A literacia digital é muito importante para a educação infantil, afinal, hoje em dia, as ferramentas digitais são grandes aliadas do processo de ensino e aprendizagem. Com o contato das crianças cada vez maior com dispositivos digitais, se torna necessário ensinar a respeito do bom uso dessas ferramentas. Dessa forma, a literacia digital pode prevenir disseminação de fake news, desinformação, acesso a sites indevidos, etc.
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Além disso, a literacia digital trabalha em 4 frentes, que abordam a importância da compreensão dos conteúdos digitais, interdependência, sociabilidade e seleção de informação. Ou seja, uma criança que tem a literacia digital desenvolvida, aprende não só a mexer nos dispositivos eletrônicos e usar a internet, mas a aproveitar isso de forma crítica.
Literacia digital e Educação midiática na BNCC
A BNCC é a Base Nacional Comum Curricular que busca a unicidade da qualidade de ensino no Brasil. Nesta base, consta a necessidade da educação midiática, que nada mais é do que a literacia digital nas escolas. De acordo com a BNCC, o papel da educação midiática é estimular o senso crítico de crianças e jovens a respeito das novas tecnologias da informação. Assim, da mesma maneira que os alunos aprendem disciplinas como língua portuguesa, matemática e história, agora poderão aprender sobre mídias digitais.
A Educação Midiática busca incentivar os alunos a pensar sobre:
- Qual é o propósito do conteúdo?
- Quem criou o conteúdo?
- De que ponto de vista esse conteúdo está sendo passado?
- Quais possíveis interpretações ele provoca?
Qual o principal desafio da literacia digital e educação midiática?
No Brasil, a desigualdade social se reflete muito na desigualdade de acesso à tecnologia. O mundo digital parece ter atingido a todos, mas, na realidade, ainda existe uma grande parcela da população que não possui acesso à tecnologias digitais, muito menos aos suportes tecnológicos que elas demandam. A exclusão digital impede as crianças de acessar a plena cidadania, afinal, o acesso à internet é um direito de todos previsto pela ONU.
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Existem 6 tipos de exclusão digital:
- Exclusão instrumental: A falta de acesso aos equipamentos necessários para acessar a internet
- Exclusão digital Infraestrutural: É a falta de acesso à internet na localidade onde a criança está inserida.
- Exclusão digital financeira: A incapacidade de pagar pelos serviços de internet, ainda que eles estejam disponíveis.
- Exclusão Cognitiva: A falta de capacitação do usuário para utilizar as ferramentas.
- Exclusão linguística: Dificuldade de interpretação dos conteúdos escritos.
- Exclusão institucional: Quando o poder público exige o uso da internet para acesso à direitos sociais.
Promover o acesso e, principalmente, instruções sobre o bom uso destas ferramentas é papel fundamental da escola.
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Melhore o processo de letramento da sua escola e promova literacia digital
O analfabetismo funcional é um dos maiores fatores que aumentam o uso inadequado das mídias digitais. Por isso, promova projetos e atividades focadas na melhora da qualidade do letramento dos seus alunos. Com um processo de letramento bem consolidado, os alunos poderão interpretar melhor os conteúdos digitais.
O projeto SuperAutor ajuda escolas de todo o Brasil neste processo. Neste projeto de letramento, os alunos escrevem e ilustram suas próprias histórias, que são transformadas em livros de verdade. Tudo isso melhora a autoestima, o protagonismo, a criatividade e o relacionamento dos alunos com a leitura e a escrita. Quer saber mais sobre este projeto incrível? Clique aqui!