17 de fevereiro - 2021

Atividades de artes para educação infantil: Promova a sensibilidade criativa dos alunos

A arte sempre foi uma forma de expressão muito forte para os seres humanos. Por meio da arte, as pessoas podem se expressar usando musicalidade, escrita, dança, trabalhos manuais e diversos outros meios de expressão. A arte é muito importante por ser uma forma de externar sentimentos e trazer à tona o que emociona o ser humano. Assim, ela desperta inúmeras emoções que ajudam a manter o funcionamento de corpo e mente, em conjunto. 

Na educação, as atividades de artes para educação infantil ajudam a formar indivíduos mais preparados para as demandas sociais. A sensibilidade, principalmente a sensibilidade criativa dos alunos, é despertada por pequenas ações em sala de aula que podem ser estimuladas por meio da arte. 

Dessa forma, as atividades de arte para educação infantil são uma ótima ferramenta pedagógica para:

  • Estimular o aprendizado
  • Desenvolver habilidades socioemocionais
  • Ampliar o repertório cultural
  • Criar novas perspectivas
  • Aumentar a criatividade
  • Desenvolver senso crítico
  • Incentivar a autoestima
  • Desenvolver habilidades físicas e motoras

Na Educação Infantil, desenvolver esses pontos é quase inevitável. É essencial que o professor busque formas de desenvolver a comunicação da criança, incentivá-la a expressar seus sentimentos sem medo e a trabalhar sua linguagem corporal. Por isso, o uso de atividades de artes para educação infantil é muito comum. 

Além disso, o uso das artes para educação infantil está previsto na Base comum curricular. Ou seja, é essencial que o professor esteja por dentro, para alinhar seus planos de aula de acordo a essas necessidades. Assista o vídeo do canal de YouTube Circularte Educação e entenda quais são as linguagens da arte exigidas na BNCC!

Qual é o papel do professor na educação artística do aluno?

O professor é um dos principais pilares no processo de ensino e aprendizagem. Mas ele não deve ser o protagonista neste caso. O professor deve guiar e preparar um ambiente favorável ao desenvolvimento da sensibilidade criativa da criança. Por isso, ele deve pensar quais são as melhores formas de desenvolver na criança todas as habilidades necessárias.

Se mostrar disponível para a criança e estimular a confiança em sala de aula é um dos pontos mais importantes para que as atividades de artes para educação infantil tenham eficácia no desenvolvimento do aluno. Isso porque elas trabalham muito com autoestima, liberdade de expressão e podem explorar diversos pontos de vista. 

Não existe certo e errado quando se trata de arte, pois ela fala muito sobre o que o ser humano está sentindo e quer deixar comunicar. Por isso, demonstre interesse e não tenha julgamentos de valor durante o exercício dessas atividades em sala de aula. O professor deve ser um ponto de apoio e confiança para que a criança se expresse de forma livre.

Como promover a sensibilidade criativa dos alunos usando atividades de artes para educação infantil?

A expressividade de linguagens artísticas traz benefícios enormes para a criança na educação infantil. Como já vimos, é importante que o professor promova isso da melhor forma e traga atividades de artes para educação infantil que vão além do comum.

A arte pode ser explorada de forma mais sensível, promovendo o olhar perceptivo da criança a respeito da arte. Separamos 4 formas para que você conduza estas atividades em sala de aula!

1- Promova experiências perceptivas

Fazer arte não é a única forma de estimular a sensibilidade criativa. Observar é essencial para que a criança tenha uma maior percepção do que ela quer expressar por meio da arte e, principalmente, o que os objetos e formas de expressão à sua volta querem dizer. 

Por isso, estimule atividades de artes que coloquem a criança para observar o que tem ao seu redor e tentar de alguma forma, fazer reflexões sobre suas percepções.

2- Produções artísticas

As produções artísticas na educação infantil costumam ficar numa zona de conforto. Atividades de desenho, dança, pintura, entre outras, são essenciais, mas e se o professor for além disso? Colocar cada aluno para fazer sua própria produção será muito mais divertido, principalmente se eles produzirem suas próprias ferramentas na hora de produzir suas artes. 

Nas atividades de artes para educação infantil, o professor pode:

  • Estimular a criação da música ao invés de apenas colocar os alunos para dançar e escutar músicas já criadas
  • A criação do texto, ao invés de apenas ler obras já prontas
  • Produzir cores diversas de tintas a partir da mistura de cores primárias, ao invés de usar tintas já prontas com os alunos
  • Usar sucatas para reciclar e produzir atividades em sala de aula

3- Apreciação de obras artísticas

É muito importante que os alunos tenham o interesse despertado para apreciar obras artísticas. Isso pode ser feito com obras renomadas, mas também pode e deve ser feito com obras alternativas, regionais, artesanais, etc. 

Além disso, o professor pode incentivar a apreciação das obras dos alunos em exposições da turma. Isso é incrível para que as crianças percebam as diversas possibilidades de expressão e, principalmente, a pluralidade entre seus colegas.

4- Possibilite a liberdade de expressão nas atividades de artes para educação infantil

É muito importante que as atividades de artes para educação infantil não sejam avaliativas. Não dá para mensurar a relevância de uma arte, muito menos julgá-la por padrões preestabelecidos, por isso, deixe os alunos livres o máximo possível. Para que a liberdade de expressão aconteça, é necessário que as diferenças, opiniões e sentimentos dos alunos sejam respeitados. 

Assim, o professor deve trabalhar esses pontos em sala de aula, para que as crianças aprendam sobre esses valores, respeitem as artes dos colegas e se sintam livres para exercer sua sensibilidade criativa também!

Como você promove a sensibilidade criativa dos seus alunos? Conta pra gente nos comentários!

Comentários

  1. Nossa! Que maravilhoso, fazer a leitura dessa obra, a qual nos disponibiliza diversas metodologias, para aplicar com os nossos alunos possibilitando uma educação de qualidade.
    Parabéns e obrigada!🥰

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.