7 de novembro - 2019

Aproveite a energia dos seus alunos para criar atividades extra-classe

Você já pensou em quanta energia uma criança possui? Elas parecem ter uma bateria sem fim e uma disposição que desafia qualquer adulto. Isso acontece porque a maioria das crianças apresenta uma taxa metabólica parecida com a de um atleta bem treinado, mas no caso delas, a recuperação da  fadiga é ainda mais rápida que a desses profissionais. Agora, pare e pense: Quão difícil deve ser conter toda esta energia para assistir uma aula convencional na escola? 

Uma boa forma de aproveitar toda a energia das crianças é criar atividades extra-classe que ajudem no aprendizado. Muitas vezes é necessário adaptar antigos costumes para melhorar os resultados obtidos. As aulas expositivas em sala de aula são muito importantes e fazem parte da rotina de toda escola, mas é necessário inovar e procurar formas de engajar os alunos usando recursos que atendem às necessidades deles. As atividades extraclasse podem ser educativas, culturais ou esportivas e têm como principal objetivo o complemento do trabalho realizado em aula. 

Para elaborar atividades extra-classe eficientes, você precisa levar em consideração:

  • A faixa etária que abrange a sua turma
  • O nível de escolaridade e conhecimento dos alunos 
  • O conteúdo aplicado em aula no período em que você vai realizar a atividade
  • Que tipo de logística esta atividade irá demandar
  • Qual é a melhor forma de complementar os conhecimentos passados em aula.

Benefícios das atividades extra-classe para a educação

Esse tipo de atividade, embora pareça simples, ajuda os alunos em diversos aspectos. Elas oferecem ao aluno a possibilidade de vivenciar, na prática, muitos conceitos apresentados em classe e ajudam os alunos a assimilarem o conteúdo melhorando o seu desempenho de forma geral.

As atividades extra-classe ajudam a: 

  • Aumentar a criatividade dos alunos
  • Promover uma busca empírica do conhecimento
  • Relacionar a teoria com a prática
  • Complementar os conteúdos dados em sala de aula
  • Aumentar a motivação e o engajamento dos alunos

Além disso, em sua maioria, estas atividades contam com muita ludicidade. Assim, os alunos aprendem brincando, de forma divertida, leve e orgânica. O lúdico na aprendizagem é capaz de desenvolver habilidades importantes, como atenção, memória e imaginação. Aprender brincando melhora não só o rendimento escolar, mas a comunicação e também o modo psicoemocional.

Por isso, separamos 5 atividades extra-classe que irão te ajudar a aproveitar toda a energia dos seus alunos!

1- Plantio em grupo

Nesta atividade você poderá abordar diversos temas das aulas de ciências e geografia para falar sobre solo, flora, espécies de plantas, reprodução das plantas, preservação ambiental e etc. Você precisará de um local propício ao plantio, com espaço para que as crianças explorem e plantem suas mudinhas. É interessante que os alunos possam acompanhar o crescimento de cada plantinha e cuidar da horta com periodicidade. Assim, esta atividade será parte de um grande estudo sobre a natureza e trará muitas experiências boas aos alunos.

2- Aula de artesanato

Praticar artesanato traz diversos benefícios para as crianças. Além de promover uma consciência ambiental e uma noção de economia, oferecer aulas de artesanato extra-classe ajuda no desenvolvimento motor, da criatividade, na atenção e na concentração da criançada.  

Você pode fazer:

  • Pintura em palito de picolé
  • Origami
  • Porta trecos com caixa de leite
  • Marcador de página com papel

Assim, os alunos poderão externar suas ideias de forma divertida.

3- Visitas Educativas

A dica é usar aulas de história, geografia, ciências e artes para levar seus alunos para passeios educativos. Essa é uma tática muito usada nas escolas, mas ainda assim, nós podemos usá-la de forma inovadora. Ao realizar visitas a museus, parques, hortos, cinemas, teatros etc, você poderá aproveitar para promover um pensamento crítico dos alunos a respeito do que conheceram e presenciaram nesses lugares. Coloque como tarefa uma reflexão escrita sobre os temas abordados nas visitas e realize debates em grupo sobre o que cada um escreveu.  

4- Aula de alongamento para crianças

As crianças adoram praticar exercícios físicos e gastar energia. Por isso, nada melhor do que juntar esta energia toda com as aulas sobre o corpo humano. Você pode aproveitar para falar sobre:

  • Os membros do corpo
  • Os músculos e articulações
  • A estrutura óssea do corpo
  • A importância da coluna
  • A importância do exercício físico para o funcionamento do corpo

Assim, elas irão aprender de forma muito mais marcante e memorizar estes ensinamentos pelo resto da vida. 

5- Trilha e caminhada em grupo 

Outra ótima forma de falar sobre a importância de exercitar o corpo para viver com qualidade de vida é promover uma caminhada em grupo em trilhas leves. As crianças adoram o contato próximo com a natureza e, aproveitar isso para abordar temas relacionados à fauna e flora é fundamental. Além disso, você pode aproveitar para falar, de forma mais intensa, sobre os impactos do ser humano na natureza e como podemos proteger, de forma prática,  o nosso planeta. 

E aí, gostou das dicas? Vamos aproveitar a energia dos alunos e realizar muitas atividades extra-classe!!!

Por: Amanda Guimarães