12 de maio - 2021

Projeto SuperAutor 2021: Tudo o que você precisa saber para realizar

O SuperAutor é um projeto pedagógico voltado para para o processo de letramento e alfabetização. Ele é uma ótima ferramenta para a escola, afinal, ele promove literacia familiar, interesse pela leitura e escrita e muita criatividade e protagonismo para os alunos. Com o auxílio dos pais e professores, cada aluno escreve e ilustra o seu próprio livro. Super legal, né?

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

O resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família! Clique aqui para assistir ao vídeo do Evento de autógrafos do Colégio Pluz!

SuperAutor: Um projeto adaptável aos diferentes modelos de ensino!

O SuperAutor pode ser realizado nos modelos de ensino híbrido, remoto e presencial. Isso porque boa parte do projeto conta com o auxílio e participação ativa dos pais dos alunos. Assim, o livro pode ser produzido em casa ou na escola, de acordo com o planejamento de cada instituição.

Além disso, este projeto é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Se você é um educador, certamente já ouviu falar sobre a BNCC. Mas você sabe exatamente o que ela representa? A Base Nacional Comum Curricular é um documento que reúne os direitos de aprendizagem dos alunos brasileiros. Ela é uma política pública focada em trazer mudanças que promovem seguranças à educação, garantindo que todos tenham acesso ao que é necessário para aprender na escola.

Leia também: 10 tópicos da BNCC que podem ser aplicados com o projeto SuperAutor!

Benefícios das escolas parceiras do Projeto SuperAutor

Assim que uma escola fecha parceria com o projeto, ela recebe um kit de engajamento impresso, diretamente na unidade escolar. Este kit ajuda a comunicar tanto aos pais, quanto aos alunos e professores como funciona o projeto. Ele contém: 

  • Um livro modelo do projeto para a escola
  • Um cartaz indicando a jornada de cada etapa do projeto
  • Marca páginas para os livros dos alunos
  • 6 Adesivos da marca SuperAutor
  • Um cartão de desenho para cada aluno

Ao longo do projeto, as escolas parceiras podem participar do programa de indicação, ganhar prêmios incríveis e, também, participar do programa SuperCash, um programa que dá retorno financeiro para sua escola. Saiba mais!

Neste programa, a escola recebe um cartão recarregável da SuperAutor. Assim, a instituição de ensino pode acumular valores de acordo com os níveis de participação dos alunos e números de livros vendidos aos pais, para usar em lojas físicas e onlines.

Boas práticas: promova o engajamento dos pais no projeto

Nós sabemos que o apoio da família é fundamental na vida de uma criança! Por isso, é importantíssimo que os pais estejam por dentro de tudo que irá acontecer durante o projeto SuperAutor. Então, não se esqueça de: 

  • Comunicar sobre o projeto
  • Enviar os materiais de engajamento de pais pelos grupos de comunicação
  • Informar o papel dos pais no projeto usando nossos materiais
  • Ajudá-los a realizar as etapas necessárias para o andamento do projeto no site
  • Enviar atualizações constantes sobre o andamento do projeto
  • Incentivar a compra e participação de toda a família no evento de autógrafos
  • Aproveitar datas comemorativas para lembrar da aquisição dos livros

Por isso, criamos uma página de materiais personalizados no site!

Mas como isso funciona? 

Cada escola parceira do projeto pode baixar materiais de engajamento com a própria logo no portal SuperAutor. Cada conjunto de materiais é separado por fases do projeto. Dessa forma, fica muito mais fácil engajar os pais no momento certo!

Para acessar esses materiais, é só:

  • Entrar no portal usando o acesso de escola;
  • Clicar em “materiais personalizados”, na barra superior do site;
  • Escolher qual etapa do projeto engajar e quais materiais baixar!

Atenção: Para ter acesso aos materiais, é necessário que sua logo já esteja inserida no portal.

Super simples, não é mesmo? Clique aqui para acessar o portal e conferir esta funcionalidade!

Como auxiliar as famílias no desenvolvimento do projeto no modelo híbrido de ensino? 

Pensando em ajudar os responsáveis nas orientações da produção dos livros dos alunos, criamos um guia completo chamado “jornada do SuperAutor”. Este guia tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das crianças durante a produção do seu Livro.

A jornada completa é dividida em três partes, onde a professora e os pais poderão exercitar, junto da criança, diversas habilidades que se encaixam no que é ensinado na escola. Conheça a jornada do SuperAutor clicando aqui!

E acontecer aquele famoso bloqueio criativo na hora de criar os livros, escolas e pais podem recorrer a um material que preparamos cheio de ideias para a realização do livro. Clique aqui para acessar!

Além disso, criamos materiais de apoio em formato de tutoriais. Os vídeos são super explicativos e mostram o passo a passo das tarefas essenciais que os pais precisam realizar durante o projeto.

É importante que a escola envie para os pais, os vídeos sobre:

Como gerar mídia espontânea com o projeto no seu plano de aula educação infantil?

Sabemos que uma das maiores metas escolares é a execução de ações para captar novos alunos a cada ano letivo que se aproxima. Por isso, é fundamental despertar a vontade dos pais de expandir as experiências dos filhos e enfatizar que sua escola é o lugar apropriado para que as crianças possam ter um futuro brilhante. 

Mesmo sendo realizado de forma remota, este é um momento muito especial e marcante para os nossos superautores e suas famílias. No colégio Pluz, o evento de autógrafos foi fantástico! Virou até vídeo institucional para a escola e trouxe muita mídia espontânea. 

Assista ao vídeo no nosso canal de Youtube e aproveite para deixar um like e se inscrever no canal!

Preparamos um manual com ferramentas de Mídias Espontâneas que podem ser usadas como recursos de captação de alunos, além de enfatizar o serviço de qualidade oferecido pela sua escola.

Venha conferir este material incrível! Baixar e-book gratuito.

Onde encontrar suporte para a realização do Projeto?

Durante o processo de produção dos livros, as escolas contam com um acompanhamento especial dos nossos consultores de projetos. Este acompanhamento é fundamental para que tudo ocorra da melhor maneira possível durante a realização do projeto SuperAutor. 

Mas para te ajudar ainda mais, criamos uma central de ajuda, que conta com artigos e vídeos que respondem a possíveis dúvidas das nossas escolas, pais e alunos. Lá você vai encontrar tutoriais com o passo a passo de cada etapa necessária para o avanço do projeto.

Venha conferir! Clique aqui para acessar.

Mas caso precise de alguma ajuda extra, não deixe de nos procurar! Você pode mandar mensagem sempre que quiser, pelo nosso suporte no whatsapp.

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe este artigo com sua equipe pedagógica!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.