1 de março - 2021

Como aplicar a pedagogia da autonomia no seu plano de aula?

A pedagogia da autonomia deve estar em todo plano de aula, principalmente nos planos de aula para educação infantil. O desenvolvimento da autonomia é essencial para a criança. Isso porque é por meio dela que o aluno ganha confiança e se torna mais engajado no processo de ensino aprendizagem em sala de aula. 

Para que isso aconteça, é necessário que o professor desenvolva algumas técnicas pensadas justamente para a formação desta habilidade social na criança. Um bom plano de aula visa o desenvolvimento não só psicomotor e intelectual, mas também o desenvolvimento sócio emocional do aluno. Assim, a escola cumprirá seu papel social e formará cidadãos mais críticos e preparados. 

É muito natural que a autonomia demore a ser desenvolvida em casa. Os pais costumam ficar mais inseguros e preocupados com o momento certo de dar autonomia aos filhos. Por este motivo a escola ganha um papel ainda mais importante no desenvolvimento da pedagogia da autonomia no plano de aula. 

Pedagogia da autonomia: Melhore o desenvolvimento dos alunos ao longo das séries

Mas o que é a pedagogia da autonomia na prática?

A pedagogia da autonomia é um termo desenvolvido pelo educador Paulo Freire, um dos mais célebres educadores brasileiros. Ela fala a respeito da troca entre professores e alunos em sala de aula. Ou seja, a “pedagogia fundada na ética, no respeito à dignidade, à própria autonomia do educando” (FREIRE, 2010, p. 16). 

O ponto central desta pedagogia propõe que a transmissão de conhecimentos seja mediada pelo professor sem pressões. Dessa forma, os conhecimentos mediados pelo professor devem explorar a formação de uma consciência crítica no aluno, possibilitando a transformação do mundo em que ele está inserido.

Alguns pontos importantes desta pedagogia são:

  • Desenvolvimento da ética crítica
  • Competência científica 
  • Amorosidade autêntica

Saiba mais sobre a pedagogia da autonomia neste vídeo que explica de forma clara os pontos principais abordados na obra de Paulo Freire.

Como aplicar a pedagogia da autonomia no plano de aula?

O plano de aula é muito importante para a formação da educação. Por isso, como já falamos, é essencial que o professor vise a busca por habilidades sociais importantes para o aluno, como a autonomia. Um bom plano de aula precisa conter objetivos claros a serem alcançados. Por isso, é importante seguir o passo a passo:

  • Escolha do tema
  • Conteúdo a ser trabalhado
  • Duração da aula
  • Materiais necessários
  • Metodologia adequada
  • Avaliações formais ou não formais

Pedagogia da autonomia: Saiba o que é e como desenvolver

Dessa forma, será muito mais fácil fazer um plano de aula eficiente e relevante para os alunos. E para te ajudar ainda mais, separamos 3 formas de aplicar a pedagogia da autonomia no seu plano de aula!

1- Proporcione momentos de tomada de decisão 

Sabemos que é difícil delegar o momento de escolhas para as crianças, mas essa é uma das melhores formas de gerar autonomia e confiança nelas. Não precisa começar com algo grande. Comece possibilitando a tomada de pequenas decisões cotidianas ao longo das aulas. 

Você pode deixar as crianças decidirem em qual ambiente da escola elas querem realizar determinadas aulas, quais tarefas elas querem fazer, etc. O importante é oferecer opções dentro das suas possibilidades, assim os alunos terão a sensação de autonomia, sem que o professor precise se desdobrar muito para tornar isso possível.

2- Incentive a criança a compartilhar seus conhecimentos

Toda criança é inserida num mundo muito particular fora da escola. O ambiente escolar é onde elas têm maior contato com realidades e pessoas com criações muito diferentes. Por isso, incentive a troca de experiências e conhecimentos entre os alunos. 

A dica é criar um dia da semana para que elas possam dar a aula. Cada aluno precisará trazer algo que aprendeu fora da escola, para compartilhar com o grupo. É importante que os pais participem desta atividade, ajudando os filhos a prepararem as “aulas” em casa.

3- Aposte no Projeto Pedagógico SuperAutor para promover a pedagogia da autonomia

Para promover a pedagogia da autonomia com os alunos e incentivar o interesse pela leitura, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias. Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor,  por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

Compartilhe este conteúdo com sua equipe pedagógica e aumente a autonomia dos seus alunos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.