Convivência Escolar: nenhum aluno é igual ao outro
Nos primeiros anos de vida da criança, depois da família, a escola é o local de maior desenvolvimento da sociabilidade, desenvolvimento proporcionado pela convivência escolar com colegas e professores, cada um com suas particularidades, com seus valores e formações diferentes. Nesse período, além de estudar e aprender, os pequenos desenvolvem suas formas de se expressar, negociar, brincar e muito mais!
Além disso, uma diferença importante da convivência escolar para o ambiente familiar é o exercício que se faz necessário: conviver com as diferenças. No núcleo familiar, são seguidas as mesmas regras e costumes, culturas e gostos. Enquanto isso, na escola, as crianças têm contato com outras, de idades diferentes, que estão sendo educadas de formas diversas e únicas.
Leia também: Inclusivismo: Saiba como reforçar o direito à educação inclusiva na escola!
O papel do educador na convivência escolar
O educador, além de transmitir o conhecimento das matérias tradicionais para seus alunos, tem o papel mediador nas novas relações que nascem da convivência diária em sala de aula.
Nesse processo, até mesmo movimentos mais simples são importantes, como por exemplo, quando a professora explica que é preciso levantar a mão e aguardar a vez de falar ou também quando é organizada uma fila para beber água.
Dividir o espaço e os materiais, desenvolver o apoio mútuo e a coletividade, entender que cada um terá seu momento de falar, lanchar, participar das aulas e brincar é a base que permite que os pequenos alunos estejam preparados para conviver bem nos espaços coletivos.
A seguir, serão apresentadas algumas dicas de atividades para integrar as crianças e mostrar que suas diferenças as tornam únicas:
Montar o Calendário de Aniversariantes da Turma
A atividade de montar juntos um calendário com os aniversários dos alunos é um ótimo momento para:
- Aprender sobre os meses do ano;
- Divisão do tempo em dias, anos, semanas, etc;
- Falar sobre as estações e temperaturas diferentes;
- Entender que cada um nasceu em um momento diferente.
Partindo do último tópico, é possível dialogar sobre como cada aluno nasceu em um dia diferente, de um mês e um ano específicos. E que, além disso, mesmo se houver dois alunos nascidos exatamente no mesmo dia do mesmo ano, eles têm isso em comum e mesmo assim são seres humanos únicos e distintos entre si. Esse tipo de compreensão auxilia muito na boa convivência escolar.
3 formas de estimular a sociabilidade na educação infantil
Roda de experimentação de frutas
A ideia é levar pequenos pedaços de frutas para sala e, em uma roda onde todos possam se comunicar, cada um experimentar um pedacinho do tamanho que quiser e da fruta que desejar. Nesse momento, será possível falar sobre:
- As cores e nomes de cada fruta;
- As diferenças de paladar;
- Qual sua fruta favorita;
- Colegas que tenham a fruta preferida em comum.
Leituras de histórias que falem sobre respeitar as diferenças
A leitura compartilhada em sala de aula traz diversos benefícios para a convivência escolar, como estímulo da criatividade e imaginação, possibilidade de conhecer novos lugares, culturas, entre outros.
A literatura infantil voltada para o conhecimento e respeito das diferenças é bem ampla e é a ferramenta ideal para complementar as atividades realizadas na escola em prol da convivência e da diversidade.
Além de ouvir as histórias, que tal produzi-las?
No processo de alfabetização e letramento dos alunos, é muito interessante poder levar a eles temas do dia a dia que possam se fundir com o imaginário. Já pensou em ver seus alunos sendo autores dos próprios livros sobre o respeito às diferenças e de todos os outros temas que a imaginação permitir? O programa SuperAutor cria essa oportunidade única para as escolas e seus alunos!
Escrever o próprio livro com um tema específico irá auxiliar as crianças na fixação de suas vivências e aprendizados sobre ele, além de estimular a imaginação, a escrita criativa, maior entendimento do mundo à sua volta e enriquecer suas formas de expressão.
Conheça o programa que transforma alunos em autores de livros de verdade! 😉
Por Thayana Freitas
Gostei muito de ler sobre a convivência escolar.
Que bacana Elisete =)
Amei o artigo!!
Que legal Sidineia! Continue acompanhando nosso blog, sempre temos novos artigos relacionados à Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais!
Bem interessante esse artigo, vou colocar em prática e exercitar com meus alunos!!!
Ficamos felizes que foi últil para você Maria =)
Excelente artigo. Bom para formação de professores iniciantes. Parabéns!!
Que bacana Nilcelia!
Amei esse artigo, com certeza irei colocar em prática.
Que bom que foi útil para você Maria!
Muito significativo esses tipos de métodos para enriquecer o processo de aprendizado.
A equipe SuperAutor agradece!
Gostei muito 👏👏👏👏👏
Agradecemos Maria!
Achei bastante interessante ao ler sobre a convivência escolar. São muito importante para os alunos.
Com certeza Adeilson, esse tema é muito importante para a comunidade escolar.
Excelente e necessário artigo. Realmente, nós professores precisamos ler mais, nos prepararmos mais, para dá aos nossos alunos maior suporte no ensino aprendizagem.
Achei muito interessante! Gostei Principalmente a parte da convivência com destaque para a disciplina dos alunos.
Esse artigo muito maravilhoso, gostaria de alguma coisa sobre dificuldade de aprendizagem no fundamental, obrigada.
Oi Maria, obrigado pela sugestão! Vamos escrever sobre este tema!
PARABÉNS AO IDEALIZADOR DESSE PROJETO.
Agradecemos Maura!
ótimo texto! faz todo sentido! seria muito bom se as escolas aplicassem!
Super interessante!
Gostei do artigo. Trabalho com crianças de 3 anos, fechou com minha prática, fico grata.
Que bom Dejane, ficamos felizes!
Gostei do artigo. Trabalho com crianças de 3 anos, fico grata.