10 de fevereiro - 2021

Plano de aula educação infantil voltado para psicomotricidade: Saiba como preparar!

A psicomotricidade é uma habilidade física que tem muita importância para o desenvolvimento do corpo humano. Ela é muito abordada nos planos de aula educação infantil, por ser uma habilidade com forte relação com as capacidades mentais do indivíduo. Quando desenvolvida de forma positiva, a psicomotricidade pode ser uma forte aliada no desenvolvimento intelectual e acadêmico da criança, trazendo benefícios de aprendizagem por toda a vida.

Como o próprio conceito já explica, a psicomotricidade é a interligação do movimento com as habilidades psíquicas e cognitivas. O desenvolvimento global do corpo conta muito com o desenvolvimento físico, por isso, a psicomotricidade auxilia nos aspectos psicológicos do corpo. Ela trabalha a relação do homem com seus movimentos em relação ao seu mundo exterior e interior.

Na educação infantil, o desenvolvimento destas habilidades é de extrema importância. Desenvolver a psicomotricidade pode evitar distúrbios de aprendizagem, trabalhando os três conhecimentos:

  1. Motores
  2. Cognitivos
  3. Afetivos

Esses conhecimentos são estruturados pelos três pilares: 

  1. Querer fazer (sistema límbico)
  2. Poder fazer (sistema reticular)
  3. Saber fazer (córtex cerebral)

Quais são os benefícios da psicomotricidade para o plano de aula educação infantil?

Como já foi dito, a psicomotricidade auxilia muito no desenvolvimento da criança de modo geral. O aspecto físico proporciona benefícios psicológicos e isso gera um aumento na capacidade de aprendizagem. E é brincando que isso se desenvolve com mais intensidade. 

As atividades psicomotoras incluídas no plano de aula educação infantil trazem benefícios enormes, além de serem muito leves e lúdicas. Com essas atividades no plano de aula educação infantil, os professores podem acelerar e otimizar o processo de aprendizagem na escola

As atividades psicomotoras promovem:

  • Lateralidade;
  • Orientação espacial e temporal;
  • Esquema corporal; 
  • Coordenação motora;
  • Construção da identidade.

Tudo isso auxilia no aprendizado, pois é por meio da linguagem corporal e da experiência empírica que a criança descobre o mundo.

Como preparar um plano de aula educação infantil que trabalha a Psicomotricidade?

Incluir atividades que desenvolvem a psicomotricidade é essencial para o plano de aula educação infantil ficar completo. Existem muitas formas de colocar isso em prática e promover os enormes benefícios que esta habilidade proporciona aos alunos na educação infantil. 

Atividades manuais, brincadeiras e jogos que estimulam o movimento do corpo e atividades sensoriais podem ajudar muito no desenvolvimento da psicomotricidade. Separamos 3 formas de colocar isso em prática em sala de aula!

1- Trabalhe o Esquema corporal

O esquema corporal é todo conhecimento que as crianças já têm sobre o próprio corpo. Esse conhecimento é o que faz com que o aluno saiba se localizar espacialmente e usar seu corpo nos espaços onde habita. Tudo isso se relaciona com a organização espaço-temporal da criança, ou seja, ter noções de: distância, altura, localização e direção.

Uma boa atividade para trabalhar a psicomotricidade desenvolvendo o esquema corporal no plano de aula educação infantil é organizar os alunos para brincar de passar dentro do arco. Esta atividade funciona para estimular o controle espacial. Nela os alunos deverão passar dentro de arcos, sem tocar nas superfícies ao seu redor. Parece simples, mas esta é uma missão complexa e muito rica.

2- Estimule a Motricidade ampla e fina

O desenvolvimento da motricidade é muito importante para o desenvolvimento do corpo humano. Na escola isso se torna ainda mais essencial, afinal, os alunos precisam usar as mãos para diversas atividades, como escrever, por exemplo. Com a motricidade ampla e fina, a criança pode fazer movimentos coordenados. Isso é ótimo, porque estimula o uso de diversos músculos.

Para isso, o professor pode usar atividades simples, como amassar e desamassar pedaços de papel. As crianças precisarão usar a coordenação motora para realizar esta atividade e terão muitos benefícios com isso.

3- Promova o desenvolvimento da Lateralidade

A lateralidade é uma habilidade psicomotora que estimula a coordenação dos dois lados do corpo. Em alguns movimentos do cotidiano, nosso corpo tende a usar mais um lado do que o outro, por isso, é importante estimular a lateralidade desde cedo. Para isso, o professor pode usar uma atividade lúdica, como por exemplo, danças e coreografias com movimentos alternados, estimulando uma parte do corpo por vez.

E aí, o que achou deste artigo? Comente aqui e compartilhe com um amigo educador!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.