4 de outubro - 2021

Letramento: Como gerar prova social sobre este processo na escola?

O processo de letramento é muito importante para todo cidadão, por isso, escolas de referência se preocupam bastante com a qualidade do ensino neste período educacional. Além disso, pais e responsáveis valorizam muito esta etapa, pois é a partir dela que os alunos encontram condições para o desenvolvimento de diversas outras habilidades e competências.

Um processo de letramento eficaz leva em consideração diversos aspectos, como por exemplo:

  • Capacidade de interpretar;
  • Organizar discursos;
  • Compreender textos e a refletir sobre eles.

Neste artigo você vai entender o que é prova social e como isso é importante para que sua escola se torne referência em letramento!

O que é prova social e como se aplica na escola?

A prova social nada mais é do que a constatação de que seu produto ou serviço está gerando bons resultados. Quando as pessoas falam bem do que você tem a oferecer, sua credibilidade aumenta e, consequentemente, a procura pela sua empresa ganha força no mercado. 

No que diz respeito à escola, a prova social é ainda mais importante, afinal, as instituições de ensino têm um dever para com a sociedade. Diferente de outras empresas, a escola tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, por isso, a prova social faz tanta diferença no momento de decisão do cliente. 

A prova social é importante para melhorar:

  • Alcance;
  • Autoridade;
  • Confiança;
  • Semelhança.

Os pais levam muito em consideração a reputação da instituição de ensino ao matricular o aluno. Quando uma escola busca formas inovadoras de ensinar, promove novidades a cada ano e investe nos profissionais para que eles se qualifiquem cada vez mais, automaticamente os resultados são percebidos. 

Pais, alunos e colaboradores satisfeitos promovem mídia espontânea, que é uma das formas mais eficazes de promover prova social na escola. Por meio dos comentários, depoimentos, avaliações e indicações da comunidade escolar, sua instituição terá muito mais força ao longo dos anos.

Projeto pedagógico: Saiba como promover mídia espontânea na sua escola!

Além disso, separamos 3 outras maneiras de gerar prova social sobre o processo de letramento eficaz da sua instituição. Confira abaixo!

1- Tenha um quadro de avaliação no site ou nas redes sociais da sua escola

É muito importante que a prova social que sua escola vai apresentar a respeito do processo de letramento seja verdadeira e sincera. Nada melhor do que contar com os próprios pais e alunos para isso. Então, disponibilize um espaço para que eles mesmos possam contar suas experiências com a instituição. 

Isso pode acontecer no site da escola, ou até mesmo nas redes sociais, por meio de posts e vídeos de depoimentos. Além disso, as publicações interativas de engajamento funcionam como um termômetro de satisfação, por isso, aposte em publicações que convidem os pais e alunos a deixarem seus comentários.

Leia também: O Projeto pedagógico tema de reportagens por todo o país!

2- Faça parcerias estratégicas e compartilhe com o público

Para melhorar o processo de letramento, gerar satisfação, engajar pais e alunos e criar muita mídia espontânea, sua escola precisa fazer as parcerias certas. Por isso, aposte em projetos de letramento inovadores para gerar prova social na sua escola. 

O projeto SuperAutor é uma ótima opção, afinal, por meio deste projeto seus alunos poderão escrever e ilustrar histórias autorais, que serão transformadas em livros de verdade. Além disso, neste projeto seus alunos vão autografar seus próprios livros no super evento de autógrafos. 

Quer saber mais sobre este projeto? Clique aqui!

3- Compartilhe histórias e humanize sua instituição

Quem não gosta de conhecer uma história de superação? O processo de letramento envolve constantes desafios e superações para os alunos e professores. A cada avanço rumo ao letramento, a criança se sente mais capaz, mais encorajada e mais protagonista do seu processo de aprendizagem. 

Por isso, com os pais de acordo e com os alunos à vontade, compartilhe essas histórias. Você pode criar trilhas de conteúdo para as redes sociais com os cases dos alunos. É importante celebrar cada progresso e tornar o processo de letramento ainda mais especial e único. 

Gostou deste artigo? Comente aqui de que forma este conteúdo te ajudou!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.