SuperAutor – Um Projeto Pedagógico Encantador

Projeto pedagógico em casa: Promova o letramento sem perder a qualidade

projeto pedagógico

Promover um processo de alfabetização e letramento de qualidade é um dever de toda instituição de ensino. Por isso, durante os anos iniciais, os alunos são inseridos em diversas atividades que buscam tornar este processo mais produtivo. A qualidade do ensino no Brasil tem como referência o IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Desde 2007 este índice vem avaliando e traçando metas para melhorar o aprendizado dos alunos nas escolas. 

Mas no que diz respeito ao letramento, o que muitos pais não sabem é que antes mesmo de frequentar uma escola regular, a criança já pode ser inserida no mundo letrado em casa. Isso porque letramento e alfabetização são termos parecidos, mas com significados diferentes na prática:

Leia também: Letramento e alfabetização: Entenda as diferenças

Ou seja, os pais podem apresentar livros, músicas, rótulos de embalagens, contação de histórias, rimas e versos e diversos outros dispositivos que possam criar um contexto letrado para a criança. 

Como os pais podem promover o letramento sem perder a qualidade? 

Primeiramente, é importante que os pais estejam abertos a aprender, muito mais do que ensinar. Quando se trata de educação infantil, os educadores devem estar em constante aprendizado, pois tudo muda muito rápido e, cada criança demanda uma forma diferente de ensinar. 

Por isso, os pais precisam pesquisar:

Alfabetização e Letramento: Conheça os principais métodos e saiba como aplicá-los!

A partir daí, será possível entender o que mais funciona com seu filho em casa. Separamos 3 passos para que você promova o letramento do seu filho em casa sem perder a qualidade! 

1- Saiba quais são as características de um processo de letramento eficaz

Uma criança letrada consegue se desprender do sentido do que se lê nos textos, sabendo relacionar causa e efeito e entendendo sentidos figurados, de forma natural. Ou seja, vai muito além da memorização de palavras, é necessário entender realmente o que está sendo proposto.

Uma criança letrada tem:

2- Crie atividades de letramento que explorem a autonomia

O estímulo à autonomia deve começar desde muito cedo. Quanto antes a criança aprender a solucionar os desafios que a cercam, melhor. Isso se aplica ao processo de letramento, afinal, a criança precisa começar a interpretar o mundo letrado sozinha. Por isso, proporcione atividades de letramento que explorem a autonomia e:

Pedagogia da autonomia: Melhore o desenvolvimento dos alunos ao longo das séries

3- Apoie e acompanhe os projetos que seu filho participa na escola

Muito além de ajudar nas lições de casa, apoiar o processo educacional dos filhos na escola engloba acompanhar de perto quais projetos a criança está desenvolvendo. Por isso, mantenha-se sempre informado e procure entender o que está acontecendo no ambiente escolar, quais são as atividades que seu filho está participando e como isso vai agregar letramento da criança.

4- Tenha um projeto pedagógico de letramento em casa

O projeto de letramento SuperAutor é ideal para pais engajados que participam ativamente do processo educacional dos filhos. Neste projeto seu filho escreve e ilustra uma história autoral, que será transformada em um livro de verdade. Ele funciona como uma atividade para casa, ou seja, os pais ajudam os filhos e participam de todo o processo. Além disso, os pais escrevem a biografia do autor, que é parte do livro, contando para todos quem é o seu filho.

E aí, gostou da ideia? Clique aqui para conhecer o Projeto Pedagógico de letramento que pode ser feito em casa!