16 de setembro - 2020

Projeto de letramento: Saiba como tornar o seu PPP inovador

Os projetos de letramento têm sido cada vez mais usados pelas escolas para a melhora do rendimento escolar dos alunos. Projetos de letramento que contam com um alinhamento adequado à BNCC são ideais para fazer parte do Projeto Político Pedagógico da escola. Isso porque esses projetos ajudam a escola na prestação de contas sobre o andamento e progresso escolar à comunidade acadêmica. 

O Projeto político pedagógico, mais conhecido como PPP, é um documento que rege as atividades escolares da instituição. Este documento é pautado nas diretrizes da escola, na forma como os educadores desta instituição compreende educação e no legado que se quer deixar aos alunos e pais. Ou seja, é uma síntese dos objetivos que se deseja alcançar, incluindo metas a serem alcançadas.

Nele, o educador deve:

  • Deixar clara a missão da escola
  • Estabelecer qual é o seu público-alvo
  • Traçar um plano de ação para o ano letivo
  • Atualizar os pais e os professores sobre o andamento dos projetos
  • Informar as diretrizes pedagógicas da escola
  • Organizar e documentar questões financeiras e administrativas

Quando unimos um projeto de letramento ao PPP, conseguimos unir teoria e prática, alinhar as expectativas com os pais e promover uma maior satisfação. Um projeto político pedagógico que conta com um projeto de letramento pode ser instrumento de captação e retenção de alunos, além de engajamento de toda a comunidade escolar. 

De acordo com a LDB, podemos incluir projetos de letramento no PPP? 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é uma lei criada em 1996, que explicita o aporte legal da escola na elaboração da proposta pedagógica. Esta lei deixa claro que a escola tem total autonomia para elaborar e colocar em prática as ações que mais se encaixam com sua proposta pedagógica. Mas a escola, como instituição, não deve estar sozinha nisso. É necessário contar com o apoio e participação dos colaboradores da escola e dos conselhos escolares.

Isso quer dizer que cada escola é única e, por isso, pode e deve inovar de acordo com suas necessidades e criatividade. Não existe um padrão a ser seguido, afinal, estamos falando de escolas que contam com regionalidades diferentes, desejos diferentes e corpo docente diferentes.

Como usar o projeto de letramento para inovar no PPP?

O projeto de letramento deve ser um ponto de apoio para a escola, no sentido de trazer novidades e complementar ações corriqueiras. É muito comum que a escola caia na rotina e não traga novidades, até porque o básico que se faz já é bastante trabalhoso e demanda muito tempo e dedicação dos professores. O desafio é trazer inovações para o Projeto Político Pedagógico que possam agregar, sem sobrecarregar alunos e professores.

A melhor forma de promover isso é colocar a interdisciplinaridade para reger o projeto de letramento. Assim, você poderá usá-lo para complementar diversas disciplinas ao mesmo tempo e gerar um clima de unidade na escola, pois uma matéria complementará a outra dentro do projeto de letramento.  

Para te ajudar ainda mais neste desafio, trouxe 3 dicas muito importantes para inovar com o projeto de letramento no PPP!

1- Traga as famílias para perto da escola

Esta é uma dica importantíssima, não só para os projetos de letramento, mas para qualquer coisa que a escola for realizar. Trazer as famílias dos alunos para perto da escola é uma estratégia de engajamento e, consequentemente, de retenção de matrículas. Quando os pais estão inteirados dos assuntos e progressos da escola em relação ao aprendizado dos filhos, fica muito mais difícil querer mudar de escola.

Por isso, pense em formas de:

  • Incluir os pais no projeto
  • Promover atividades para casa
  • Tornar os pais corresponsáveis pelo sucesso do projeto
  • Trazer benefícios práticos aos pais, como brindes e prêmios

2- Promova atividades práticas

Nada melhor para um aluno do que saber que realmente aprendeu alguma coisa ao conseguir colocá-la em prática. Isso estimula muito a autonomia e o protagonismo, além de incentivar o sentimento de capacidade. 

Existem muitos alunos que são dependentes emocionalmente dos pais e dos professores e, por isso, não conseguem se desenvolver de forma eficaz na escola. Promover atividades práticas dentro do projeto de letramento é essencial para que a escola inove e melhore a cada dia seu processo de ensino.

3- Proporcione experiências inesquecíveis 

A escola já é o ambiente onde a criança cria suas maiores experiências. Mas que tal torná-las ainda mais inesquecíveis e marcantes? O projeto de letramento pode ser só mais um projeto no seu PPP, mas ele pode ser, também, o melhor projeto que seus alunos já participaram! 

E como você pode fazer isso acontecer? 

  • Crie momentos desafios
  • Promova premiações
  • Deixe os alunos livres para criar
  • Explore ferramentas pouco usadas em sala de aula
  • Crie eventos para os alunos serem protagonistas

Dessa forma, seus alunos vão se sentir super importantes e lembrarão deste projeto de letramento para sempre. Além disso, sua escola e os professores também serão lembrados com muito carinho por eles!

Projeto de Letramento SuperAutor

Para aumentar a autonomia dos alunos e incentivar o interesse pela leitura, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias. Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor,  por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

E aí, Vamos inovar usando um projeto de letramento?