11 de setembro - 2020

Planejamento 2021: O que fazer para ter sucesso no próximo período letivo?

2020 foi um ano de muitos aprendizados para todos nós. No que diz respeito ao planejamento, o que ficou mais evidente foi a importância de ter sempre um planejamento 2021 bem estruturado, que leve em consideração alternativas para lidar com imprevistos e alterações de percurso. 

Por incrível que pareça, este ano já está quase chegando ao fim e, como sempre, as escolas já precisam preparar o planejamento 2021 para o próximo ano letivo com antecedência, para que tudo ocorra bem. Ter um planejamento ajuda muito na organização do trabalho pedagógico durante o ano inteiro, ainda mais por se tratar de escolas, que são ambientes que recebem muitas demandas e vivem numa constante correria para dar conta de tudo com excelência. 

Por isso, é importante dar bastante atenção a isto e estimular a organização em todas as áreas da instituição escolar. O planejamento e a organização trazem muitos benefícios para a rotina, principalmente para a rotina de trabalho dos professores, coordenadores e diretores.

Ter organização e planejamento ajudam a: 

  • Aumentar a produtividade 
  • Otimizar o tempo 
  • Garantir maior foco
  • Promover o bem-estar

Para te ajudar a ter um plano completo e pronto para qualquer situação, separamos algumas passos que não podem faltar no seu planejamento 2021 para o próximo período letivo da sua escola!

1- Capacitação da equipe para o planejamento 2021

A volta às aulas com certeza será caracterizada por uma rotina bem diferente de antes. Novos hábitos como uso de máscara, distanciamento social, higienização do ambiente escolar e das mãos constantemente, serão regra. Com isso, é necessário que a equipe esteja pronta para lidar com todas essas novidades do planejamento 2021 de forma alinhada, afinal, a saúde dos funcionários e dos alunos deve estar em primeiro lugar!

Você pode capacitar sua equipe: 

  • Oferecendo treinamentos de saúde e higiene
  • Estando disposto a compartilhar conhecimentos
  • Dando feedbacks constantes
  • Oferecendo suporte técnico e materiais adequados

2- Avaliação pedagógica dos alunos

Com as aulas a distância, fica difícil manter uma sincronia no nível de aprendizado dos alunos. É inevitável, cada um acaba se desenvolvendo de uma forma e, aqueles que não conseguem acompanhar os conteúdos das aulas a distância, precisam de uma atenção especial no planejamento 2021 para quando as aulas retornarem presencialmente. 

Por isso, é muito importante que a escola fique atenta a isso e crie um sistema de avaliação que segmente os alunos por nível de aprendizado, para ajudá-los da melhor forma!

Este sistema de avaliação no planejamento 2021 deve contar com: 

  • Avaliação de todo o ciclo de aprendizagem
  • Instrumentos variados de avaliação no ensino remoto
  • Avaliações qualitativas, de forma humanizada

3- Plano de recuperação do período anterior

É muito importante que a escola tenha em mente de que forma irá trabalhar o atraso do conteúdo curricular das turmas. Isso porque os alunos não podem ser sobrecarregados neste processo. Dessa forma, o desafio é criar um planejamento 2021 com uma rotina de estudos que permita que o aluno tenha uma pausa criativa e consiga dar conta de tudo, sem problemas. 

Por isso, é necessário incentivar o aluno a:

  • Fazer o próprio cronograma de estudos em casa
  • Criar uma rotina diária que permita estudar um pouco todo dia
  • Estipular metas de aprendizado reais, de acordo com o seu próprio tempo
  • Tirar sempre um tempo para descansar

4- Reconheça sua equipe de trabalho

O ano não está sendo fácil para ninguém, mas os professores estão especialmente sobrecarregados e afetados pela crise do novo coronavírus. A rotina do educador, que já era intensa, se tornou ainda mais puxada por conta das novas adaptações. Professores precisaram se tornar roteiristas, videomakers e editores da noite para o dia. Além de tudo isso, existe a insegurança de estar realizando algo de uma forma nova com a incerteza da eficácia dessas novas ações. 

Por isso, reconhecer o esforço e o trabalho da sua equipe na volta às aulas é fundamental para começar um novo ciclo. Uma equipe valorizada gera resultados muito mais satisfatórios para a instituição como um todo. 

E aí, vamos começar a planejar o próximo período letivo? Compartilhe este artigo com um amigo educador!