O letramento é um pouco mais profundo do que a alfabetização. Ele corresponde à interpretação e o domínio da língua, não apenas à decodificação dela. Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado.
Uma pessoa que sabe ler e escrever é alfabetizada. Já uma pessoa letrada, sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles. Já a alfabetização deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.
Literacia familiar: Como capacitar os pais dos alunos?
Saiba as principais diferenças entre letramento e alfabetização:
- Qualidade de domínio sobre a leitura e escrita
- Frequência do uso da leitura e escrita no cotidiano
- Capacitação para lidar com as demandas sociais
- Capacidade de interpretação
Apesar de complexo, identificar as diferenças entre letramento e alfabetização é muito importante para um educador. Estas diferenças são bastante claras e evidentes e, elas afetam diretamente o dia a dia dos alunos e também no desenvolvimento de cada um deles.
Como promover o letramento de forma efetiva
Não adianta alfabetizar e fazer com que a criança aprenda sem que este hábito faça parte de seu cotidiano. Dessa forma, decorar algumas palavras não é saber ler e escrever, assim como não adianta que a criança conheça a letra apenas como um desenho. Por isso, ela precisa conhecê-la como um som que, consequentemente, forma uma palavra, uma frase e um texto.
Letramento: Como avaliar o desenvolvimento dos alunos ao longo dos anos
Existem 7 fases que a criança deve passar até estar apta a ler e escrever:
- Icônica
- Garatuja
- Pré-silábica
- Silábica sem valor sonoro
- Silábica alfabética
- Alfabética
- Ortográfica
As crianças têm muito tempo para serem alfabetizadas. O importante é que elas estejam com o cérebro preparado para aprender a decodificar. Por isso, dê oportunidades para que a criança desenvolva cada uma dessas etapas.
Dessa forma, cada uma delas é importante e colabora no desenvolvimento eficaz da alfabetização. Quando pulamos as etapas e iniciamos a criança de uma forma brusca no processo de alfabetização, ela se torna um indivíduo capaz de ler e escrever, mas não se torna alguém preparado para desenvolver-se socialmente por meio desses conhecimentos.
Ajude a criança alfabetizada a ser um indivíduo letrado:
- Usando recursos que façam parte do cotidiano delas
- Dando o exemplo lendo para ela e interpretando as histórias lidas
- Promovendo o contato da criança com a musicalidade
- Mostrando-se disponível para ajudar nas dificuldades de aprendizado
- Entendendo que cada criança é uma, e cada uma tem seu próprio tempo
Além disso, você precisa valorizar outros tipos de aprendizagem, ter uma mente aberta à inovação, identificar em que estágio os alunos estão no processo de aprendizagem, buscar métodos diferentes para os alunos que não estão aprendendo da forma esperada e ajudar da melhor forma possível cada um deles.
Projeto de letramento: Saiba como tornar o seu PPP inovador
Projeto superautor
Você já ouviu falar sobre o projeto SuperAutor? Ele é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos. Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.
Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo? E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!
Gostou artigo? Vamos promover o letramento de forma eficaz? Compartilhe este conteúdo com sua equipe!