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31 de janeiro - 2022

Letramento matemático: a função social desta disciplina na educação

O letramento infantil é muito mais amplo do que muita gente imagina. Para tornar uma criança verdadeiramente letrada, é importante que a educação infantil seja capaz de dar conta do desenvolvimento do aluno nas diversas áreas do conhecimento. Isso vai além de alfabetizar, ensinar códigos linguísticos e interpretação de texto. 

O letramento matemático, por exemplo, é uma habilidade que deve ser desenvolvida desde a infância, proporcionando inúmeros benefícios para o aluno, como:

  • Desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Aumento da criatividade e curiosidade;
  • Autonomia e pensamento crítico. 

Leia também: Letramento e Alfabetização 2.0: Voltando ao ensino presencial!

A partir do desenvolvimento do letramento matemático, o aluno constrói conhecimentos que o fortalecem como indivíduo no dia a dia, acessando uma independência muito maior. Porém em muitas instituições de ensino, o que podemos presenciar é um distanciamento entre os alunos e a matemática. Alguns equívocos na própria abordagem da matemática realizada pelas escolas interferem neste processo de letramento e interesse dos alunos, como:

  • Inadequação à faixa etária;
  • Falta de aplicabilidade no cotidiano;
  • Conteúdos obsoletos, etc.

Muitos alunos encaram a disciplina com medo, o que torna escasso o acesso à informação e à liberdade que o letramento matemático proporciona. Neste artigo, vamos entender o que é o conceito de letramento matemático, qual é sua importância social e como podemos aproximar os alunos da matemática!

Letramento matemático: O que é e qual é a importância social?

O letramento matemático é a capacidade de formular, interpretar, aplicar conceitos e  raciocinar matematicamente, utilizando a matemática em diversos contextos da sociedade. Pessoas letradas matematicamente são capazes de entender fenômenos e dados, usando as ferramentas matemáticas. Isso supera os aspectos conteudistas da disciplina. 

Dessa forma, o letramento matemático pode ser encarado como uma condição que permite a compreensão e elaboração de forma reflexiva de textos, que contenham conceitos vindos da matemática, sejam eles orais ou escritos. 

Esta habilidade está prevista nos direitos de aprendizagem da BNCC, por isso é tão importante que os educadores se aprofundem neste tema, buscando entender e aplicar em sala de aula da melhor forma possível. Assista ao vídeo abaixo e entenda o que a Base Nacional Comum Curricular aborda sobre o letramento matemático!

Continue aprendendo sobre a BNCC. Leia mais aqui!

Os símbolos matemáticos são muito importantes para nossa sociedade e regem boa parte dos nossos processos diários. Por isso, é importante ter em mente a aplicação da matemática no nosso cotidiano, para então, transformar o ensino em sala de aula em algo mais empírico e interessante para os alunos. São muitas as formas como podemos encarar a matemática e transmiti-la aos alunos, ressaltando sua importância social e sua aplicabilidade no dia a dia. 

1- A matemática como uma linguagem

O conjunto de símbolos que envolve a matemática representa uma linguagem única, que auxilia na compreensão de outras linguagens. A partir do entendimento das diferentes sentenças matemáticas e suas aplicações, podemos entender também receitas, gráficos, manuais de aparelhos eletrônicos e muito mais. Ou seja, a linguagem matemática está em boa parte do que falamos e lemos por aí. Por isso, é muito importante que a escola deixe clara esta relevância social do ensino matemático.

2- A matemática como ferramenta potencializadora e auxiliadora

Tudo o que se aprende na matemática potencializa o processo de letramento. A matemática é uma auxiliadora que pode potencializar a qualidade de vida das pessoas. O caráter utilitário da matemática se faz presente nos problemas cotidianos e, não é atoa que na educação infantil, os alunos começam a aplicar a matemática nos chamados “probleminhas”.  Quando entendemos que podemos solucionar problemas a partir dos conhecimentos matemáticos, o letramento se torna mais amplo, por sermos mais capazes de realizar atividades como cidadãos a partir dos conhecimentos adquiridos.

3- O letramento matemático como ato político

Todo ato e todo pensamento é político. A forma como a matemática é abordada tem uma grande importância social. Quando tratamos a matemática como algo difícil demais ao ponto de seu entendimento ser reservado para poucos, negamos o poder político que este conhecimento pode proporcionar a inúmeras pessoas. A compreensão e interpretação das mais variadas formas de informações veiculadas dentro da sociedade deve ser auxiliada pelo letramento matemático, por isso, este conhecimento deve ser encarado como um ato político. 

Como tornar o letramento matemática mais próximo dos alunos?

Para que o letramento matemático aconteça é necessário que a escola, além de apresentar outras formas de encarar a matemática, mostre também como esta disciplina se aplica na prática. Isso ajuda a tornar o entendimento sobre o mundo dos números maior e ajuda a promover uma proximidade entre os alunos e a matemática.

Para isso, separamos algumas dicas de aplicação da matemática em sala de aula de forma mais empírica:

  • Aborde o funcionamento dos padrões numéricos dos jogos e programações;
  • Fale sobre a geometria dos espaços físicos que os alunos frequentam;
  • Leia rótulos de produtos e apresente uma visão matemática da interpretação do texto;
  • Explore os padrões e formas que envolvem as manifestações artísticas;
  • Pesquise junto com os alunos sobre métricas e algoritmos que regem as redes sociais.

E aí, gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus colegas e comece a implementar nossas dicas!

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