3 de dezembro - 2020

Protagonismo infantil: Saiba a importância e como desenvolver

Desenvolver o protagonismo infantil é um desafio para muitos adultos. Isso porque este termo é facilmente confundido com hábitos não saudáveis relacionados ao excesso de mimos a uma criança. Mas diferente do que pode parecer, incentivar o protagonismo infantil é essencial para o desenvolvimento infantil. Não se trata de dar palco à criança e torná-la o centro de tudo. O protagonismo infantil envolve encorajamento, autonomia e espaço para que a criança possa aprender cada vez mais. 

Ou seja, na Educação Infantil os professores são os mediadores do conhecimento, mas se a criança não tiver protagonismo, pouco adianta apenas receber o que está sendo ensinado. O processo de ensino-aprendizagem é uma troca. A criança precisa ter condições de desenvolver os conhecimentos alcançados, protagonizando seu próprio crescimento. 

Por isso, é importante que os adultos: 

  • Considerem os interesses da criança
  • Fiquem atentos às necessidades delas
  • Permita o conhecimento empírico
  • Incentivem a participação da criança na definição das ações 

Quais são os benefícios do protagonismo infantil?

Uma educação voltada para o protagonismo em casa, na escola ou outros ambientes, traz inúmeros benefícios à criança. Incentivar o protagonismo infantil promove a formação de seres humanos ativos na sociedade, afinal, a criança aprende desde cedo a não ser apenas passiva, mas participar das decisões que envolvem sua vida. 

Isso cria na criança um maior senso de responsabilidade, afinal, com a possibilidade de escolha na mão delas, elas precisam refletir e analisar muito mais antes de agir. Além disso, o protagonismo ajuda a estimular a autoestima da criança, criando habilidades socioemocionais que vão marcar toda a sua trajetória.

O protagonismo infantil beneficia a criança:

  • Desenvolvendo o autoconhecimento
  • Promovendo senso de cidadania e pertencimento à sociedade
  • Criando proatividade para resoluções de problemas
  • Melhorando competências socioemocionais 

Como incentivar o protagonismo infantil?

Primeiramente, é importante lembrar que as famílias devem estar agindo em conjunto com a escola nesta tarefa. O protagonismo infantil começa principalmente em casa. Quando os pais incentivam seus filhos, eles se tornam crianças e, futuramente adultos mais corajosos e capazes. 

Por isso, incentive o protagonismo infantil por meio de algumas ações simples, mas que fazem toda a diferença no dia a dia da criança. Existem 2 passos essenciais para desenvolver o protagonismo infantil na escola:

1. Escuta ativa

Os adultos precisam aprender a ouvir mais. Quando lidamos com criança, temos a tendência de achar que sabemos de tudo e, com isso, ignorar o que ela esta expressando. Fique atento aos sinais, gestos, ações e até mesmo, ao silêncio da criança. Observar e ter uma escuta ativa é essencial para que você entenda o que ela precisa e possa dar condições para que ela seja protagonista em determinados momentos de sua educação. 

2. Ambientes acolhedores

Você já precisou se impor e opinar à respeito de algo num ambiente pouco receptível? É muito mais difícil não é? Para as crianças isso não é diferente. Quando o ambiente não é acolhedor à novas ideias, a criança se sente pouco encorajada a expressar o que está buscando e sentindo. Por isso, busque tornar sua escola um ambiente mais acolhedor possível!

O Projeto Pedagógico que incentiva o Protagonismo infantil

Para aumentar o protagonismo infantil e a autonomia dos alunos, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias. Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor,  por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

Gostou do Projeto
SuperAutor?

Você pode levar esse projeto gratuitamente para sua escola, transformando seus alunos em SuperAutores e encantando as famílias!

Converse com a nossa Equipe