30 de junho - 2021

Planejamento pedagógico: Saiba como realizar em 5 passos!

O planejamento pedagógico da escola é muito importante para que ela tenha um ano escolar de sucesso. Este tipo de planejamento auxilia professores, coordenadores, alunos e até mesmo os pais dos alunos na participação das atividades pedagógicas. Por isso, este é um passo essencial e que deve ser seguido pelo gestor escolar. 

Neste artigo, vamos entender qual a importância do planejamento pedagógico na prática e, aprender como realizá-lo em 5 passos. Mas antes, é importante saber que o planejamento pedagógico deve ser elaborado periodicamente. Ou seja, não adianta fazer um planejamento pensando em usá-lo ano após ano. Cada período escolar demanda uma organização diferente, ainda que existam atividades pré fixadas no calendário da escola

Leia também: Gestão de equipe pedagógica: 5 dicas de sucesso!

Isso porque o planejamento pedagógico é diferente do projeto político pedagógico da instituição, que é um projeto pensado para ser fixo. O PPP da escola é um plano geral que rege todas as ações da instituição, inclusive o planejamento pedagógico periódico, que abrange programações, atividades e conteúdos que serão aplicados no período escolar. 

O planejamento pedagógico é importante por:

  • Transformar ideias em realidade
  • Revisar e reavaliar o que já foi feito
  • Trocar ideias e experiências entre os docentes
  • Conciliar os interesses de toda a comunidade
  • Melhorar o rendimento escolar dos alunos
  • Engajar os pais na rotina escolar

Como montar um planejamento pedagógico de sucesso?

A boa gestão de planejamento pedagógico afeta diretamente a qualidade do ensino oferecido pela instituição. Por isso, sempre reúna professores e coordenadores para traçar estratégias e planos que potencializam o trabalho em sala de aula e, consequentemente, melhoram o desempenho escolar dos alunos. Assim, seu planejamento poderá trazer soluções para questões específicas que afetam o processo de ensino aprendizagem da escola

De forma estratégica, o papel do planejamento pedagógico é:

  1. Selecionar quais métodos e materiais melhor se encaixam no contexto da escola;
  2. Auxiliar no desempenho dos professores;
  3. Trazer inovação e criatividade para os planos de aula;

Separamos 5 passos para que você possa realizar um bom planejamento pedagógico!

1- Mantenha o PPP da escola atualizado

O Projeto Político Pedagógico, muito mais do que um documento que rege as escolhas pedagógicas da escola, é uma diretriz que deve ser vista como a alma da instituição. Isso porque este documento conta com uma série de instruções e informações que ajudam o corpo docente a agir de forma unida, com um mesmo propósito. É muito importante que o PPP esteja sempre atualizado, para que o planejamento pedagógico possa estar coerente com as diretrizes da instituição.

Saiba como montar seu Projeto Político Pedagógico!

2-  Prepare um calendário anual de atividades

O calendário anual da escola é essencial para que o planejamento pedagógico seja colocado em prática. Ele deve conter pontos de contato com os pais e avaliação dos alunos ao longo do ano. Além disso, as atividades e projetos pedagógicos devem estar no calendário anual, por isso, antecipe a etapa de escolha e selecionamento dos projetos e inclua suas propostas no calendário. Isso fará toda a diferença no dia a dia da equipe escolar!

3- Monte reuniões de planejamento pedagógico com pontos de reajuste de percurso

É muito comum que as necessidades da equipe pedagógica se modifiquem ao longo do processo. Por isso, marque reuniões periódicas com a equipe para garantir que o planejamento pedagógico seja colocado em prática. Isso é importante para que o planejamento possa ser reajustado e adaptado às possíveis novas demandas da escola.

Leia também: Gestão pedagógica: Saiba como montar uma reunião pedagógica com a equipe

4- Inclua um projeto digital no planejamento pedagógico

Ter um projeto digital na escola vai muito além de preparar aulas e atividades online para os alunos. A internet pode potencializar muito o processo de ensino-aprendizagem e, entender o papel dela na construção social dos alunos que já nasceram na era digital, é fundamental. 

Você já ouviu falar sobre o projeto que mistura métodos tradicionais de ensino com tecnologia? Com o Projeto SuperAutor, as crianças realizam atividades digitais enquanto escrevem e ilustram seus próprios livros autorais. Isso ajuda a promover o incentivo à leitura, criatividade, protagonismo e contato com o mundo digital. Saiba mais sobre o Projeto!

5- Organize recursos e tempo para imprevistos

O planejamento pedagógico precisa contar com situações de emergência que eventualmente possam surgir. Por isso, deixe sempre um tempo reservado para esse tipo de demanda e prepare recursos para lidar com isso no planejamento pedagógico. Ou seja, tenha uma reserva de mão de obra extra, recursos financeiros, materiais didáticos etc. 

E aí, gostou desse conteúdo? Vamos começar a preparar o planejamento pedagógico da sua escola?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.