24 de novembro - 2021

Férias escolares: Como criar um calendário de atividades para crianças no recesso

O período de recesso escolar é muito importante para a saúde de toda a comunidade escolar. Alunos, professores, coordenadores e pais precisam de um tempo ocioso para renovar as energias e iniciar um próximo período letivo com mais inspiração e engajamento. Este período de férias estimula diversos aspectos do desenvolvimento infantil, como:

  • Capacidade de resolução de problemas;
  • Pensamento crítico;
  • Estímulo à criatividade; 
  • Imaginação;
  • Autonomia.

Além de ser importante respeitar o período de férias, também é importante inserir momentos de tempo livre no dia a dia da criança em qualquer período do ano. Por isso, é essencial que toda atividade desenvolvida no período de recesso, seja pelos pais ou pela escola, tenha uma boa estratégia por trás.

Com planejamento e um calendário bem estruturado em mãos, a escola pode promover atividades durante o período de recesso escolar, sem gerar sobrecarga no tempo livre dos alunos. Quer saber como colocar isso em prática? Continue acompanhando nossas dicas neste artigo!

Leia também: 3 Atividades criativas de natal para Educação Infantil

Planejamento de atividades: Passo a passo para um calendário de férias escolares

O calendário de atividades de férias, assim como o calendário escolar, deve ser um documento bem elaborado, para que seja de fácil entendimento por parte de pais, alunos e professores. A ideia é gerar autonomia aos pais, para que eles possam conduzir as atividades em casa com os filhos de forma simples. Por isso, além de conter propostas de atividades, é importante criar um passo a passo para a aplicação de cada uma delas. 

A escola pode preparar este guia prático da seguinte forma:

  1. Nome da atividade;
  2. Tempo necessário para  aplicação;
  3. Materiais necessários;
  4. Intenção pedagógica;
  5. Resultados esperados.

O que não pode faltar no calendário de atividades do recesso escolar? 

Para que a organização do calendário de atividades do recesso escolar cumpra seu objetivo, é importante estabelecer algumas recomendações aos pais e alunos. Deixe claro quais são os dias de realização das atividades, deixando um espaço razoável entre as datas para não sobrecarregar ninguém. Além disso, é importante pensar em atividades que promovam: 

  • Estímulo à comunicação: A escola pode realizar isso por meio de atividades que incentivam a escrita espontânea, a oralidade, a contação de histórias, e a elaboração de discursos.
  • Interação social: Os professores podem propor atividades em grupo, que promovam encontros dos alunos durante o recesso escolar, aumentando a afinidade entre o grupo para além da sala de aula e desenvolvendo habilidades socioemocionais e afetivas.
  • Continuação do processo de letramento: É importante que pais e professores entendam que o letramento precisa ser estimulado constantemente. O desenvolvimento de um aluno que não mantém o hábito de ler e escrever durante as férias escolares, pode regredir. Por isso, promova atividades de leitura e escrita no calendário de atividades. 
  • Brincadeiras lúdicas: A ludicidade é fundamental para que os alunos sintam que estão vivenciando realmente um período de férias. Por isso, não abra mão das brincadeiras no calendário.
  • Criações manuais: Proponha atividades que estimulem os alunos a colocarem a mão na massa, de preferência, com a ajuda dos pais. Você pode apostar em atividades de artesanato e reciclagem, por exemplo. Essa é uma forma de continuar o desenvolvimento psicomotor da criança e envolvê-la em causas importantes. 
  • Estímulo à experimentação: Nada melhor do que explorar o mundo durante as férias escolares. Então, proponha passeios e experimentos empíricos para que os alunos retornem às aulas cheios de histórias em comum para contar.

SuperAutor: Inicie a organização de projetos pedagógicos nas férias escolares!

Uma boa maneira de criar atividades para férias e iniciando projetos pedagógicos. O SuperAutor é um projeto que abrange não só áreas pedagógicas do desenvolvimento infantil, mas também, sociais e emocionais. Neste projeto, os alunos escrevem e ilustram suas próprias histórias, que são transformadas em livros de verdade. Esta experiência estimula autonomia, autoestima, comunicação e imaginação.

O Projeto pedagógico tema de reportagens por todo o país!

E aí, gostou deste conteúdo? Comece a planejar seu calendário de atividades de férias!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.