14 de maio - 2020

5 atividades escolares com materiais reaproveitáveis

As atividades escolares são ótimas aliadas dos professores e educadores no processo de ensino-aprendizagem. Isso porque elas servem como um instrumento potencializador dos conteúdos passados em sala de aula, desenvolvendo habilidades essenciais para o crescimento da criança e, principalmente, a autonomia. Com as atividades escolares os alunos testam a si próprios a respeito do que aprenderam e despertam um maior interesse e envolvimento com as disciplinas. 

Além de desenvolver uma rotina e uma maior concentração, ter atividades escolares regularmente no plano de aula ajuda a:

  • Fixar os conteúdos aprendidos
  • Quebrar a rotina 
  • Despertar curiosidade
  • Mostrar a aplicação prática do conteúdo

Ou seja, de forma lúdica e interativa, o professor pode proporcionar esses e outros benefícios à criança, tornando-a cada vez mais preparada.

Por que incluir a reciclagem nas atividades escolares?

Reciclar vai muito além de reaproveitar materiais que anteriormente seriam descartados no lixo. A essência desta atividade é o que mais importa para a educação infantil. Promover atividades escolares que são feitas por meio de materiais reaproveitáveis é uma forma de incluir a consciência ambiental na pauta escolar. 

Por isso, se o seu plano de aula não contava com este conteúdo, esta é uma ótima oportunidade de conversar sobre a preservação do meio ambiente com seus alunos. 

Abordar este tema é importantíssimo, ainda mais nos tempos em que vivemos. Cada ação humana gera um impacto no ambiente em que habitamos e as crianças precisam ter noções básicas de preservação ambiental desde cedo. Dessa forma, você estará preparando seus alunos não só academicamente, mas levando também conceitos de cidadania para dentro da sala de aula

Por isso, mostre aos seus alunos:

  • Como o meio ambiente se comporta quando descartamos lixo de forma errada.
  • Os efeitos da ação humana ao longo dos anos
  • Formas de descartar o lixo sem prejudicar o meio ambiente
  • Como diminuir o excesso de descarte de lixo no dia a dia 

Dessa forma, além de ajudar a conscientizar as crianças, atividades escolares com materiais reaproveitáveis são ótimas para o desenvolvimento de habilidades manuais. Trabalhar com materiais reaproveitáveis pode ser uma boa oportunidade de estimular a criatividade dos alunos. 

É muito mais prazeroso e educativo deixar que os próprios alunos criem e imaginem seus objetos. Isso irá proporcionar uma maior diversidade de resultados, além de promover a comunicação entre as crianças, segurança e autonomia. Mas é muito importante ter em mente que tanto essas atividades escolares quanto a confecção delas devem sempre estar de acordo com a idade dos alunos.

Por isso, não leve a atividade pronta para a escola, aproveite para criar junto com os alunos e promover:

  • Desenvolvimento psicomotor 
  • Concentração
  • Paciência
  • Persistência

Então, além dos benefícios cognitivos e comportamentais que as crianças terão com essas atividades escolares, a escola pode economizar na compra de matéria-prima, reforçando as vantagens de reciclar e poupar recursos. Pensando em todos esses benefícios, separamos 5 atividades simples e práticas que podem ser feitas com crianças de diversas idades.

1- Atividades escolares com fantoche de meias

Todo mundo tem uma meia velha que está pedindo para ser jogada no lixo, não é mesmo? Mas e se a gente der um outro destino para essas meias usadas? A ideia desta atividade é arrecadar, entre os alunos, meias de diversas cores e tamanhos para a criação de fantoches para contação de histórias e teatrinhos. Além das meias, é legal ter em mãos linhas, canetas, botões, barbantes, laços de fita e tudo o que for possível para enfeitar e dar uma personalidade especial para cada fantoche.

2- Pontilhismo de tampinhas

Você conhece a técnica do pontilhismo? É quando um pintor cria um desenho incrível por meio de pequenas bolinhas que, juntas, formam algo homogêneo. A ideia desta atividade é criar o pontilhismo com tampinhas coloridas. Para isso, os alunos irão precisar arrecadar tampas de garrafas usadas para formar seus desenhos. Vale também usar tintas e pintar as tampinhas das cores que os alunos quiserem

3- Horta na garrafa pet

As hortinhas fazem o maior sucesso no ambiente infantil. Além de ser uma atividade diferente do que elas estão acostumadas, a criação da horta cria a possibilidade dos professores conversarem com os alunos sobre temas diversos e científicos. Dessa forma, os professores podem falar sobre as vitaminas de cada alimento, sobre o processo de crescimento das plantas, sobre fotossíntese e outros temas importantes. Tudo isso reciclando garrafas que iriam para o lixo e que demoram anos para se decompor no meio ambiente.

4- Carimbo de rolo de papel 

Os rolos de papel podem ganhar uma nova funcionalidade nestas atividades escolares. Novamente, peça para seus alunos trazerem para a aula pelo menos 1 rolo de papel que acabou. Com a parte de dentro feita de papelão, eles poderão criar carimbos de círculos. Assim, é só escolher uma cor de tinta e mergulhar a borda do círculo do rolo. Depois seus alunos poderão carimbar as folhas de desenho e soltar a criatividade.

5- Jogo da memória de papelão 

Esta atividade é muito conhecida pelas crianças e também pelos adultos. O jogo da memória dessa vez será feito com pedaços de papelão. É só recortar os quadrados de papelão e criar duplas de cartas para jogar. Você pode criar duplas de números, vogais, formas geométricas, consoantes, desenhos, animais, etc. 

Gostou deste artigo? Reaproveite materiais como estes e solte a criatividade para criar atividades escolares!

Por: Amanda Guimarães