Suporte para pais - (21) 99722-3393 Suporte para escolas - (21) 99694-5751
26 de novembro - 2019

Super Lista: 5 Atividades Pedagógicas de concentração para crianças agitadas

O mundo infantil é composto por uma infinidade de estímulos, sejam eles visuais ou auditivos. Dessa forma, são tantas informações e novidades que as crianças se tornam cada vez mais dispersas quando é necessário ter um pouco mais de concentração. A falta de concentração apresenta, em algumas ocasiões, dificuldades no aprendizado, por isso, é papel da escola realizar atividades pedagógicas que contribuam neste sentido.

Atividades para educação infantil: Estimule o equilíbrio e a coordenação dos alunos!

A concentração é muito importante para as crianças, principalmente porque é por meio da concentração que se gera a curiosidade e a vontade de aprender cada vez mais. Por isso, através da atenção e da concentração, nossa mente pode se concentrar em um estímulo específico ao nosso redor para ignorar todos os demais. Além disso, sem concentração é praticamente impossível aprender algo. Portanto, as atividades pedagógicas de concentração são importantíssimas para o aprendizado. 

O que leva uma criança a perder a concentração?

O ambiente escolar pode ser um lugar muito propício à distração. Dessa forma, a grande quantidade de atividades pedagógicas, de crianças juntas, conversando, brincando e produzindo ruídos, são fatores que impedem que muitos alunos foquem no aprendizado. Além desses fatores, a falta de concentração pode ser causada por: 

  • Ambientes desorganizados;
  • Falta de rotina;
  • Alimentação desregulada;
  • Falta de atividade física.

Além desses fatores, questões neurológicas também podem afetar na dificuldade de concentração das crianças. Existem crianças que têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que são dificuldades ocasionadas por fatores neurológicos da criança. Nesses casos, o acompanhamento médico é essencial para ajudar na melhora da concentração e no rendimento escolar.  

Psicomotricidade: 3 Atividades de artes para a Educação Infantil

Então, com o acompanhamento adequado e as atividades pedagógicas pensadas para estas crianças, os alunos que possuem este transtorno podem acompanhar os demais alunos em sala de aula.  Por isso, o papel da escola é adaptar as aulas e as atividades pedagógicas para torná-las mais estimulantes, incorporando técnicas que colaborem para esse objetivo e garantindo a acessibilidade na escola.

Leia também: Benefícios da Meditação para Criança

Preparamos uma lista com 5 atividades pedagógicas para ajudar a melhorar a capacidade de concentração dos seus alunos!

1- Atividades pedagógicas de relaxamento com música

A música é uma ótima ferramenta para ajudar a relaxar os alunos e, consequentemente, promover uma maior concentração da turma como um todo.  Ela ativa o centro de prazer do cérebro e libera dopamina, que causa uma sensação de bem-estar. Por isso, usá-la nas atividades pedagógicas é muito eficiente.

Atividades pedagógicas com música ajudam a:

  • Acalmar
  • Estimular a memória
  • Aliviar dores
  • Promover autoconhecimento
  • Criar vínculos
  • Melhorar a comunicação

2- Atividades manuais 

As atividades pedagógicas manuais mantêm a criança entretida de diversas maneiras. Apesar de parecer uma tarefa simples, essas atividades pedagógicas têm um grande valor educativo e podem ajudar bastante a criar um ambiente propício à concentração. 

As atividades pedagógicas manuais ajudam a:

  • Desenvolver conceitos artísticos como cores e formas.
  • Promoverem o pensamento criativo e original. 
  • Estimular a perseverança e paciência.
  • Estimular as capacidades comunicativas e sociais das crianças.

Leia também: Atividades para educação infantil: Ensine matemática usando a culinária

3- Montagem de blocos

Os brinquedos de montar são ótimos para ajudar a desenvolver o funcionamento motor dos alunos. Além de ajudar fisicamente, eles agem no cérebro como um verdadeiro quebra-cabeça que estimula o desafio, a resolução de problemas e, consequentemente, a concentração.

Estas atividades pedagógicas trazem benefícios como: 

  • Persistência
  • Análise
  • Criatividade
  • Estratégia
  • Atenção

4- Jogos de sequenciamento

Usar jogos que contam com sequenciamento, sejam eles de números, de tarefas, de palavras etc, é muito eficaz para desenvolver a concentração. Por isso, proponha aos alunos jogos que envolvem cumprir determinada ordem, como: 

  • Soletrar palavras ou frases
  • Enumerar palavras relacionadas umas às outras
  • Separar números impares de números pares

5- Atividades de leitura

A leitura é uma hábito que traz muitas melhorias para os seres humanos. Quando praticamos a leitura, estimulamos diversas áreas do nosso corpo e principalmente, da nossa mente. Ler é uma academia para o cérebro e uma ótima fonte de concentração. A dica é trazer este hábito para a sala de aula incorporando às atividades pedagógicas de uma forma lúdica e criativa. 

Você pode:

  • Criar rodas de leitura
  • Rodízio de livros
  • Debates em grupo sobre as leituras da semana
  • Projetos de leitura

O projeto de leitura SuperAutor,  por exemplo,  é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita e ainda promover uma maior concentração dos alunos em sala de aula. Para os que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura.

Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. Assim, os alunos terão a concentração necessária e os estímulos certos para que o processo de letramento e aprendizado seja ainda mais eficiente. 

Viu como dá pra promover uma maior concentração dos alunos por meio de atividades atrativas e lúdicas?

Por: Amanda Guimarães

Comentários

  1. Gostaria de estar recebendo seu material
    Sou uma professora muito preocupada pela múltiplas inteligências e com a diversidade de problemas de aprendizagem na atualidade.
    As pessoas que estão lidando com a aprendizagem com o retorno das aulas presenciais não estão cientes do desafio que as espera.
    A ficha ainda não caiu dois anos pra recuperar mais defasagem .
    PREOCUPANTE!!!!!

    1. É verdade Luiza, o aprendizado dos alunos foi bastante prejudicado pelos anos de pandemia, devemos todos buscar soluções que permitam que eles cubram essa desafasagem.

  2. Peguei as dicas pois sou mãe de uma criança autista com 12 anos, realmente a música ajuda muito nos momentos de atividades, faço rotina de estudos com ele, incluo, música massinha, alfabeto móvel tudo bem colorido, , ele tem dificuldade de concentração e tem agitação, mas vamos por este caminho, tem dias de muitos ganhos tem dias que quase não avançamos, mas continuo no outro dia.
    Obrigada 🥰

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.