1 de dezembro - 2020

3 Atividades criativas de natal para Educação Infantil

O final do ano traz consigo um misto de sensações. Na escola, este é o período do ano em que os alunos e professores estão mais exaustos fisicamente e emocionalmente. Provas finais, recuperação, novas metas e expectativas… tudo isso torna o fim de ano um pouco corrido e sobrecarregado. Assim, as atividades criativas de natal para educação infantil ficam um pouco de lado.

Por isso, é importante que nestes últimos dias do período letivo os professores apostem em atividades mais recreativas, como atividades criativas de natal para Educação Infantil. Depois de um ano puxado de estudos, use o fim de ano para focar mais no desenvolvimento da criatividade dos seus alunos. 

Além disso, é muito legal que as famílias sejam envolvidas pelas atividades escolares nesta época do ano, afinal, o clima natalino traz a necessidade de estreitar os laços. Isso pode ser muito bom para a escola, pois é uma oportunidade enorme de gerar aproximação com os pais dos alunos sem a pressão do período letivo. 

Ou seja, com um clima leve, as atividades criativas de natal para Educação Infantil serão muito mais bem aproveitadas. Os alunos poderão desenvolver a criatividade sem medo, sem regras e sem avaliações. Dessa forma, a criança poderá desenvolver sua autoexpressão, desenvolvendo habilidades socioemocionais. 

As atividades criativas de natal para Educação Infantil podem promover: 

  • Crescimento mental
  • Experimentação de novas ideias
  • Habilidades para resolver problemas
  • Aumento da autonomia
  • Coragem e inovação

Como desenvolver Atividades criativas de natal para Educação Infantil?

Como já falamos, é importante que as atividades tenham como foco principal a livre expressão dos alunos. Por isso, avalie se as atividades propostas estão sendo bem aceitas pelas crianças. Elas não devem fazê-las por obrigação, mas sim, realizar as atividades criativas de natal para Educação Infantil como uma forma de diversão e aprendizado. 

Dessa forma, o professor precisa criar um clima favorável, que lembre aos alunos que esta não é mais uma atividade avaliativa. Faça uma semana de natal na escola, para que as crianças comecem a sentir o fim de ano chegando. 

Para tornar tudo mais interessante, você pode fazer atividades criativas de natal para educação infantil: 

  • Dedicar uma aula para explicar a história e as tradições natalinas
  • Desenvolver brincadeiras que se estendam para as casas dos alunos, envolvendo os pais
  • Fazer uma sessão de cinema com filmes natalinos
  • Promovendo oficinas manuais com o tema 

Para te ajudar a estimular toda a criatividade dos alunos, separamos 3 atividades criativas de natal para Educação Infantil!

1-Atividades criativas de natal para educação infantil: Decorando o panetone

Esta atividade envolve não só a criatividade, mas o contato das crianças com a culinária. Mesmo não sendo uma atividade que envolva cozinhar diretamente, as crianças se sentem muito autônomas e encorajadas quando estão fazendo algo que, na maioria das vezes, apenas os adultos fazem. 

Então, compre panetones prontos e deixe as crianças decorarem da forma que quiserem, usando coberturas, confetes e diversos enfeites comestíveis. Vale lembrar que esta atividade pode ser realizada em casa, com os pais também!

2- Árvore dos desejos

Natal é uma data comemorativa que traz uma série de sentimentos. Com isso, o sentimento de que os desejos podem ser realizados neste novo ano que está por vir é muito marcante. Por isso, nada melhor do que provocar este sentimento de esperança e renovação nos alunos, criando um lugar onde eles possam expressar seus desejos para o próximo ano. 

Faça uma árvore de natal como preferir. Ela pode ser feita de papel, desenhada no quadro negro, feita de garrafa pet ou até mesmo aquela tradicional, comprada pronta. O próximo passo é pedir para as crianças escreverem palavras que representem o que elas querem para o novo ano. O interessante desta atividade é incentivar a reflexão das crianças a respeito de coisas não materiais, como amor, paz e saúde. 

3- Cartas para o novo ano

Ainda neste ritmo de reflexão sobre coisas não materiais, você pode propor aos alunos que eles escrevam cartas para eles mesmos. A ideia é que eles escrevam no momento presente, mas tenham a meta de reler o que escreveram para eles mesmos na próxima virada de ano. Assim, você os ajudará a exercitar a gratidão, a reflexão sobre a evolução pessoal de cada um deles e o alcance de metas e sonhos. 

Viu como dá para inovar e fazer atividades criativas de natal para educação infantil? Compartilhe este conteúdo com um amigo professor!

Gostou do Projeto
SuperAutor?

Você pode levar esse projeto gratuitamente para sua escola, transformando seus alunos em SuperAutores e encantando as famílias!

Converse com a nossa Equipe