27 de setembro - 2021

Pedagogia Waldorf: Saiba o que é e como aplicar!

Assim como diversas linhas pedagógicas modernas, a Pedagogia Waldorf tem mostrado cada vez mais relevância no mundo educacional. Novas abordagens educacionais como esta têm proporcionado experiências únicas aos alunos, que, hoje em dia, presenciam um novo olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Se você é um educador no século XXI, aprender e se aprofundar a respeito da Pedagogia Waldorf é essencial para sua formação. Neste artigo, você vai entender melhor como funciona esta pedagogia, criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner,  e saber quais são seus benefícios para a educação infantil. 

Educação infantil: 5 dicas para melhorar o desempenho como professor

A Pedagogia Waldorf defende métodos que buscam o desenvolvimento completo e integral do aluno, estimulando sociabilidade, motricidade, cognição, comunicação e expressão emocional. Confira o vídeo abaixo e entenda como isso acontece!

Pedagogia Waldorf na prática: Como funciona?

Na prática, a Pedagogia Waldorf se baseia em alguns princípios das ciências sociais, que são fundamentados em promover liberdade de ideias, igualdade de deveres, consciência de direitos, respeito e fraternidade. Dessa forma, a criança se desenvolve entendendo quem ela é e qual seu papel na sociedade.

Esta pedagogia tem algumas características, como por exemplo:

  • Integração com as famílias nas atividades e decisões escolares;
  • Unificação da educação familiar e escolar;
  • Aprendizado por meio de brincadeiras;
  • Implementação de atividades domésticas na escola;
  • Trabalho por épocas de aprendizagem;
  • Foco no desenvolvimento do raciocínio;
  • Não existem notas atribuídas às atividades;
  • Livros didáticos criados pelos alunos de acordo com as atividades realizadas.

Os benefícios desta forma de ensino aprendizagem são muitos. Apesar de não possuir uma avaliação específica, os alunos possuem um boletim. Neste boletim, o professor descreve uma análise detalhada e individualizada de cada aluno, permitindo a percepção de dificuldades e facilidades da criança.

Educação infantil: Saiba o que abrange esta área de ensino!

Além disso, existe uma formação especializada para o professor que deseja trabalhar por meio desta pedagogia. O professor Waldorfiano acompanha sua turma desde o 1º ano até o 8º ano, sendo responsável pela classe e assumindo todas as disciplinas do ensino fundamental. As aulas são interdisciplinares, com atividades musicais e artísticas integradas aos conteúdos apresentados.

Os Benefícios desta Pedagogia

Como os professores e turmas são os mesmos para o aluno desde o 1º ao 8º ano, os alunos têm a chance de construir uma rede relacional muito forte na escola. A Instituição de ensino se torna uma segunda família, auxiliando na construção de habilidades sociais e socioemocionais. 

Um ponto importante a ser ressaltado é o estímulo ao letramento, uma forte característica da Pedagogia Waldorf. O aluno da educação infantil chega ao ensino fundamental com uma base mais sólida para iniciar a alfabetização. Além disso, podemos perceber outros benefícios, como:

  • Estímulo à criatividade;
  • Aulas personalizadas;
  • Uso consciente da tecnologia;
  • Contato com a natureza;
  • Vínculo com os professores.

E aí, gostou do tema? Que tal levar um pouco desta pedagogia para sua escola?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.