Plano de aula educação infantil voltado para psicomotricidade: Saiba como preparar!
A psicomotricidade é uma habilidade física que tem muita importância para o desenvolvimento do corpo humano. Ela é muito abordada nos planos de aula educação infantil, por ser uma habilidade com forte relação com as capacidades mentais do indivíduo. Quando desenvolvida de forma positiva, a psicomotricidade pode ser uma forte aliada no desenvolvimento intelectual e acadêmico da criança, trazendo benefícios de aprendizagem por toda a vida.
Como o próprio conceito já explica, a psicomotricidade é a interligação do movimento com as habilidades psíquicas e cognitivas. O desenvolvimento global do corpo conta muito com o desenvolvimento físico, por isso, a psicomotricidade auxilia nos aspectos psicológicos do corpo. Ela trabalha a relação do homem com seus movimentos em relação ao seu mundo exterior e interior.
Plano de aula para Educação Infantil: Aprenda a montar o seu!
Na educação infantil, o desenvolvimento destas habilidades é de extrema importância. Desenvolver a psicomotricidade pode evitar distúrbios de aprendizagem, trabalhando os três conhecimentos:
- Motores
- Cognitivos
- Afetivos
Esses conhecimentos são estruturados pelos três pilares:
- Querer fazer (sistema límbico)
- Poder fazer (sistema reticular)
- Saber fazer (córtex cerebral)
Quais são os benefícios da psicomotricidade para o plano de aula educação infantil?
Como já foi dito, a psicomotricidade auxilia muito no desenvolvimento da criança de modo geral. O aspecto físico proporciona benefícios psicológicos e isso gera um aumento na capacidade de aprendizagem. E é brincando que isso se desenvolve com mais intensidade.
As atividades psicomotoras incluídas no plano de aula educação infantil trazem benefícios enormes, além de serem muito leves e lúdicas. Com essas atividades no plano de aula educação infantil, os professores podem acelerar e otimizar o processo de aprendizagem na escola
As atividades psicomotoras promovem:
- Lateralidade;
- Orientação espacial e temporal;
- Esquema corporal;
- Coordenação motora;
- Construção da identidade.
Tudo isso auxilia no aprendizado, pois é por meio da linguagem corporal e da experiência empírica que a criança descobre o mundo.
Como incluir o combate às fake news no plano de aula
Como preparar um plano de aula educação infantil que trabalha a Psicomotricidade?
Incluir atividades que desenvolvem a psicomotricidade é essencial para o plano de aula educação infantil ficar completo. Existem muitas formas de colocar isso em prática e promover os enormes benefícios que esta habilidade proporciona aos alunos na educação infantil.
Atividades manuais, brincadeiras e jogos que estimulam o movimento do corpo e atividades sensoriais podem ajudar muito no desenvolvimento da psicomotricidade. Separamos 3 formas de colocar isso em prática em sala de aula!
1- Trabalhe o Esquema corporal
O esquema corporal é todo conhecimento que as crianças já têm sobre o próprio corpo. Esse conhecimento é o que faz com que o aluno saiba se localizar espacialmente e usar seu corpo nos espaços onde habita. Tudo isso se relaciona com a organização espaço-temporal da criança, ou seja, ter noções de: distância, altura, localização e direção.
Uma boa atividade para trabalhar a psicomotricidade desenvolvendo o esquema corporal no plano de aula educação infantil é organizar os alunos para brincar de passar dentro do arco. Esta atividade funciona para estimular o controle espacial. Nela os alunos deverão passar dentro de arcos, sem tocar nas superfícies ao seu redor. Parece simples, mas esta é uma missão complexa e muito rica.
2- Estimule a Motricidade ampla e fina
O desenvolvimento da motricidade é muito importante para o desenvolvimento do corpo humano. Na escola isso se torna ainda mais essencial, afinal, os alunos precisam usar as mãos para diversas atividades, como escrever, por exemplo. Com a motricidade ampla e fina, a criança pode fazer movimentos coordenados. Isso é ótimo, porque estimula o uso de diversos músculos.
Para isso, o professor pode usar atividades simples, como amassar e desamassar pedaços de papel. As crianças precisarão usar a coordenação motora para realizar esta atividade e terão muitos benefícios com isso.
Aprenda a conciliar um projeto de letramento com o seu plano de aula
3- Promova o desenvolvimento da Lateralidade
A lateralidade é uma habilidade psicomotora que estimula a coordenação dos dois lados do corpo. Em alguns movimentos do cotidiano, nosso corpo tende a usar mais um lado do que o outro, por isso, é importante estimular a lateralidade desde cedo. Para isso, o professor pode usar uma atividade lúdica, como por exemplo, danças e coreografias com movimentos alternados, estimulando uma parte do corpo por vez.
E aí, o que achou deste artigo? Comente aqui e compartilhe com um amigo educador!
Muiti bom material. Voces são ótimos.parabens!
Obrigado Rosângela!
Sou a Talita Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
A equipe SuperAutor agradece!
Aqui é a Mônica Souza, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Gostaria de receber plano de aula da Atividade Psicomotora.
Agradeço a atenção
Belo esclarecimento
A Equipe SuperAutor agradece Maria!
Gostaria de receber planos de aula em Psicomotricidade na Educação Infantil.Obrigada
Gostaria de receber planos de aula em psicomotricidade na educação infantil.
Obrigada
quero receber planos de aula para psicomotricidade edcação infantil
Boa tarde ;
Gostaria de receber planos de aula em Psicomotricidade na Educação Infantil.
Muito bacana esses itens apontados!
Simples e fáceis de serem praticados!
Gostaria de receber planos de aula em Psicomotricidade na Educação Infantil.
Muito bom estão de parabéns
quero receber planos de aula de psicomotricidade para nível 3 e pré
Maravilhoso! Agradeço a ajuda através desse artigo. Minha cunhada me indicou… E vcs me ajudaram bastante com as explicações e orientações. Muito obrigada mesmo.
Ótimo trabalho!
Parabéns pelo texto .