3 de dezembro - 2019

Aprenda a conciliar um projeto de letramento com o seu plano de aula

O plano de aula de um professor é muito importante para o andamento das aulas ao longo do ano letivo. Ele demanda uma enorme responsabilidade e, por isso, deve ser muito bem planejado e feito com antecedência. Inserir projeto de letramento no plano de aula pode ajudar a deixá-lo ainda mais eficiente. Na prática, o plano de aula é um documento no qual o professor registra o que ele planeja lecionar e a forma como ele pretende fazer isso. 

O plano de aula deve conter: 

  • O tema e o objetivo que se pretende alcançar;
  • O conteúdo educacional que será aplicado;
  • A metodologia ou estratégia que será usada para aplicar o conteúdo;
  • Quais recursos didáticos serão despendidos;
  • O cronograma das aulas;
  • A forma de avaliação que será usada;
  • Quais foram as referências usadas para pensar este plano de aula.

Muitos educadores ficam receosos em aplicar projeto de letramento em seus planos de aula, pois esses projetos demandam um certo tempo e dedicação dos alunos e, principalmente, dos professores. Mas existem formas muito eficazes de conciliar esses recursos pedagógicos e usá-los conjuntamente à seu favor. 

Neste artigo, você saberá como escolher um projeto de letramento e como usá-lo à favor do seu plano de aula.

Como escolher o projeto de letramento perfeito para o seu plano de aula

O projeto de letramento é uma ótima ferramenta para auxiliar o professor na educação infantil. Além de promover a alfabetização de uma forma lúdica e criativa, eles servem para estimular e incentivar a leitura em sala de aula

Antes de tudo, escolher o projeto de letramento ideal para o plano de aula deve gerar reflexão do professor a respeito de como ele pensa a educação como um todo. Ele deve colocar o aluno em primeiro lugar, afinal, ele é o maior afetado pelo sucesso ou fracasso do projeto de letramento.  

Por isso, para escolher um projeto de letramento, o professor deverá:

  • Ter muito claro quem é o seu aluno/público;
  • Fazer uma pesquisa de opinião com os alunos a fim de entender suas demandas;
  • Saber quais são as dificuldades e habilidades dos seus alunos;
  • Entender o que se pretende ensinar.

Além disso, assim como o plano de aula, a escolha do projeto de letramento reflete diretamente as concepções e diretrizes específicas de cada professor e, também da escola. Por isso, esteja sempre alinhado com a proposta pedagógica da escola e pense conteúdos baseados nela. 

Como conciliar os projetos de letramento com seu plano de aula 

O projeto de letramento precisa ser aplicado de uma forma sutil e orgânica no plano de aula. Não adianta abrir mão de toda a rotina e optar exclusivamente pelo projeto de letramento, afinal, é preciso haver uma boa adaptação e um processo de transição para que o projeto some ao invés de atrapalhar a aula. 

O ideal é trazê-lo com o intuito de agregar os conteúdos dados em aula, sendo assim um complemento que ajudará no processo de aprendizagem do aluno. Separamos 3 dicas para que você consiga aplicar o projeto de letramento no seu plano de aula!

1- Use a interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade é essencial para conciliar um projeto de letramento no plano de aula. Ser interdisciplinar envolve relacionar mais de uma disciplina escolar em uma mesma aula ou atividade. Assim, seus alunos poderão aprender a ler e escrever se apaixonando por histórias e atividades que envolvam ciência, meio ambiente, geometria, história, literatura etc. 

A interdisciplinaridade ajuda a:

  • Integrar os conteúdos passados em aula
  • Explorar o conhecimento empírico dos alunos
  • Otimizar o tempo do aluno e do professor
  • Gerar engajamento e sair da monotonia

2- Promova aulas práticas

Uma ótima forma de engajar os alunos e encaixar o projeto de letramento no seu plano de aula é fazer com que o projeto deixe as aulas práticas e estimulantes. Existem projetos que incentivam o interesse pela leitura e ajudam os alunos a ter experiências próprias de uma só vez. Um deles é o projeto SuperAutor, um projeto de letramento que transforma os alunos em autores de suas histórias. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. O resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

Assim, o projeto de letramento passa a fazer parte do plano de aula de uma forma lúdica e interessante!

3- Use o projeto como parte da avaliação

A melhor parte de usar um projeto de letramento no seu plano de aula é otimizar o tempo e usá-lo como avaliação do semestre. Como os projetos demandam bastante dedicação e tempo dos alunos, não tem porque não usar todo este trabalho para avaliá-los. Assim, o projeto não será mais uma coisa no calendário escolar para atrapalhar ou gerar um peso nos alunos e sim, será uma parte da avaliação do semestre. 

E aí, vamos começar a implementar projetos de letramento no seu plano de aula?

Por: Amanda Guimarães