Saiba como usar o período de paralisação para criar conteúdo de aula
Em meio a crise mundial causada pelo novo coronavírus no início do ano de 2020, escolas e cursos de todo o mundo foram fechados por tempo indeterminado, impedindo professores de criar conteúdo de aula, a fim de diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e aglomerações. Esta medida foi necessária para assegurar a população e tentar diminuir a força do vírus, mais conhecido como COVID 19.
Alfabetização e letramento: 3 dicas para retomar de forma presencial pós covid!
Diante desta situação atípica professores e educadores estão tendo que criar conteúdo de aula e reavaliar seus métodos de ensino para testar novas formas de transmitir conhecimento e não deixar que os alunos sejam prejudicados neste momento alarmante. São muitos os prejuízos causados à educação em tempos de quarentena, mas o melhor a se fazer é manter a calma e achar boas formas de otimizar os esforços e aprender algo nesta crise.
Uma ótima forma de aproveitar o tema e gerar conscientização é levá-lo para as aulas e buscar debater com os alunos sobre tudo o que está acontecendo de forma ampla, criando conteúdo de aula a partir disso.
Porque é necessário explorar este tema?
Apesar de muito se falar sobre o coronavírus, a falta de informação ou o excesso dela tem gerado inúmeros transtornos. Isso porque as pessoas que não estão se informando acabam se colocando em risco e não entendendo a gravidade do problema e, por outro lado, as demais que estão consumindo muita informação, estão entrando em pânico.
Por isso, é de extrema importância que as crianças recebam informações seguras vindas de pessoas que elas confiam e, os professores, são seus maiores referenciais neste caso. Saber como conversar e transmitir muito mais do que informação e sim, conhecimento, fará toda a diferença na hora de criar conteúdo de aula sobre este tema.
Modelo híbrido de ensino: Como adaptar o protocolo de biossegurança
Além de tudo isso, existe um agravante que vai na contramão da informação: as fake news. Com a presença desse tipo de advento nos momentos atuais, tudo fica mais confuso e as pessoas compartilham notícias falsas com muita rapidez. A única forma de mudar este cenário é levando conteúdo de qualidade sobre os temais atuais para a escola, o lugar onde as criança aprendem a exercer sua cidadania.
Por isso, separamos 3 formas eficazes de levar o debate sobre o coronavírus até os alunos e aproveitar para criar o conteúdo de aula!
1- Fale sobre as pandemias ao longo da história
A explicação de como tudo surgiu é muito importante para as crianças, principalmente quando o assunto não para de passar na televisão e nos canais de comunicação. Para elas, tudo isso é uma grande novidade e lidar com o novo é assustador. Mas na realidade, o que precisamos passar para as crianças é que não é de hoje que o mundo enfrenta pandemias como estas. Isso é essencial para que elas não se desesperem e entendam que as medidas tomadas são baseadas nas experiências passadas, ou seja, elas funcionam.
Por isso, você pode abordar este tema historicamente falando sobre:
- Quais foram as últimas pandemias
- Como os políticos reagiram no passado
- Como a população se comportou
- Qual foi o desenrolar destas crises
- Como acharam a solução
- Quais foram as medidas que tiveram sucesso
2- Explore a ciência para criar conteúdo de aula
Não dá pra imaginar a vida sem a ciência. Ela está em tudo que fazemos e por isso ela se torna essencial nos dias de hoje. Em momentos de crise da saúde, como presenciamos hoje, fica ainda mais evidente a importância dos recursos científicos na vida cotidiana.
Então, mostre como a ciência colabora e age nesta situação, ensinando sobre:
- O que é um vírus
- Como ele se comporta no corpo humano
- O que podemos fazer para nos prevenir
- Como as vacinas agem nestes casos
Ensino remoto: Conheça 4 tendências educacionais que vieram para ficar
3- Busque criar conteúdo de aula sobre os impactos causados
A crise mundial causada pelo coronavírus gera impactos em diversas áreas da sociedade. Da economia até a educação, todos os setores são afetados negativamente nestes momentos e é importante se pensar sobre isso de uma forma crítica. Mas este é um momento muito oportuno para criar conteúdo de aula, pois os professores podem abordar assuntos que não faziam parte da vida das crianças.
Crie debates sobre:
- Como o coronavírus afeta as importações e exportações
- Comportamento da economia mundial diante disso
- Atendimento do sistema público de saúde aos infectados
- De que forma as escolas precisarão recuperar o período letivo
Viu como dá pra aproveitar a pandemia para criar conteúdo de aula relevante neste momento? Compartilhe este artigo com algum professor!