com a convivência e proximidade diárias, o adulto pode se tornar uma grande referência para seus pequenos. 

A relação positiva entre alunos e mestres pode se dar em diversas fases da vida, seja no ensino fundamental, no médio ou até mesmo na graduação e depois dela! A figura do educador em sala de aula é extremamente importante e se relaciona diretamente com a forma com que o discente se vê potente para aprender coisas novas e enfrentar seus próximos desafios.

Os primeiros anos na escola: formação da autoestima e autoconfiança

Para as crianças menores, nos anos iniciais, o apoio das professoras e professores é fundamental. É na primeira infância que a criança pode desenvolver uma base sólida de autoconfiança e certamente seu mestre será um grande aliado nesse processo, pois ela o enxerga como autoridade e inspiração.

Além disso, os movimentos realizados para que as matérias sejam explicadas e as atividades sejam realizadas em sala de aula englobam qualidades que, fora do ambiente escolar, também trarão muitos benefícios à vida do aluno. Como, por exemplo:

  • Não ter medo de errar ou arriscar;
  • Desejo de descobrir coisas novas;
  • Curiosidade diante do mundo e das suas inúmeras possibilidades.

Gestão emocional: Como promover com os alunos e crianças?

Tendo em vista a importância do papel do professor na vida dos alunos que compartilham dos seus ensinamentos, esteja atento e dedique-se para criar um vínculo de respeito, confiança, escuta ativa e carinho com seus alunos. Incentive sua autonomia, sua individualidade, seu bem estar e suas potencialidades. 

Professores inspiradores formam multiplicadores de seus conhecimentos, alunos engajados e com vontade de aprender, corajosos e sem medo de errar. Pessoas verdadeiramente confiantes e com a certeza de que são únicos e que, por isso, têm muito a compartilhar com a sociedade. 

Papel do professor: fazer parte dos momentos marcantes na vida de seu aluno

Educadores que realmente fazem a diferença se tornam inesquecíveis e viram parte permanente da memória afetiva de seus alunos. Todo mundo guarda no coração uma professora que passava a matéria de um jeito mágico ou tem a lembrança da pessoa que ensinou a ler e escrever, não é mesmo?

O letramento e a alfabetização são fases essenciais para a vida das crianças, tornar esse processo, que pode ser desafiador, em algo divertido e prazeroso é a forma mais saudável de vivenciá-lo. Já imaginou auxiliar seus alunos a se tornarem autores e ilustradores de suas próprias histórias como um marco do aprendizado da leitura e da escrita? 

Seria uma forma bonita de ser lembrado na vida dos pequenos! Além de proporcionar a eles um processo onde poderão explorar a criatividade e a imaginação, praticar sua autonomia e fortalecer a autoconfiança. 

Saiba mais sobre o programa SuperAutor e viva momentos inesquecíveis com seus alunos.

Comentários

      1. Texto excelente! A responsabilidade com os pequenos é extremamente importante, pois é nós Anis Iniciais que preparamos nossas crianças para conscientizá-las sobre o racismo existente em nossa sociedade, informando a elas sobre nossos pré conceitos no racismo estrutural com falas e jargões de caráter racista. É nos Anos Iniciais que iniciamos todo esse trabalho,para que possamos formar adultos conscientes,éticos e antirracista.

  1. Muito interessante o texto! Lembro com muito carinho até hoje da professora que me alfabetizou. Um bom professor realmente marca as nossas vidas para sempre!

  2. Cabe ao professor transmitir ao aluno o que a Humanidade já aprendeu acerca de si mesma e da natureza, tudo o que ela criou e inventou de essencial. O verdadeiro professor jamais ensina, desafia o aluno a buscar respostas e transferi-las para a vida.

  3. O professor tem papel muito importante na minha vida pois com ela passo boa parte do meu dia.
    Ela me proporciona momentos de alegria , entusiasmo, descontração. Com a professora aprendo a me alfabetizar, ater disciplina e uma boa educação.

  4. Boa noite
    Sou Eliane, professora de língua portuguesa e redação no ensino fundamental II e ensino médio

    Gostaria de saber mais sobre o programa SuperAutor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.